THE NEW YORK TIMES - Um abacaxi de US$ 396 (cerca de R$ 2.243) vem embalado em uma caixa vermelha ornamentada que se desdobra como um origami e é cheia de buraquinhos para a entrada de ar. Um melão de US$ 156 (cerca de R$ 883), envolto em uma rede de espuma, cresceu sozinho em um meloeiro da qual todos os outros frutos foram podados, com o objetivo de torná-lo extra doce.
Frutas de luxo, que têm uma longa história em partes da Ásia, estão ganhando popularidade nos Estados Unidos, à medida que novas variedades estão sendo cultivadas e importadas, incluindo aquelas desenvolvidas ao longo de vários anos por empresas que visam comercializar produtos com aparência e sabor únicos.
O abacaxi de US$ 396 (R$ 2.243) — registrado como Rubyglow, por sua casca vermelha, e extremamente limitado — esgotou recentemente nos Estados Unidos em questão de semanas. Algumas dessas frutas há muito tempo são dadas como presentes, especialmente no Japão e na Coreia. Essa tendência está ganhando força nos Estados Unidos, assim como o gosto por frutas impecáveis que os viajantes podem ter experimentado no exterior, disseram especialistas em produtos.
E, à medida que a indústria de bens de luxo cresceu, também cresceu o interesse por frutas de luxo, disse Soyeon Shim, que estuda comportamento do consumidor e financeiro na Universidade de Wisconsin-Madison. “O mercado se tornou muito mais global,” ela disse. “Você pode comprar o que quiser”.
Eve Turow-Paul, autora e especialista em tendências alimentares globais, descreveu as frutas de luxo como uma das “experiências alimentares de alta costura” pelas quais as pessoas tentam atestar status. “Nos últimos 10 anos especialmente, a cultura alimentar global se tornou homogenizada,” disse. “Como você continua superando outras pessoas nesse tipo de ambiente alimentar?”, questionou.
Nas últimas décadas, produtos únicos — incluindo o melão de US$ 156, conhecido como Crown Melon; uvas especiais da Coreia do Sul valorizadas por seu grande tamanho e textura crocante; morangos brancos do Japão; — foram importados para os Estados Unidos, disse Robert Schueller, porta-voz da Melissa’s Produce, que se descreve como o maior distribuidor de frutas e vegetais especiais do país.
As tentativas da empresa de introduzir frutas desconhecidas ao paladar americano, no entanto, nem sempre foram bem-sucedidas, ele acrescentou. A maçã estrela, uma fruta roxa nativa do Caribe e da América Central; o oca, um inhame popular na Nova Zelândia; e uma melancia quadrada — que não tinha um sabor superior — não conseguiram se popularizar, disse Schueller (a Melissa’s está agora trabalhando com um produtor na Costa Rica para desenvolver uma melancia que tenha formato de caixa e seja doce).
Veja a seguir algumas das frutas mais sofisticadas disponíveis nos Estados Unidos.
Abacaxis especiais de mais de R$ 100
O abacaxi, uma fruta tropical nativa da América do Sul, historicamente tem sido um produto de luxo nos Estados Unidos e na Europa, simbolizando imperialismo, poder e opulência. Não foi até o início do século XX que uma plantação no Havaí tornou a fruta mais acessível em toda a América do Norte.
Nos últimos anos, um punhado de abacaxis únicos e mais caros foram introduzidos nos Estados Unidos, incluindo o abacaxi Elefante Green Gold, nativo de Gana, que tem polpa branca, núcleo comestível, baixa acidez e é enviado em uma caixa devido à sua tendência de tombar. Custa cerca de US$ 26 (cerca de R$ 147).
O abacaxi Pinkglow, cultivado na Costa Rica, foi geneticamente modificado pela Fresh Del Monte para ter polpa cor-de-rosa e baixa acidez. Foi introduzido em 2019 por cerca de US$ 50 e agora custa até US$ 29 (cerca de R$ 164), dependendo do tamanho.
