LG investe em inteligência artificial e eficiência energética para 2023


Líder no setor de ar-condicionado no Brasil, empresa reforça estratégia com aparelhos com conectividade e menor uso de energia para encantar o consumidor; nova regulação do Inmetro também deve mexer com o mercado

Por LG

Líder de mercado no Brasil quando o assunto é ar-condicionado, a LG não quer saber de se acomodar para agradar ao consumidor. Responsável por um a cada cinco aparelhos vendidos no setor no País, segundo dados da GfK, a empresa aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade para atrair cada vez mais o brasileiro.

A estratégia, que vem de anos, tem funcionado: hoje, o Brasil é o terceiro país que mais usa o aplicativo de conectividade ThinQ, só ficando atrás de Coreia do Sul e EUA. “Os brasileiros gostam muito de novidades e querem ser pioneiros, o que faz com que sempre estejamos dedicados ao País, com fábricas, investimentos em mídia e proximidade com os varejistas”, afirma a coreana Sonah Lee, head de Marketing da LG do Brasil. Segundo a executiva, a conectividade tem crescido em importância como um dos principais fatores de decisão na compra de eletrodomésticos pelos brasileiros.

O sistema da LG, por sinal, ajuda não só a conectar aparelhos de ar-condicionado, mas a criar um ecossistema integrado de casa conectada – incluindo dispositivos como TV, máquina de lavar, lâmpadas, cortinas e, claro, assistentes de voz, sejam eles ou não da marca. Aqui no Brasil, porém, os aparelhos de ar-condicionado são o destaque do sistema: mais de 50% das contas ativas do ThinQ no País têm um dispositivo do tipo conectado. Vale lembrar que o aplicativo está disponível em toda a linha de produtos da LG.

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Na visão de André Pontes, gerente de Produto de Ar-Condicionado da LG do Brasil, isso ocorre devido a diversos fatores. “Hoje, quase toda a nossa linha de produtos tem conectividade integrada e é capaz de responder a comandos de voz – uma das linhas, inclusive, leva o nome de Voice. Além disso, é um produto no qual as vantagens de conectividade e IA ficam claras: você consegue ligar os aparelhos a distância, antes de chegar em casa”, diz o executivo.

LG aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade Foto: Divulgação/LG

Outra vantagem, segundo ele, é a possibilidade de criar rotinas – isto é, sequências de comandos que integram diferentes partes da casa, conectadas de forma rápida. “Com o ThinQ, que funciona em sincronia com sistemas como Alexa e Google Assistente, basta você configurar uma rotina de ‘Modo Cinema’ para usar um comando só para apagar as luzes, ligar a TV, fechar a cortina e deixar o ar na temperatura ideal”, explica Pontes.

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Além disso, a inteligência artificial da empresa é capaz de aprender os gostos e o jeito de falar do usuário. “A máquina é feita para entender e se adaptar ao sotaque do usuário, seja ele gaúcho, carioca, baiano ou ‘gringa’ que nem eu”, explica Sonah.

Sustentabilidade

Além de ocupar a liderança do mercado de ar-condicionado no País, a LG também lidera o setor quando o assunto são aparelhos do tipo Inverter – uma tecnologia mais moderna, que reduz o gasto com energia. Desde 2016, todos os aparelhos da empresa fabricados e vendidos no Brasil usam esse sistema. A marca é a única a ter comprovado esse baixo consumo por meio de um teste feito com a certificadora internacional TUV Rheinland.

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“Aparelhos convencionais ligam e desligam para manter ambientes em temperatura estável; já o Inverter tem um controle de velocidades, o que pode resultar em até 70% de economia de energia”, explica Pontes. “O ar-condicionado não precisa ser o vilão da conta de luz.”

Além de economizar energia, o aparelho também é mais sustentável, uma vez que demanda menos recursos naturais para funcionar. É uma diferença que vai ficar ainda mais clara para o consumidor a partir de 2023, quando entra em vigor uma nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre dispositivos do tipo.

“Hoje, tanto aparelhos convencionais como o Inverter podem ter nota máxima, mas a mudança na regra vai fazer com que convencionais tirem só nota E ou F, as mais baixas da certificação”, diz Pontes. Para se antecipar à mudança, os aparelhos atuais da LG já chegam às lojas (online e offline!) com o novo selo A do Inmetro – o mais alto possível.

