A Walt Disney Company divulgou na quarta-feira, 7, lucros mais fortes do que o esperado nos últimos três meses de 2023, impulsionados por cortes de custos e receitas crescentes de seus negócios de parques temáticos.
A Disney lucrou US$ 1,91 bilhão, ou US$ 1,04 por ação, em seu primeiro trimestre fiscal de 2024. Isso representa um aumento de 49% em relação aos US$ 1,28 bilhão, ou 70 centavos por ação, no mesmo período do ano anterior. Excluindo itens contábeis únicos, a empresa lucrou US$ 1,22 por ação no último trimestre.
A receita foi de US$ 23,55 bilhões, aproximadamente o mesmo que os US$ 23,51 bilhões do ano passado.
Os analistas, em média, esperavam lucros de US$ 0,99 por ação e receita de US$ 23,7 bilhões, de acordo com uma pesquisa da FactSet.
A Disney disse que está fazendo “reduções significativas de custos” e reduziu suas despesas com vendas, gerais e outras operações em US$ 500 milhões no último trimestre. A empresa cortou milhares de empregos em 2023.
O CEO Bob Iger disse que a empresa está no caminho para tornar lucrativos seus serviços de streaming. Conteúdos futuros poderiam estar ajudando nessa frente, como o filme de turnê “The Eras Tour (Taylor’s Version)”, da cantora Taylor Swift, que fará sua estreia em streaming no Disney+ em março.
A Disney também anunciou uma sequência de “Moana” que chegará aos cinemas em novembro. E planeja lançar um serviço independente de streaming da ESPN em 2025 – diferente da plataforma de streaming de esportes que planeja lançar neste outono em uma joint venture com a Fox e a Warner Bros. Discovery.
LEIA TAMBÉM
Perda de 1,3 milhão de assinantes
Os resultados do trimestre irão fortalecer a posição de Bob Iger enquanto ele tenta guiar a empresa para a lucratividade do streaming, disse Paul Verna, analista da Insider Intelligence.
Ele acrescentou que o objetivo da Disney de tornar seu negócio de streaming lucrativo até o final do ano “é um bom sinal para que as ações da Disney saiam de uma queda de anos e para a capacidade de Iger de afastar a pressão de investidores ativistas que buscam reorganizar o conselho e influenciar o planejamento de sucessão.”
A Disney disse que perdeu 1,3 milhão de assinantes principais de seu serviço de streaming Disney+ durante o trimestre, mas ganhou mais dinheiro com cada assinante devido aos aumentos de preços do serviço. A expectativa é de aumentar até 6 milhões de assinantes no trimestre atual.
Parques temáticos, ESPN, Fornite
A empresa com sede em Burbank, Califórnia, disse que seu negócio de parques temáticos registrou receita e lucro operacional recordes durante o trimestre.
“Nosso forte desempenho no trimestre passado demonstra que viramos a esquina e entramos em uma nova era para nossa empresa, focada em fortalecer a ESPN para o futuro, transformando o streaming em um negócio de crescimento lucrativo, revigorando nossos estúdios de cinema e turbinando o crescimento em nossos parques e experiências”, disse Iger em comunicado.
A Disney também anunciou que está pagando US$ 1,5 bilhão por uma participação na fabricante de Fortnite, Epic Games, trabalhando com a desenvolvedora de jogos para criar um “universo de jogos e entretenimento” que contará com jogos, shows e personagens da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar e mais.
“Isso marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas de crescimento e expansão”, disse Iger.
A empresa também planeja recomprar até US$ 3 bilhões de suas ações no ano fiscal de 2024 e declarou um dividendo de US$ 0,45 por ação a ser pago aos acionistas em julho. / AP