A Receita Federal alerta que golpistas estão enviando mensagens de Whatsapp para microempreendedores individuais (MEIs) e outros empresários enquadrados no Simples Nacional, oferecendo falsos descontos no pagamento de tributos via Pix.
O órgão divulgou comunicado esclarecendo que não envia boletos ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp e que também não condiciona a concessão de isenções ou reduções de multas e juros ao pagamento por Pix.
“A emissão de DAS ou DAS-MEI para pagamento de débitos em cobrança é feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda conta gov.br nível prata ou ouro”, diz a Receita.
As mensagens que oferecem falsos descontos circulam após a Receita Federal notificar no mês passado, por meio de caixa postal eletrônica no Portal do Simples Nacional, mais de 393 mil MEIs que têm débitos com o órgão ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGNF), para que regularizem a situação e não sejam excluídos do regime de tributação a partir de 01/01/2024.
Veja algumas das principais dicas para evitar cair em golpes:
- Desconfie de contatos realizados por meio de aplicativos como o Whatsapp, por ligações, e-mails, redes sociais, mensagens de texto etc., seja qual for o assunto. Nunca forneça nenhum tipo de informação nem realize nenhum pagamento por esses meios, nem clique em links recebidos por tais meios, mesmo que aparentem ser conhecidos;
- Em ligações, mesmo se reconhecer o número que está ligando como oficial de algum órgão ou empresa, continue desconfiando: criminosos podem usar softwares que permitem o mascaramento do número de telefone, permitindo que qualquer número oficial apareça como se fosse o dele;
- Nunca instale arquivos nem aplicativos por instruções vindas de desconhecidos, seja por meio de links suspeitos recebidos, seja por meio de sites ou até das próprias lojas de aplicativos. Também não forneça acesso ao seu celular para ninguém, nem forneça senhas ou códigos de verificação a terceiros;
- Órgãos públicos e empresas têm canais oficiais de atendimento. Na dúvida, ao receber contatos suspeitos, use esses canais para procurar a instituição em questão ou vá presencialmente até ela. Se o contato suspeito foi feito por meio de ligação, uma dica importante é desligar e usar outro aparelho telefônico para entrar em contato com a empresa, já que criminosos costumam “prender a linha” para se passar novamente por funcionários legítimos;
- Sempre monitore a sua conta corrente, acompanhando as operações realizadas, para detectar rapidamente gastos indevidos e também não cair em golpes que afirmam falsamente que a conta tem movimentações suspeitas;
- Mantenha sempre o celular atualizado e seguro de acessos indevidos, com senha segura para desbloqueio, backup de informações importantes, opção de localizar o aparelho ativa e antivírus instalado. Também nunca deixe senhas e outros informações sensíveis expostas em mensagens ou em aplicativos como bloco de notas, WhatsApp e outros;
- Sempre utilize recursos de segurança disponíveis nos aplicativos, principalmente de bancos, para confirmação de transações (autenticação de dupla checagem);
- Troque a senha de sites, aplicativos, bancos com frequência. Nunca utilize a mesma senha em sites de compra, bancos ou qualquer outro aplicativo, o que pode facilitar a atuação dos criminosos.