Este ano, após 16 anos de desenvolvimento, a Del Monte, que distribui produtos globalmente, introduziu o abacaxi Rubyglow, que tem uma casca vermelha e polpa amarela doce, na China e nos Estados Unidos. O preço alto se deve em parte ao fato de que apenas alguns milhares de frutas foram cultivadas este ano, mas a empresa afirmou que o preço provavelmente cairá à medida que a produção aumentar. Nem o Pinkglow nem o Rubyglow, ambos vendidos pela Melissa’s Produce, vêm com suas coroas, que podem ser usadas para cultivar mais abacaxis.
Melões de mais de R$ 800
O Crown Melon, fragrante e doce, é um melão do tipo muskmelon especial da província de Shizuoka, no Japão, que tem um clima quente e ensolarado. Cada meloeiro é podado para crescer apenas um único fruto, concentrando o sabor do melão. No Japão, o melão — que tem uma casca em rede, polpa verde-limão e é analisado quanto ao teor de açúcar antes de ser vendido — é tradicionalmente dado como presente. Cada um vem dentro de uma caixa com seu caule em forma de T, como um lembrete do processo de cultivo.
O melão foi aprovado recentemente para importação nos Estados Unidos e pode custar até US$ 156 (R$ 883) por fruta. Embora muitos compradores dos EUA já estejam familiarizados com o melão, ele está ganhando popularidade mais ampla, disse Ayako Yuki, porta-voz da Ikigai Fruits, que importa a fruta e outros produtos de luxo japoneses para os Estados Unidos. Influenciadores nas redes sociais também ajudaram a introduzir produtos de luxo no mercado global, ela acrescentou. “Eles estão realmente curiosos para experimentar a primeira mordida”, disse Yuki.
Morangos de luxo
Um quilo de morangos não orgânicos geralmente custa apenas alguns dólares nos Estados Unidos. Um único morango de luxo pode custar até cerca de US$ 29 cada (cerca de R$ 164). A Ikigai, importadora de frutas de luxo, vende uma variedade de morangos vermelhos, rosas e brancos importados do Japão em caixas que variam de US$ 89 a US$ 780 (cerca de R$ 4.415).
Um pacote típico custa cerca de US$ 128 (cerca de R$ 724) e contém 30 morangos grandes, disse a empresa. Os morangos — cultivados em estufas e colhidos quando estão perfeitamente maduros e doces — às vezes são embalados individualmente para protegê-los de solavancos e contusões.
Mais tipos de mangas
A manga, uma fruta tropical nativa da Ásia, foi introduzida na Flórida no século XIX. Mas, até hoje, as práticas de cultivo, colheita e importação significam que as mangas mais comuns nos Estados Unidos muitas vezes podem ser muito firmes, fibrosas ou azedas.
Nas últimas décadas, no entanto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aprovou importações de outros países, incluindo da Índia e da Colômbia. Algumas mangas premium também são cultivadas na Flórida e na Califórnia, embora nem sempre estejam disponíveis em outros estados.
“Algumas pessoas pensam que uma manga é uma manga,” disse Schueller, da Melissa’s Produce. “Elas não têm todas o mesmo gosto.” A manga Pink Elephant, do Vietnã e vendida pela Melissa’s, está entre as mais novas variedades importadas, disse Schueller. Uma única fruta pode custar até cerca de US$ 25 (cerca de R$ 141). Outra variedade, a manga Miyazaki, também conhecida como “Ovo do Sol” e importada do Japão por outro varejista, é listada a US$ 95 (cerca de R$ 537) por fruta.
“Na superfície, isso parece realmente insustentável,” disse Turow-Paul, a especialista em tendências alimentares, sobre a importação de frutas de luxo para os Estados Unidos, observando que parte do que tornava algumas dessas frutas tão caras era a distância que haviam percorrido. Mas ela disse esperar que as frutas cultivadas nos EUA possam gerar o mesmo entusiasmo. “Há todo tipo de coisas esquisitas, deliciosas e bonitas que crescem e que simplesmente não celebramos,” disse Turow-Paul. “As pessoas estão abertas a experimentar coisas novas e diferentes”, afirmou.