Morreu nesta segunda-feira (25), aos 96 anos, Richard Hugh Fisk, fundador das escolas de idiomas Fisk. O empresário, nascido nos Estados Unidos, veio para o Brasil no início dos anos 1950, quando tinha cerca de 30 anos. Para sobreviver por aqui, começou a dar aulas de inglês e chegou a apresentar seu método na TV Tupi, nos anos 1950. No fim da década, em 1958, fundou a escola de inglês que leva seu sobrenome.
A empresa, apesar de ainda ser mais conhecida pelo inglês, também tem cursos de espanhol. Em 2011, a companhia iniciou uma plataforma de cursos profissionalizantes, seguindo o direcionamento de concorrentes. Ao contrário das rivais, no entanto, a companhia manteve a marca Fisk mesmo ao buscar outros segmentos.
A companhia, que pertence até hoje à fundação que leva o nome de seu fundador, não fez parte da onda de fusões e aquisições do setor de educação, que fez redes como Yázigi e Wizard mudarem de mãos. No início da década, nomes como o empresário Carlos Wizard Martins, fundador da Wizard, chegaram a expressar interesse em comprar a marca.
Hoje, a Fisk tem mais de 800 unidades em todo o País, considerando todos os segmentos em que atua, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o ranking da associação divulgado em janeiro e referente ao ano passado, a companhia hoje seria a 20ª maior rede de franquias brasileira.