EUA planejam quadruplicar tarifas sobre veículos elétricos chineses


Governo Biden deve anunciar aumento nas tarifas sobre carros elétricos da China de 25% para 100% em uma tentativa de proteger os fabricantes de automóveis americanos

Por Alan Rapperport e Jim Tankersley
Atualização:

O governo Biden deve anunciar novas tarifas sobre veículos elétricos chineses e outros produtos já na próxima semana, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, enquanto o presidente Joe Biden procura maneiras de proteger o setor de energia limpa dos Estados Unidos de uma onda de importações chinesas baratas.

A medida ocorre em meio à crescente preocupação no governo de que os esforços de Biden para impulsionar a fabricação doméstica de produtos de energia limpa possam ser prejudicados pela China, que tem inundado os mercados globais com painéis solares, baterias, veículos elétricos e outros produtos baratos.

As tarifas há muito esperadas são o resultado de uma revisão de quatro anos das taxas que o ex-presidente Donald J. Trump impôs sobre mais de US$ 300 bilhões de importações chinesas em 2018. Espera-se que a maioria das tarifas de Trump permaneça em vigor, mas Biden planeja ir além delas, aumentando as taxas em áreas que o presidente concedeu subsídios na Lei de Redução da Inflação de 2022.

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Isso inclui os veículos elétricos chineses, que atualmente estão sujeitos a uma tarifa de 25%. Espera-se que o governo aumente essa tarifa para uma taxa muito mais alta a fim de tornar proibitivamente cara a compra de um veículo elétrico chinês. O governo vem considerando tarifas de até 100%, de acordo com uma pessoa familiarizada com as deliberações.

Expectativa é que o governo Biden aumente as tarifas sobre os veículos elétricos chineses a fim de proteger os fabricantes nacionais Foto: Lorenz Huber/NYT

Biden tomou medidas no início deste ano para impedir a entrada de carros e caminhões chineses conectados à Internet no mercado automotivo americano, incluindo veículos elétricos, dizendo que eles representavam riscos à segurança nacional porque seus sistemas operacionais poderiam enviar informações confidenciais a Pequim.

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O presidente está procurando aumentar a pressão sobre a China e demonstrar sua disposição de proteger a produção americana antes de seu confronto com Trump na eleição presidencial de novembro.

O destino das tarifas da China tem sido objeto de intenso debate dentro da Casa Branca desde que Biden assumiu o cargo, com conselheiros econômicos e políticos frequentemente entrando em conflito sobre como proceder. Mas este ano a China começou a aumentar a produção dos mesmos produtos — veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares — que o governo Biden tem investido bilhões de dólares para começar a produzir nos Estados Unidos. A medida de Pequim reacendeu as tensões comerciais entre os dois países, obrigando Biden a avançar com restrições comerciais mais agressivas.

Trump afirmou que aumentaria sua guerra comercial com a China se fosse reeleito e disse no início deste ano que está considerando impor tarifas de 60% ou mais sobre as importações chinesas.

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A escala das tarifas do governo Biden, que devem ser aplicadas a veículos elétricos, baterias e produtos solares chineses, não está clara. A divulgação planejada da revisão, que está sendo conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, foi relatada anteriormente pela Bloomberg News.

Alguns democratas, incluindo o senador Sherrod Brown, de Ohio, têm pedido ao governo Biden que tome medidas mais drásticas para proteger o setor automobilístico dos EUA. No mês passado, Brown pediu que os veículos elétricos chineses fossem impedidos de entrar nos Estados Unidos, argumentando que eles representam uma “ameaça existencial” para as montadoras americanas, e na sexta-feira disse que as tarifas de importação são insuficientes.

“As tarifas não são suficientes”, escreveu Brown na plataforma de mídia social X. “Precisamos proibir a entrada de EVs (veículos elétricos, na sigla em inglês) chineses nos EUA. Ponto final.”