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Não é só: a empresa também acredita que o uso acentuado de inteligência artificial pode acrescentar pontos para quem está preocupado com o futuro do planeta. Um bom exemplo é o das máquinas Lava e Seca da empresa, que utilizam a tecnologia ThinQ para entender, a partir do peso das roupas, qual é o melhor sistema de lavagem disponível e, assim, economizar água. “Para a LG, sustentabilidade não é só uma fala, mas também se mostra na prática”, diz Sonah Lee, exemplificando avanços proporcionados pelo forte investimento da fabricante coreana em tecnologia – recentemente, a empresa destinou US$ 180 milhões para a divisão LG AI Research, responsável por avanços em IA.

Tecnologia, conectividade, economia de energia e preocupação com o consumidor: para a head de Marketing, são características como essas que colocam a LG em posição de destaque no mercado nacional. Na visão da executiva, a empresa está bastante preparada para atender o consumidor local mesmo diante de um cenário econômico desafiador nos próximos meses. “A despeito das incertezas, estamos otimistas. Não vamos parar de fazer lançamentos, expandir nossa linha de produtos e mostrar para o consumidor que temos os dispositivos mais adequados para ele”, afirma Sonah.

Líder de mercado no Brasil quando o assunto é ar-condicionado, a LG não quer saber de se acomodar para agradar ao consumidor. Responsável por um a cada cinco aparelhos vendidos no setor no País, segundo dados da GfK, a empresa aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade para atrair cada vez mais o brasileiro.

A estratégia, que vem de anos, tem funcionado: hoje, o Brasil é o terceiro país que mais usa o aplicativo de conectividade ThinQ, só ficando atrás de Coreia do Sul e EUA. “Os brasileiros gostam muito de novidades e querem ser pioneiros, o que faz com que sempre estejamos dedicados ao País, com fábricas, investimentos em mídia e proximidade com os varejistas”, afirma a coreana Sonah Lee, head de Marketing da LG do Brasil. Segundo a executiva, a conectividade tem crescido em importância como um dos principais fatores de decisão na compra de eletrodomésticos pelos brasileiros.

O sistema da LG, por sinal, ajuda não só a conectar aparelhos de ar-condicionado, mas a criar um ecossistema integrado de casa conectada – incluindo dispositivos como TV, máquina de lavar, lâmpadas, cortinas e, claro, assistentes de voz, sejam eles ou não da marca. Aqui no Brasil, porém, os aparelhos de ar-condicionado são o destaque do sistema: mais de 50% das contas ativas do ThinQ no País têm um dispositivo do tipo conectado. Vale lembrar que o aplicativo está disponível em toda a linha de produtos da LG.

Na visão de André Pontes, gerente de Produto de Ar-Condicionado da LG do Brasil, isso ocorre devido a diversos fatores. “Hoje, quase toda a nossa linha de produtos tem conectividade integrada e é capaz de responder a comandos de voz – uma das linhas, inclusive, leva o nome de Voice. Além disso, é um produto no qual as vantagens de conectividade e IA ficam claras: você consegue ligar os aparelhos a distância, antes de chegar em casa”, diz o executivo.

LG aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade Foto: Divulgação/LG

Outra vantagem, segundo ele, é a possibilidade de criar rotinas – isto é, sequências de comandos que integram diferentes partes da casa, conectadas de forma rápida. “Com o ThinQ, que funciona em sincronia com sistemas como Alexa e Google Assistente, basta você configurar uma rotina de ‘Modo Cinema’ para usar um comando só para apagar as luzes, ligar a TV, fechar a cortina e deixar o ar na temperatura ideal”, explica Pontes.

Além disso, a inteligência artificial da empresa é capaz de aprender os gostos e o jeito de falar do usuário. “A máquina é feita para entender e se adaptar ao sotaque do usuário, seja ele gaúcho, carioca, baiano ou ‘gringa’ que nem eu”, explica Sonah.

Sustentabilidade

Além de ocupar a liderança do mercado de ar-condicionado no País, a LG também lidera o setor quando o assunto são aparelhos do tipo Inverter – uma tecnologia mais moderna, que reduz o gasto com energia. Desde 2016, todos os aparelhos da empresa fabricados e vendidos no Brasil usam esse sistema. A marca é a única a ter comprovado esse baixo consumo por meio de um teste feito com a certificadora internacional TUV Rheinland.

