Anúncio na CazéTV nas Olimpíadas já custa mais da metade de algumas cotas de patrocínio do ‘BBB’


Influenciador Casimiro Miguel tem sido um dos nomes de maior destaque nas transmissões esportivas; na Copa do Mundo do Catar ele alcançou 58 milhões de dispositivos únicos

Por Wesley Gonsalves
Atualização:

As marcas que quiserem anunciar na programação da CazéTV durante as transmissões das Olimpíadas de Paris, em 2024, terão de desembolsar valores semelhantes ao de algumas cotas cobradas no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo. Segundo o plano comercial da plataforma, negociado com as agências de publicidade e anunciantes, o valor do patrocínio será de até R$ 11 milhões.

Assim como na Copa do Mundo de Futebol (masculino e feminino), o canal será um dos nomes responsáveis pela transmissão oficial dos jogos realizados na capital francesa, entre julho e agosto deste ano. A CazéTV tem como sócios o influenciador digital Casimiro Miguel e a empresa de Mídia e Marketing LiveMode.

A transmissão olímpica no streaming terá 14 patrocinadores, como Corona, iFood, Banco do Brasil e Vivo, entre outros. “Os Jogos Olímpicos na CazéTV é um dos projetos de maior sucesso tanto do ponto de vista de patrocinadores como em produção de conteúdo e expectativa de audiência. É muito bom ver que as grandes marcas reconhecem essa oportunidade e entendem que a CazéTV é um lugar para criar conversas com as pessoas que elas desejam se conectar”, afirma o diretor de vendas publicitárias da LiveMode, Guilherme Lenz.

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Paris vai sediar a Olimpíada de 2024; na internet a CazéTV terá os direitos da transmissão oficial do evento esportivo Foto: Lionel Bonaventure/AFP

Conforme os dados divulgados no plano de mídia, obtidos pelo Estadão, a CazéTV alcança aproximadamente 35 milhões de dispositivos únicos por trimestre com os seus mais de 11 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube. Durante a Copa do Mundo Masculina no Catar, em 2022, o alcance de dispositivos únicos do canal chegou a 58 milhões de dispositivos únicos.

Lilian Carvalho, especialista em marketing da FGV, aponta que os valores tabelados pela LiveMode para os anúncios da CazéTV são compatíveis aos preços praticados no mercado de influência doméstico. A especialista acredita que o interesse das marcas em aportar na plataforma são uma resposta ao alcance do canal ao longo dos anos.

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No seu canal do YouTube, por exemplo, a CazéTV tem por volta de 12,5 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações entre os quase seis mil vídeos publicados desde seu lançamento. “Um canal tão grande e relevante assim só pode atrair o interesse dos anunciantes”, avalia.

A título de comparação, o maior aporte na transmissão das Olimpíadas no canal criado pelo influenciador Casimiro Miguel representa por volta de 67% do valor da menor cota de patrocínio do reality show da Globo, o Big Brother Brasil, em 2024. Segundo a tabela de anúncios, a cota era de aproximadamente R$ 20 milhões, sem avaliar descontos.

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Para disputar espaço com a transmissão oficial na TV linear e por assinatura no País, que será feita por canais da Globo, a CazéTV levará para a transmissão um time de ex-atletas, comediantes, influenciadores do segmento e apresentadores do mundo dos esportes. Um deles será a ex-apresentadora da Globo, Fernanda Gentil. Ainda de acordo com o plano de mídia divulgado aos anunciantes, ao todo, o canal deve transmitir cerca de 500 horas de conteúdo ao vivo e 24 horas por dia.

Apesar da popularidade do streamer Casimiro ser um atrativo em si às marcas que querem se associar ao empresário, os números em relação a esportes no País também são um “empurrãozinho” na hora de direcionar investimentos publicitários. Dados da Samsung Ads sobre o consumo nos aparelhos de TV conectada mostram que os produtos esportivos ocupam a segunda posição no ranking de conteúdos mais consumido pelos brasileiros que usam este tipo de aparelho de televisão, com acesso à internet. Jogos e competições esportivas perdem apenas para notícias, ficando à frente das novelas.

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Lilian Carvalho, da FGV, pondera ainda que, para além da atratividade ligada à relevância e conexão com o público, os investimentos feitos em plataformas facilitam mensurar resultados, uma vez que boa parte dos números podem ser acessados virtualmente. Isso não seria possível com a mesma facilidade caso o aporte fosse direcionado a um canal de TV linear, plataforma de streaming ou canais por assinatura. “A auditoria desse conteúdo é mais fácil do que se fosse em um canal tradicional”, diz.