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Biden disse no mês passado que estava pedindo ao representante comercial, como parte da revisão, que também aumentasse as tarifas sobre produtos de aço e alumínio importados da China. O presidente e seus assessores acusaram os chineses de vender metais pesados a preços artificialmente baixos em todo o mundo, a fim de abocanhar a participação no mercado, em detrimento dos produtores americanos.

“Meu representante de comércio dos EUA está investigando as práticas comerciais do governo chinês em relação ao aço e ao alumínio”, disse Biden aos siderúrgicos em Pittsburgh. “Se essa investigação confirmar essas práticas comerciais anticoncorrenciais, eu a convido a considerar a possibilidade de triplicar as taxas tarifárias para as importações de aço e alumínio da China.”

O presidente acrescentou: “Não estou procurando uma briga com a China. Estou buscando concorrência — e uma concorrência justa”.

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A perspectiva de os Estados Unidos imporem novas tarifas à China foi criticada em Pequim na sexta-feira. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que as tarifas do governo Trump “interromperam gravemente o comércio normal e as trocas econômicas entre a China e os EUA” e argumentou que elas violavam as regras da Organização Mundial do Comércio.

“Em vez de acabar com essas práticas erradas, os EUA continuam a politizar as questões comerciais, abusar do chamado processo de revisão das tarifas da Seção 301 e planejar aumentos de tarifas”, disse Lin, referindo-se à disposição legal que Washington está usando para justificar as tarifas. “A China tomará todas as medidas necessárias para defender seus direitos e interesses.”

Em 2020, durante o governo Trump, os Estados Unidos e a China concordaram com um acordo comercial abrangente de “fase um” que permitia que cada um dos dois países revisasse suas tarifas bilaterais após quatro anos. Esse acordo bilateral continua em vigor, mas os Estados Unidos adiaram o resultado de sua revisão quando a marca de quatro anos foi atingida em janeiro.

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Esse pacto provavelmente dá a Washington margem de manobra para aumentar as tarifas. Pequim nunca cumpriu as metas específicas desse acordo para as importações chinesas de produtos manufaturados americanos, inicialmente citando o início da pandemia. Posteriormente, adotou uma política de substituição das importações pela produção doméstica.

Greta Peisch, ex-conselheira geral do escritório do representante comercial dos EUA que ajudou a supervisionar a investigação comercial do governo Biden, observou que a União Europeia também está avaliando novas tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses e que a ação antecipada de Washington é resultado das políticas comerciais persistentemente agressivas da China. Sem tarifas mais altas, disse ela, o setor automobilístico dos EUA não conseguirá competir com os carros elétricos chineses altamente subsidiados.

“Quando se observa o impacto das políticas de longa data da China sobre os carros elétricos, eles estão produzindo muito mais e têm muito mais capacidade do que podem absorver”, disse Peisch. “É preciso aumentar o suficiente para garantir que se esteja neutralizando a tendência que estamos vendo.”/Com Keith Bradsher

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

O governo Biden deve anunciar novas tarifas sobre veículos elétricos chineses e outros produtos já na próxima semana, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, enquanto o presidente Joe Biden procura maneiras de proteger o setor de energia limpa dos Estados Unidos de uma onda de importações chinesas baratas.

A medida ocorre em meio à crescente preocupação no governo de que os esforços de Biden para impulsionar a fabricação doméstica de produtos de energia limpa possam ser prejudicados pela China, que tem inundado os mercados globais com painéis solares, baterias, veículos elétricos e outros produtos baratos.

As tarifas há muito esperadas são o resultado de uma revisão de quatro anos das taxas que o ex-presidente Donald J. Trump impôs sobre mais de US$ 300 bilhões de importações chinesas em 2018. Espera-se que a maioria das tarifas de Trump permaneça em vigor, mas Biden planeja ir além delas, aumentando as taxas em áreas que o presidente concedeu subsídios na Lei de Redução da Inflação de 2022.