“Aparelhos convencionais ligam e desligam para manter ambientes em temperatura estável; já o Inverter tem um controle de velocidades, o que pode resultar em até 70% de economia de energia”, explica Pontes. “O ar-condicionado não precisa ser o vilão da conta de luz.”

Além de economizar energia, o aparelho também é mais sustentável, uma vez que demanda menos recursos naturais para funcionar. É uma diferença que vai ficar ainda mais clara para o consumidor a partir de 2023, quando entra em vigor uma nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre dispositivos do tipo.

“Hoje, tanto aparelhos convencionais como o Inverter podem ter nota máxima, mas a mudança na regra vai fazer com que convencionais tirem só nota E ou F, as mais baixas da certificação”, diz Pontes. Para se antecipar à mudança, os aparelhos atuais da LG já chegam às lojas (online e offline!) com o novo selo A do Inmetro – o mais alto possível.

Não é só: a empresa também acredita que o uso acentuado de inteligência artificial pode acrescentar pontos para quem está preocupado com o futuro do planeta. Um bom exemplo é o das máquinas Lava e Seca da empresa, que utilizam a tecnologia ThinQ para entender, a partir do peso das roupas, qual é o melhor sistema de lavagem disponível e, assim, economizar água. “Para a LG, sustentabilidade não é só uma fala, mas também se mostra na prática”, diz Sonah Lee, exemplificando avanços proporcionados pelo forte investimento da fabricante coreana em tecnologia – recentemente, a empresa destinou US$ 180 milhões para a divisão LG AI Research, responsável por avanços em IA.

Tecnologia, conectividade, economia de energia e preocupação com o consumidor: para a head de Marketing, são características como essas que colocam a LG em posição de destaque no mercado nacional. Na visão da executiva, a empresa está bastante preparada para atender o consumidor local mesmo diante de um cenário econômico desafiador nos próximos meses. “A despeito das incertezas, estamos otimistas. Não vamos parar de fazer lançamentos, expandir nossa linha de produtos e mostrar para o consumidor que temos os dispositivos mais adequados para ele”, afirma Sonah.

Líder de mercado no Brasil quando o assunto é ar-condicionado, a LG não quer saber de se acomodar para agradar ao consumidor. Responsável por um a cada cinco aparelhos vendidos no setor no País, segundo dados da GfK, a empresa aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade para atrair cada vez mais o brasileiro.

A estratégia, que vem de anos, tem funcionado: hoje, o Brasil é o terceiro país que mais usa o aplicativo de conectividade ThinQ, só ficando atrás de Coreia do Sul e EUA. “Os brasileiros gostam muito de novidades e querem ser pioneiros, o que faz com que sempre estejamos dedicados ao País, com fábricas, investimentos em mídia e proximidade com os varejistas”, afirma a coreana Sonah Lee, head de Marketing da LG do Brasil. Segundo a executiva, a conectividade tem crescido em importância como um dos principais fatores de decisão na compra de eletrodomésticos pelos brasileiros.

O sistema da LG, por sinal, ajuda não só a conectar aparelhos de ar-condicionado, mas a criar um ecossistema integrado de casa conectada – incluindo dispositivos como TV, máquina de lavar, lâmpadas, cortinas e, claro, assistentes de voz, sejam eles ou não da marca. Aqui no Brasil, porém, os aparelhos de ar-condicionado são o destaque do sistema: mais de 50% das contas ativas do ThinQ no País têm um dispositivo do tipo conectado. Vale lembrar que o aplicativo está disponível em toda a linha de produtos da LG.

Na visão de André Pontes, gerente de Produto de Ar-Condicionado da LG do Brasil, isso ocorre devido a diversos fatores. “Hoje, quase toda a nossa linha de produtos tem conectividade integrada e é capaz de responder a comandos de voz – uma das linhas, inclusive, leva o nome de Voice. Além disso, é um produto no qual as vantagens de conectividade e IA ficam claras: você consegue ligar os aparelhos a distância, antes de chegar em casa”, diz o executivo.

