GM vai suspender produção do Onix, carro mais popular do País


Mesmo com a perspectiva de medidas para reduzir preços dos carros, baixo desempenho do mercado leva empresa a interromper por duas semanas linhas em São José dos Campos e Gravataí

Por Eduardo Laguna
Atualização:

As montadoras seguem parando a produção, apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% a até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, o carro de passeio mais popular do País. A montadora confirmou a informação divulgada pelos sindicatos dos metalúrgicos de que vai paralisar a produção em São José dos Campos (SP), nas próximas duas semanas — 12 a 23 de junho —, e em Gravataí, entre os próximos dias 12 e 21.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda esta tarde, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

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Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram nesta segunda-feira, 5, contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China) Foto: Daniel Becerril / Reuters
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Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas — entre os dias 12 e 23 — a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local — a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer — não foram, a princípio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

As montadoras seguem parando a produção, apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% a até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, o carro de passeio mais popular do País. A montadora confirmou a informação divulgada pelos sindicatos dos metalúrgicos de que vai paralisar a produção em São José dos Campos (SP), nas próximas duas semanas — 12 a 23 de junho —, e em Gravataí, entre os próximos dias 12 e 21.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda esta tarde, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram nesta segunda-feira, 5, contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China) Foto: Daniel Becerril / Reuters

Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas — entre os dias 12 e 23 — a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local — a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer — não foram, a princípio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

As montadoras seguem parando a produção, apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% a até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, o carro de passeio mais popular do País. A montadora confirmou a informação divulgada pelos sindicatos dos metalúrgicos de que vai paralisar a produção em São José dos Campos (SP), nas próximas duas semanas — 12 a 23 de junho —, e em Gravataí, entre os próximos dias 12 e 21.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda esta tarde, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram nesta segunda-feira, 5, contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China) Foto: Daniel Becerril / Reuters

Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas — entre os dias 12 e 23 — a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local — a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer — não foram, a princípio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

As montadoras seguem parando a produção, apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% a até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, o carro de passeio mais popular do País. A montadora confirmou a informação divulgada pelos sindicatos dos metalúrgicos de que vai paralisar a produção em São José dos Campos (SP), nas próximas duas semanas — 12 a 23 de junho —, e em Gravataí, entre os próximos dias 12 e 21.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda esta tarde, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram nesta segunda-feira, 5, contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China) Foto: Daniel Becerril / Reuters

Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas — entre os dias 12 e 23 — a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local — a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer — não foram, a princípio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

As montadoras seguem parando a produção, apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% a até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, o carro de passeio mais popular do País. A montadora confirmou a informação divulgada pelos sindicatos dos metalúrgicos de que vai paralisar a produção em São José dos Campos (SP), nas próximas duas semanas — 12 a 23 de junho —, e em Gravataí, entre os próximos dias 12 e 21.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda esta tarde, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram nesta segunda-feira, 5, contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China) Foto: Daniel Becerril / Reuters

Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas — entre os dias 12 e 23 — a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local — a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer — não foram, a princípio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

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