Isso inclui os veículos elétricos chineses, que atualmente estão sujeitos a uma tarifa de 25%. Espera-se que o governo aumente essa tarifa para uma taxa muito mais alta a fim de tornar proibitivamente cara a compra de um veículo elétrico chinês. O governo vem considerando tarifas de até 100%, de acordo com uma pessoa familiarizada com as deliberações.

Expectativa é que o governo Biden aumente as tarifas sobre os veículos elétricos chineses a fim de proteger os fabricantes nacionais Foto: Lorenz Huber/NYT

Biden tomou medidas no início deste ano para impedir a entrada de carros e caminhões chineses conectados à Internet no mercado automotivo americano, incluindo veículos elétricos, dizendo que eles representavam riscos à segurança nacional porque seus sistemas operacionais poderiam enviar informações confidenciais a Pequim.

O presidente está procurando aumentar a pressão sobre a China e demonstrar sua disposição de proteger a produção americana antes de seu confronto com Trump na eleição presidencial de novembro.

O destino das tarifas da China tem sido objeto de intenso debate dentro da Casa Branca desde que Biden assumiu o cargo, com conselheiros econômicos e políticos frequentemente entrando em conflito sobre como proceder. Mas este ano a China começou a aumentar a produção dos mesmos produtos — veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares — que o governo Biden tem investido bilhões de dólares para começar a produzir nos Estados Unidos. A medida de Pequim reacendeu as tensões comerciais entre os dois países, obrigando Biden a avançar com restrições comerciais mais agressivas.

Trump afirmou que aumentaria sua guerra comercial com a China se fosse reeleito e disse no início deste ano que está considerando impor tarifas de 60% ou mais sobre as importações chinesas.

A escala das tarifas do governo Biden, que devem ser aplicadas a veículos elétricos, baterias e produtos solares chineses, não está clara. A divulgação planejada da revisão, que está sendo conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, foi relatada anteriormente pela Bloomberg News.

Alguns democratas, incluindo o senador Sherrod Brown, de Ohio, têm pedido ao governo Biden que tome medidas mais drásticas para proteger o setor automobilístico dos EUA. No mês passado, Brown pediu que os veículos elétricos chineses fossem impedidos de entrar nos Estados Unidos, argumentando que eles representam uma “ameaça existencial” para as montadoras americanas, e na sexta-feira disse que as tarifas de importação são insuficientes.

“As tarifas não são suficientes”, escreveu Brown na plataforma de mídia social X. “Precisamos proibir a entrada de EVs (veículos elétricos, na sigla em inglês) chineses nos EUA. Ponto final.”

Biden disse no mês passado que estava pedindo ao representante comercial, como parte da revisão, que também aumentasse as tarifas sobre produtos de aço e alumínio importados da China. O presidente e seus assessores acusaram os chineses de vender metais pesados a preços artificialmente baixos em todo o mundo, a fim de abocanhar a participação no mercado, em detrimento dos produtores americanos.

“Meu representante de comércio dos EUA está investigando as práticas comerciais do governo chinês em relação ao aço e ao alumínio”, disse Biden aos siderúrgicos em Pittsburgh. “Se essa investigação confirmar essas práticas comerciais anticoncorrenciais, eu a convido a considerar a possibilidade de triplicar as taxas tarifárias para as importações de aço e alumínio da China.”

O presidente acrescentou: “Não estou procurando uma briga com a China. Estou buscando concorrência — e uma concorrência justa”.

A perspectiva de os Estados Unidos imporem novas tarifas à China foi criticada em Pequim na sexta-feira. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que as tarifas do governo Trump “interromperam gravemente o comércio normal e as trocas econômicas entre a China e os EUA” e argumentou que elas violavam as regras da Organização Mundial do Comércio.

“Em vez de acabar com essas práticas erradas, os EUA continuam a politizar as questões comerciais, abusar do chamado processo de revisão das tarifas da Seção 301 e planejar aumentos de tarifas”, disse Lin, referindo-se à disposição legal que Washington está usando para justificar as tarifas. “A China tomará todas as medidas necessárias para defender seus direitos e interesses.”