LG aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade Foto: Divulgação/LG

Outra vantagem, segundo ele, é a possibilidade de criar rotinas – isto é, sequências de comandos que integram diferentes partes da casa, conectadas de forma rápida. “Com o ThinQ, que funciona em sincronia com sistemas como Alexa e Google Assistente, basta você configurar uma rotina de ‘Modo Cinema’ para usar um comando só para apagar as luzes, ligar a TV, fechar a cortina e deixar o ar na temperatura ideal”, explica Pontes.

Além disso, a inteligência artificial da empresa é capaz de aprender os gostos e o jeito de falar do usuário. “A máquina é feita para entender e se adaptar ao sotaque do usuário, seja ele gaúcho, carioca, baiano ou ‘gringa’ que nem eu”, explica Sonah.

Sustentabilidade

Além de ocupar a liderança do mercado de ar-condicionado no País, a LG também lidera o setor quando o assunto são aparelhos do tipo Inverter – uma tecnologia mais moderna, que reduz o gasto com energia. Desde 2016, todos os aparelhos da empresa fabricados e vendidos no Brasil usam esse sistema. A marca é a única a ter comprovado esse baixo consumo por meio de um teste feito com a certificadora internacional TUV Rheinland.

“Aparelhos convencionais ligam e desligam para manter ambientes em temperatura estável; já o Inverter tem um controle de velocidades, o que pode resultar em até 70% de economia de energia”, explica Pontes. “O ar-condicionado não precisa ser o vilão da conta de luz.”

Além de economizar energia, o aparelho também é mais sustentável, uma vez que demanda menos recursos naturais para funcionar. É uma diferença que vai ficar ainda mais clara para o consumidor a partir de 2023, quando entra em vigor uma nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre dispositivos do tipo.

“Hoje, tanto aparelhos convencionais como o Inverter podem ter nota máxima, mas a mudança na regra vai fazer com que convencionais tirem só nota E ou F, as mais baixas da certificação”, diz Pontes. Para se antecipar à mudança, os aparelhos atuais da LG já chegam às lojas (online e offline!) com o novo selo A do Inmetro – o mais alto possível.

Não é só: a empresa também acredita que o uso acentuado de inteligência artificial pode acrescentar pontos para quem está preocupado com o futuro do planeta. Um bom exemplo é o das máquinas Lava e Seca da empresa, que utilizam a tecnologia ThinQ para entender, a partir do peso das roupas, qual é o melhor sistema de lavagem disponível e, assim, economizar água. “Para a LG, sustentabilidade não é só uma fala, mas também se mostra na prática”, diz Sonah Lee, exemplificando avanços proporcionados pelo forte investimento da fabricante coreana em tecnologia – recentemente, a empresa destinou US$ 180 milhões para a divisão LG AI Research, responsável por avanços em IA.

Tecnologia, conectividade, economia de energia e preocupação com o consumidor: para a head de Marketing, são características como essas que colocam a LG em posição de destaque no mercado nacional. Na visão da executiva, a empresa está bastante preparada para atender o consumidor local mesmo diante de um cenário econômico desafiador nos próximos meses. “A despeito das incertezas, estamos otimistas. Não vamos parar de fazer lançamentos, expandir nossa linha de produtos e mostrar para o consumidor que temos os dispositivos mais adequados para ele”, afirma Sonah.

Líder de mercado no Brasil quando o assunto é ar-condicionado, a LG não quer saber de se acomodar para agradar ao consumidor. Responsável por um a cada cinco aparelhos vendidos no setor no País, segundo dados da GfK, a empresa aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade para atrair cada vez mais o brasileiro.

A estratégia, que vem de anos, tem funcionado: hoje, o Brasil é o terceiro país que mais usa o aplicativo de conectividade ThinQ, só ficando atrás de Coreia do Sul e EUA. “Os brasileiros gostam muito de novidades e querem ser pioneiros, o que faz com que sempre estejamos dedicados ao País, com fábricas, investimentos em mídia e proximidade com os varejistas”, afirma a coreana Sonah Lee, head de Marketing da LG do Brasil. Segundo a executiva, a conectividade tem crescido em importância como um dos principais fatores de decisão na compra de eletrodomésticos pelos brasileiros.

