A inflação dos Estados Unidos avançou 0,4% em outubro, na comparação com setembro, informou nesta quinta-feira, 10, o Departamento do Trabalho local. A mediana dos analistas consultados pelo Estadão/Broadcast apontava para alta maior, de 0,6%. Na comparação anual, o índice subiu 7,7%, também abaixo da previsão de alta de 7,9% dos analistas.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta mensal de 0,3% em outubro, ante expectativa de avanço de 0,5%. O núcleo do índice cresceu 6,3% na comparação anual, quando a previsão era de alta de 6,5%.
“Os dados serão boas notícias para o FOMC [Comitê Federal do Mercado Aberto, na sigla em inglês], finalmente mostrando alguma resposta nos preços após o aumento das taxas para 3,75% ao ano”, diz a economista-chefe do High Frequency Economics (HFE), Rubeela Farooqi, em comentário a clientes.
A inflação de outubro nos EUA fez disparar as expectativas em Wall Street de uma desaceleração no ritmo de aperto monetário no país. Levantamento do CME Group mostra que as chances de uma elevação de 50 pontos-base na reunião de outubro saltaram a 80,6%, de 56,8% ontem. Por sua vez, a possibilidade de uma alta de 75 pontos-base foi a 19,4%, de 43,2% antes. /Com Broadcast