Relicitação da BR-040, em Minas, tem deságio de 11,21% sobre o pedágio; investimento supera R$ 8 bi


Empresa se compromete com a duplicação de trechos, construção de passarelas e outras obras

Por Jorge Barbosa
Atualização:

A empresa EPR (formada por Equipav e Perfin) venceu o leilão de um trecho de 232 km da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. A disputa envolveu três grupos: CCR, EPR e o consórcio Vetor Norte, formado por empreiteiras menores e lideradas pela Infratec Engenharia.

O grupo arrematou a rodovia com uma proposta de 11,21% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, inicialmente fixada em R$ 13,91. A CCR ofereceu desconto de 1% e o consórcio Vetor Norte não ofereceu desconto, manteve o valor inicial.

O edital da concessão prevê um prazo de 30 anos sobre o controle do trecho. Durante o período, o projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões.

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A EPR será responsável pela duplicação de 163,9 km da rodovia, além de construir 42,1 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais e 14,3 km de ciclovias. A empresa também terá de erguer 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BR-040 foi disputada por três grupos Foto: Divulgação / DNIT

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, afirmou que a empresa está muito preparada para operar a rodovia e se comprometeu com a promoção de uma agenda de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável nas operações da região.

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“Devo ressaltar o engajamento dos nossos acionistas que juntos constituem a EPR e viabilizaram investimentos consistentes promovendo a governança, a disciplina de capital e o fortalecimento da parceria com os usuários do trecho e a sociedade”, afirmou o executivo.

A empresa tem outras quatro concessões em Minas, somando cerca de 1,5 mil km de extensão em rodovias, passando por mais de 60 municípios.

O trecho vencido nesta quinta-feira faz parte de uma concessão que foi licitada em 2013 e vencida pela Invepar, com deságio de 61% sobre o valor definido pelo governo. Mas a empresa não conseguiu cumprir todos os compromissos firmados no contrato - segundo ela, por causa da recessão econômica vivida pelo Brasil e que derrubou o fluxo de veículos nas estradas - e decidiu devolver a concessão, que somava 968 km de estrada.

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Agora, para tornar a rodovia atraente aos investidores, o governo decidiu agora dividir a concessão em três lotes.

A empresa EPR (formada por Equipav e Perfin) venceu o leilão de um trecho de 232 km da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. A disputa envolveu três grupos: CCR, EPR e o consórcio Vetor Norte, formado por empreiteiras menores e lideradas pela Infratec Engenharia.

O grupo arrematou a rodovia com uma proposta de 11,21% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, inicialmente fixada em R$ 13,91. A CCR ofereceu desconto de 1% e o consórcio Vetor Norte não ofereceu desconto, manteve o valor inicial.

O edital da concessão prevê um prazo de 30 anos sobre o controle do trecho. Durante o período, o projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões.

A EPR será responsável pela duplicação de 163,9 km da rodovia, além de construir 42,1 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais e 14,3 km de ciclovias. A empresa também terá de erguer 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BR-040 foi disputada por três grupos Foto: Divulgação / DNIT

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, afirmou que a empresa está muito preparada para operar a rodovia e se comprometeu com a promoção de uma agenda de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável nas operações da região.

“Devo ressaltar o engajamento dos nossos acionistas que juntos constituem a EPR e viabilizaram investimentos consistentes promovendo a governança, a disciplina de capital e o fortalecimento da parceria com os usuários do trecho e a sociedade”, afirmou o executivo.

A empresa tem outras quatro concessões em Minas, somando cerca de 1,5 mil km de extensão em rodovias, passando por mais de 60 municípios.

O trecho vencido nesta quinta-feira faz parte de uma concessão que foi licitada em 2013 e vencida pela Invepar, com deságio de 61% sobre o valor definido pelo governo. Mas a empresa não conseguiu cumprir todos os compromissos firmados no contrato - segundo ela, por causa da recessão econômica vivida pelo Brasil e que derrubou o fluxo de veículos nas estradas - e decidiu devolver a concessão, que somava 968 km de estrada.

Agora, para tornar a rodovia atraente aos investidores, o governo decidiu agora dividir a concessão em três lotes.

A empresa EPR (formada por Equipav e Perfin) venceu o leilão de um trecho de 232 km da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. A disputa envolveu três grupos: CCR, EPR e o consórcio Vetor Norte, formado por empreiteiras menores e lideradas pela Infratec Engenharia.

O grupo arrematou a rodovia com uma proposta de 11,21% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, inicialmente fixada em R$ 13,91. A CCR ofereceu desconto de 1% e o consórcio Vetor Norte não ofereceu desconto, manteve o valor inicial.

O edital da concessão prevê um prazo de 30 anos sobre o controle do trecho. Durante o período, o projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões.

A EPR será responsável pela duplicação de 163,9 km da rodovia, além de construir 42,1 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais e 14,3 km de ciclovias. A empresa também terá de erguer 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BR-040 foi disputada por três grupos Foto: Divulgação / DNIT

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, afirmou que a empresa está muito preparada para operar a rodovia e se comprometeu com a promoção de uma agenda de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável nas operações da região.