O sistema da LG, por sinal, ajuda não só a conectar aparelhos de ar-condicionado, mas a criar um ecossistema integrado de casa conectada – incluindo dispositivos como TV, máquina de lavar, lâmpadas, cortinas e, claro, assistentes de voz, sejam eles ou não da marca. Aqui no Brasil, porém, os aparelhos de ar-condicionado são o destaque do sistema: mais de 50% das contas ativas do ThinQ no País têm um dispositivo do tipo conectado. Vale lembrar que o aplicativo está disponível em toda a linha de produtos da LG.

Na visão de André Pontes, gerente de Produto de Ar-Condicionado da LG do Brasil, isso ocorre devido a diversos fatores. “Hoje, quase toda a nossa linha de produtos tem conectividade integrada e é capaz de responder a comandos de voz – uma das linhas, inclusive, leva o nome de Voice. Além disso, é um produto no qual as vantagens de conectividade e IA ficam claras: você consegue ligar os aparelhos a distância, antes de chegar em casa”, diz o executivo.

LG aposta em questões como conectividade, inteligência artificial (IA), eficiência energética e sustentabilidade Foto: Divulgação/LG

Outra vantagem, segundo ele, é a possibilidade de criar rotinas – isto é, sequências de comandos que integram diferentes partes da casa, conectadas de forma rápida. “Com o ThinQ, que funciona em sincronia com sistemas como Alexa e Google Assistente, basta você configurar uma rotina de ‘Modo Cinema’ para usar um comando só para apagar as luzes, ligar a TV, fechar a cortina e deixar o ar na temperatura ideal”, explica Pontes.

Além disso, a inteligência artificial da empresa é capaz de aprender os gostos e o jeito de falar do usuário. “A máquina é feita para entender e se adaptar ao sotaque do usuário, seja ele gaúcho, carioca, baiano ou ‘gringa’ que nem eu”, explica Sonah.

Sustentabilidade

Além de ocupar a liderança do mercado de ar-condicionado no País, a LG também lidera o setor quando o assunto são aparelhos do tipo Inverter – uma tecnologia mais moderna, que reduz o gasto com energia. Desde 2016, todos os aparelhos da empresa fabricados e vendidos no Brasil usam esse sistema. A marca é a única a ter comprovado esse baixo consumo por meio de um teste feito com a certificadora internacional TUV Rheinland.

“Aparelhos convencionais ligam e desligam para manter ambientes em temperatura estável; já o Inverter tem um controle de velocidades, o que pode resultar em até 70% de economia de energia”, explica Pontes. “O ar-condicionado não precisa ser o vilão da conta de luz.”

Além de economizar energia, o aparelho também é mais sustentável, uma vez que demanda menos recursos naturais para funcionar. É uma diferença que vai ficar ainda mais clara para o consumidor a partir de 2023, quando entra em vigor uma nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre dispositivos do tipo.

“Hoje, tanto aparelhos convencionais como o Inverter podem ter nota máxima, mas a mudança na regra vai fazer com que convencionais tirem só nota E ou F, as mais baixas da certificação”, diz Pontes. Para se antecipar à mudança, os aparelhos atuais da LG já chegam às lojas (online e offline!) com o novo selo A do Inmetro – o mais alto possível.

Não é só: a empresa também acredita que o uso acentuado de inteligência artificial pode acrescentar pontos para quem está preocupado com o futuro do planeta. Um bom exemplo é o das máquinas Lava e Seca da empresa, que utilizam a tecnologia ThinQ para entender, a partir do peso das roupas, qual é o melhor sistema de lavagem disponível e, assim, economizar água. “Para a LG, sustentabilidade não é só uma fala, mas também se mostra na prática”, diz Sonah Lee, exemplificando avanços proporcionados pelo forte investimento da fabricante coreana em tecnologia – recentemente, a empresa destinou US$ 180 milhões para a divisão LG AI Research, responsável por avanços em IA.

Tecnologia, conectividade, economia de energia e preocupação com o consumidor: para a head de Marketing, são características como essas que colocam a LG em posição de destaque no mercado nacional. Na visão da executiva, a empresa está bastante preparada para atender o consumidor local mesmo diante de um cenário econômico desafiador nos próximos meses. “A despeito das incertezas, estamos otimistas. Não vamos parar de fazer lançamentos, expandir nossa linha de produtos e mostrar para o consumidor que temos os dispositivos mais adequados para ele”, afirma Sonah.

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