Em 2020, durante o governo Trump, os Estados Unidos e a China concordaram com um acordo comercial abrangente de “fase um” que permitia que cada um dos dois países revisasse suas tarifas bilaterais após quatro anos. Esse acordo bilateral continua em vigor, mas os Estados Unidos adiaram o resultado de sua revisão quando a marca de quatro anos foi atingida em janeiro.

Esse pacto provavelmente dá a Washington margem de manobra para aumentar as tarifas. Pequim nunca cumpriu as metas específicas desse acordo para as importações chinesas de produtos manufaturados americanos, inicialmente citando o início da pandemia. Posteriormente, adotou uma política de substituição das importações pela produção doméstica.

Greta Peisch, ex-conselheira geral do escritório do representante comercial dos EUA que ajudou a supervisionar a investigação comercial do governo Biden, observou que a União Europeia também está avaliando novas tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses e que a ação antecipada de Washington é resultado das políticas comerciais persistentemente agressivas da China. Sem tarifas mais altas, disse ela, o setor automobilístico dos EUA não conseguirá competir com os carros elétricos chineses altamente subsidiados.

“Quando se observa o impacto das políticas de longa data da China sobre os carros elétricos, eles estão produzindo muito mais e têm muito mais capacidade do que podem absorver”, disse Peisch. “É preciso aumentar o suficiente para garantir que se esteja neutralizando a tendência que estamos vendo.”/Com Keith Bradsher

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

O governo Biden deve anunciar novas tarifas sobre veículos elétricos chineses e outros produtos já na próxima semana, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, enquanto o presidente Joe Biden procura maneiras de proteger o setor de energia limpa dos Estados Unidos de uma onda de importações chinesas baratas.

A medida ocorre em meio à crescente preocupação no governo de que os esforços de Biden para impulsionar a fabricação doméstica de produtos de energia limpa possam ser prejudicados pela China, que tem inundado os mercados globais com painéis solares, baterias, veículos elétricos e outros produtos baratos.

As tarifas há muito esperadas são o resultado de uma revisão de quatro anos das taxas que o ex-presidente Donald J. Trump impôs sobre mais de US$ 300 bilhões de importações chinesas em 2018. Espera-se que a maioria das tarifas de Trump permaneça em vigor, mas Biden planeja ir além delas, aumentando as taxas em áreas que o presidente concedeu subsídios na Lei de Redução da Inflação de 2022.

Isso inclui os veículos elétricos chineses, que atualmente estão sujeitos a uma tarifa de 25%. Espera-se que o governo aumente essa tarifa para uma taxa muito mais alta a fim de tornar proibitivamente cara a compra de um veículo elétrico chinês. O governo vem considerando tarifas de até 100%, de acordo com uma pessoa familiarizada com as deliberações.

Expectativa é que o governo Biden aumente as tarifas sobre os veículos elétricos chineses a fim de proteger os fabricantes nacionais Foto: Lorenz Huber/NYT

Biden tomou medidas no início deste ano para impedir a entrada de carros e caminhões chineses conectados à Internet no mercado automotivo americano, incluindo veículos elétricos, dizendo que eles representavam riscos à segurança nacional porque seus sistemas operacionais poderiam enviar informações confidenciais a Pequim.

O presidente está procurando aumentar a pressão sobre a China e demonstrar sua disposição de proteger a produção americana antes de seu confronto com Trump na eleição presidencial de novembro.

O destino das tarifas da China tem sido objeto de intenso debate dentro da Casa Branca desde que Biden assumiu o cargo, com conselheiros econômicos e políticos frequentemente entrando em conflito sobre como proceder. Mas este ano a China começou a aumentar a produção dos mesmos produtos — veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares — que o governo Biden tem investido bilhões de dólares para começar a produzir nos Estados Unidos. A medida de Pequim reacendeu as tensões comerciais entre os dois países, obrigando Biden a avançar com restrições comerciais mais agressivas.

