A fornecedora de energia renovável 2W e o grupo de certificação Bureau Veritas vão lançar uma jornada de conhecimento na pauta ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) em formato de jogo (gamificada), como forma de estimular os clientes a aderir e medir os conhecimentos que eles já possuem sobre o tema. A ideia é tornar o aprendizado mais interativo e fácil de ser assimilado para os clientes da 2W.
A jornada começa em um questionário, que serve para medir o quanto os representantes da empresa cliente sabem sobre o ESG. Na sequência, são apresentados vídeos com aulas sobre cada um dos tópicos da pauta e, para avançar, o espectador precisa realizar quizes para avançar para as “fases” seguintes e garantir o aprendizado; também são indicados materiais de leitura nessa fase inicial.
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Na segunda parte do jogo, cabe ao próprio representante fazer um diagnóstico da sua empresa, em que pontos pode melhorar as ações socioambientais e de governança, e formular um plano de ação ESG com base no que aprendeu até ali. Especialistas do Bureau Veritas avaliam o plano e ajudam a melhorá-lo antes da implementação e do fornecimento de um certificado de conclusão.
O game foi desenvolvido em parceria entre as duas empresas. “Teria que ser uma jornada que passaria por fases, comunicação, autoavaliação e plano de ação. Foi um trabalho a quatro mãos”, conta Thamires Suarez, líder de comunicação e ESG do Bureau Veritas. “Trouxemos a gamificação para ser mais interativo, para que os formadores de opinião nessas companhias se capacitem e nós as ajudemos a avançar”, completa Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.
A necessidade de criar uma jornada para ensinar o ESG foi percebida pela 2W em conversas no mercado, ao perceber que pequenas e médias empresas, clientes em potencial, ainda têm dificuldades de entendimento no assunto. “Entendemos que faria sentido apoiar nessa capacitação, já que o cliente também é cobrado para atender essa demanda ambiental”, comenta Danilo Lima, diretor de inteligência de mercado e marketing da 2W Energia. Assim, a companhia cliente também pode citar o uso de energia renovável e a existência do plano ESG quando for vender seus próprios produtos no mercado.
O jogo buscou ser o mais didático possível, sem o uso de textos longos que pudessem torná-lo maçante. O uso da gamificação também foi pensada para ajudar a tornar o conteúdo mais interessante. “A gamificação foi para engajar mesmo, a ideia é desmistificar e tornar mais leve”, explica Lima. “A ideia é pegar na mão do cliente, passar esses critérios, como o mercado está enxergando isso, como vai consolidar essas parcerias a partir da exploração desses critérios. Não é algo feito da noite para o dia”, reforça Mariana Feri, gerente de sustentabilidade da 2W.
“Tem uma parte que tem muito conteúdo, ela é densa, mas leve, por ser didática. Tem imagens mais interativas e procuramos tirar dúvidas com conceitos”, relata Suarez. Uma postura mais ativa é demandada na segunda etapa. “Tem que trazer mais ação da empresa para o jogo, o que exige reflexão, entender o que está fazendo hoje, o que já faz, quais são os pontos fortes, os pontos que precisam desenvolver para conseguir definir próximos passos e caminhos”, diz a líder de ESG. Segundo ela, o processo de avaliação por parte dos especialistas do Bureau Veritas é feito de forma rápida.
Após receber um certificado, a empresa cliente ainda conta com o apoio do Bureau Veritas para a implementação do plano - como Claudio Ribeiro, CEO da 2W, faz questão de ressaltar, no mercado de energia o padrão são contratos de sete anos, nos quais o acompanhamento terá de estar presente tanto da 2W quanto da parceira.
Além disso, o jogo pode ter de passar por atualizações, uma vez que os debates em torno do ESG sempre passam a incluir novos assuntos. “Podemos pensar o que está claro e o que não está. Se surgir um novo tema, é possível fazer atualização em todas as partes da jornada, mantendo a característica do conteúdo como um todo, em formato de jogo. Nós não temos compromisso com o erro”, conclui Suárez.