Ford oficializa entrega de fábrica para governo baiano, e BYD assume instalações na segunda-feira


Em evento com o presidente mundial, grupo chinês fará cerimônia da ‘pedra fundamental’ para marcar a posse da fábrica; valor pago à Ford é estimado em até R$ 150 milhões

Por Cleide Silva
Atualização:

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

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“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

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A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

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