Trump afirmou que aumentaria sua guerra comercial com a China se fosse reeleito e disse no início deste ano que está considerando impor tarifas de 60% ou mais sobre as importações chinesas.

A escala das tarifas do governo Biden, que devem ser aplicadas a veículos elétricos, baterias e produtos solares chineses, não está clara. A divulgação planejada da revisão, que está sendo conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, foi relatada anteriormente pela Bloomberg News.

Alguns democratas, incluindo o senador Sherrod Brown, de Ohio, têm pedido ao governo Biden que tome medidas mais drásticas para proteger o setor automobilístico dos EUA. No mês passado, Brown pediu que os veículos elétricos chineses fossem impedidos de entrar nos Estados Unidos, argumentando que eles representam uma “ameaça existencial” para as montadoras americanas, e na sexta-feira disse que as tarifas de importação são insuficientes.

“As tarifas não são suficientes”, escreveu Brown na plataforma de mídia social X. “Precisamos proibir a entrada de EVs (veículos elétricos, na sigla em inglês) chineses nos EUA. Ponto final.”

Biden disse no mês passado que estava pedindo ao representante comercial, como parte da revisão, que também aumentasse as tarifas sobre produtos de aço e alumínio importados da China. O presidente e seus assessores acusaram os chineses de vender metais pesados a preços artificialmente baixos em todo o mundo, a fim de abocanhar a participação no mercado, em detrimento dos produtores americanos.

“Meu representante de comércio dos EUA está investigando as práticas comerciais do governo chinês em relação ao aço e ao alumínio”, disse Biden aos siderúrgicos em Pittsburgh. “Se essa investigação confirmar essas práticas comerciais anticoncorrenciais, eu a convido a considerar a possibilidade de triplicar as taxas tarifárias para as importações de aço e alumínio da China.”

O presidente acrescentou: “Não estou procurando uma briga com a China. Estou buscando concorrência — e uma concorrência justa”.

A perspectiva de os Estados Unidos imporem novas tarifas à China foi criticada em Pequim na sexta-feira. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que as tarifas do governo Trump “interromperam gravemente o comércio normal e as trocas econômicas entre a China e os EUA” e argumentou que elas violavam as regras da Organização Mundial do Comércio.

“Em vez de acabar com essas práticas erradas, os EUA continuam a politizar as questões comerciais, abusar do chamado processo de revisão das tarifas da Seção 301 e planejar aumentos de tarifas”, disse Lin, referindo-se à disposição legal que Washington está usando para justificar as tarifas. “A China tomará todas as medidas necessárias para defender seus direitos e interesses.”

Em 2020, durante o governo Trump, os Estados Unidos e a China concordaram com um acordo comercial abrangente de “fase um” que permitia que cada um dos dois países revisasse suas tarifas bilaterais após quatro anos. Esse acordo bilateral continua em vigor, mas os Estados Unidos adiaram o resultado de sua revisão quando a marca de quatro anos foi atingida em janeiro.

Esse pacto provavelmente dá a Washington margem de manobra para aumentar as tarifas. Pequim nunca cumpriu as metas específicas desse acordo para as importações chinesas de produtos manufaturados americanos, inicialmente citando o início da pandemia. Posteriormente, adotou uma política de substituição das importações pela produção doméstica.

Greta Peisch, ex-conselheira geral do escritório do representante comercial dos EUA que ajudou a supervisionar a investigação comercial do governo Biden, observou que a União Europeia também está avaliando novas tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses e que a ação antecipada de Washington é resultado das políticas comerciais persistentemente agressivas da China. Sem tarifas mais altas, disse ela, o setor automobilístico dos EUA não conseguirá competir com os carros elétricos chineses altamente subsidiados.

“Quando se observa o impacto das políticas de longa data da China sobre os carros elétricos, eles estão produzindo muito mais e têm muito mais capacidade do que podem absorver”, disse Peisch. “É preciso aumentar o suficiente para garantir que se esteja neutralizando a tendência que estamos vendo.”/Com Keith Bradsher

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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