“Devo ressaltar o engajamento dos nossos acionistas que juntos constituem a EPR e viabilizaram investimentos consistentes promovendo a governança, a disciplina de capital e o fortalecimento da parceria com os usuários do trecho e a sociedade”, afirmou o executivo.

A empresa tem outras quatro concessões em Minas, somando cerca de 1,5 mil km de extensão em rodovias, passando por mais de 60 municípios.

O trecho vencido nesta quinta-feira faz parte de uma concessão que foi licitada em 2013 e vencida pela Invepar, com deságio de 61% sobre o valor definido pelo governo. Mas a empresa não conseguiu cumprir todos os compromissos firmados no contrato - segundo ela, por causa da recessão econômica vivida pelo Brasil e que derrubou o fluxo de veículos nas estradas - e decidiu devolver a concessão, que somava 968 km de estrada.

Agora, para tornar a rodovia atraente aos investidores, o governo decidiu agora dividir a concessão em três lotes.

A empresa EPR (formada por Equipav e Perfin) venceu o leilão de um trecho de 232 km da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. A disputa envolveu três grupos: CCR, EPR e o consórcio Vetor Norte, formado por empreiteiras menores e lideradas pela Infratec Engenharia.

O grupo arrematou a rodovia com uma proposta de 11,21% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, inicialmente fixada em R$ 13,91. A CCR ofereceu desconto de 1% e o consórcio Vetor Norte não ofereceu desconto, manteve o valor inicial.

O edital da concessão prevê um prazo de 30 anos sobre o controle do trecho. Durante o período, o projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões.

A EPR será responsável pela duplicação de 163,9 km da rodovia, além de construir 42,1 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais e 14,3 km de ciclovias. A empresa também terá de erguer 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BR-040 foi disputada por três grupos Foto: Divulgação / DNIT

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, afirmou que a empresa está muito preparada para operar a rodovia e se comprometeu com a promoção de uma agenda de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável nas operações da região.

“Devo ressaltar o engajamento dos nossos acionistas que juntos constituem a EPR e viabilizaram investimentos consistentes promovendo a governança, a disciplina de capital e o fortalecimento da parceria com os usuários do trecho e a sociedade”, afirmou o executivo.

A empresa tem outras quatro concessões em Minas, somando cerca de 1,5 mil km de extensão em rodovias, passando por mais de 60 municípios.

O trecho vencido nesta quinta-feira faz parte de uma concessão que foi licitada em 2013 e vencida pela Invepar, com deságio de 61% sobre o valor definido pelo governo. Mas a empresa não conseguiu cumprir todos os compromissos firmados no contrato - segundo ela, por causa da recessão econômica vivida pelo Brasil e que derrubou o fluxo de veículos nas estradas - e decidiu devolver a concessão, que somava 968 km de estrada.

Agora, para tornar a rodovia atraente aos investidores, o governo decidiu agora dividir a concessão em três lotes.

A empresa EPR (formada por Equipav e Perfin) venceu o leilão de um trecho de 232 km da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. A disputa envolveu três grupos: CCR, EPR e o consórcio Vetor Norte, formado por empreiteiras menores e lideradas pela Infratec Engenharia.

O grupo arrematou a rodovia com uma proposta de 11,21% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, inicialmente fixada em R$ 13,91. A CCR ofereceu desconto de 1% e o consórcio Vetor Norte não ofereceu desconto, manteve o valor inicial.

O edital da concessão prevê um prazo de 30 anos sobre o controle do trecho. Durante o período, o projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões.

A EPR será responsável pela duplicação de 163,9 km da rodovia, além de construir 42,1 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais e 14,3 km de ciclovias. A empresa também terá de erguer 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BR-040 foi disputada por três grupos Foto: Divulgação / DNIT

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, afirmou que a empresa está muito preparada para operar a rodovia e se comprometeu com a promoção de uma agenda de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável nas operações da região.

“Devo ressaltar o engajamento dos nossos acionistas que juntos constituem a EPR e viabilizaram investimentos consistentes promovendo a governança, a disciplina de capital e o fortalecimento da parceria com os usuários do trecho e a sociedade”, afirmou o executivo.

A empresa tem outras quatro concessões em Minas, somando cerca de 1,5 mil km de extensão em rodovias, passando por mais de 60 municípios.

O trecho vencido nesta quinta-feira faz parte de uma concessão que foi licitada em 2013 e vencida pela Invepar, com deságio de 61% sobre o valor definido pelo governo. Mas a empresa não conseguiu cumprir todos os compromissos firmados no contrato - segundo ela, por causa da recessão econômica vivida pelo Brasil e que derrubou o fluxo de veículos nas estradas - e decidiu devolver a concessão, que somava 968 km de estrada.

Agora, para tornar a rodovia atraente aos investidores, o governo decidiu agora dividir a concessão em três lotes.

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