Aporte no negócio

Em abril deste ano, a LiveMode fechou um acordo com o fundo General Atlantic e um fundo de private equity (que compra participação em empresas) da XP Asset que se tornaram sócias minoritárias da companhia.

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Este foi o primeiro aporte externo na empresa criada em 2017 pelos empresários Edgar Diniz e Sérgio Lopes (ambos ex-Esporte Interativo, um canal de TV vendido à Turner em 2015). Na ocasião, o valor dos recursos aportados e a fatia representada pela compra não foram divulgados ao mercado.

Com o aporte da General Atlantic e XP Asset na LiveMode, o objetivo do negócio deve ser acelerar o crescimento da empresa no mercado de esportes e mídia, “por meio de seu portfólio completo de soluções para detentores de direitos e investimentos de longo prazo em propriedades esportivas”, segundo informou a companhia, em comunicado, à época.

De acordo com a LiveMode, atualmente, a companhia tem parceria com entidades como Fifa, Uefa, Comitê Olímpico Internacional, Federação Paulista de Futebol, Atlético Paranaense e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outros.

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Quem é o streamer Casimiro?

Casimito, Cazé ou mesmo Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira é o nome do carioca por trás da plataforma CazéTV. Com vídeos tecendo seus comentários em transmissões ao vivo na internet, ele se popularizou no País e ganhou uma legião de fãs, que mais tarde seriam os “assinantes” no streaming.

Carregando alguns milhões de seguidores em suas contas oficiais, o canal de esportes ligado a Casimiro se tornou o maior do mundo dentro do YouTube, com seus mais de 12,5 milhões de usuários ativos inscritos. Em sua conta pessoal no Instagram, Casimiro soma outros 4,3 milhões de seguidores, na rede de transmissões de vídeos Twich, outros 3,9 milhões de inscritos.

Um dos destaques na rede social de vídeos curtos durante a pandemia, no Tiktok o streamer tem mais de 2,2 milhões de inscritos no perfil “Cortes do Casimiro”, que divulga algumas das suas falas e comentários sobre esportes e outros assuntos. Até em perfis não oficiais, Casimiro move alguns milhares de internautas. Um das contas extraoficiais que divulga cortes de vídeos das suas transmissões tem quase 400 mil inscritos.

Todo esse alcance nas redes sociais fez com que o influenciador fosse catapultado ao posto de queridinho das marcas, que passaram a integrar a lista de patrocinadores das suas diversas transmissões.

Parte do seu sucesso nas redes sociais pode ser explicado pela conexão do streamer com o público através de seus bordões nos vídeos. Casimiro ganhou espaço ao comentar vídeos do Big Brother Brasil, documentário do Neymar e outros fenômenos midiáticos imprimindo bordões que mais tarde seriam repetidos à exaustão por outros influenciadores, como “meteu essa?”, ou “que papinho, hein”.

As marcas que quiserem anunciar na programação da CazéTV durante as transmissões das Olimpíadas de Paris, em 2024, terão de desembolsar valores semelhantes ao de algumas cotas cobradas no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo. Segundo o plano comercial da plataforma, negociado com as agências de publicidade e anunciantes, o valor do patrocínio será de até R$ 11 milhões.

Assim como na Copa do Mundo de Futebol (masculino e feminino), o canal será um dos nomes responsáveis pela transmissão oficial dos jogos realizados na capital francesa, entre julho e agosto deste ano. A CazéTV tem como sócios o influenciador digital Casimiro Miguel e a empresa de Mídia e Marketing LiveMode.

A transmissão olímpica no streaming terá 14 patrocinadores, como Corona, iFood, Banco do Brasil e Vivo, entre outros. “Os Jogos Olímpicos na CazéTV é um dos projetos de maior sucesso tanto do ponto de vista de patrocinadores como em produção de conteúdo e expectativa de audiência. É muito bom ver que as grandes marcas reconhecem essa oportunidade e entendem que a CazéTV é um lugar para criar conversas com as pessoas que elas desejam se conectar”, afirma o diretor de vendas publicitárias da LiveMode, Guilherme Lenz.

Paris vai sediar a Olimpíada de 2024; na internet a CazéTV terá os direitos da transmissão oficial do evento esportivo Foto: Lionel Bonaventure/AFP

Conforme os dados divulgados no plano de mídia, obtidos pelo Estadão, a CazéTV alcança aproximadamente 35 milhões de dispositivos únicos por trimestre com os seus mais de 11 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube. Durante a Copa do Mundo Masculina no Catar, em 2022, o alcance de dispositivos únicos do canal chegou a 58 milhões de dispositivos únicos.

Lilian Carvalho, especialista em marketing da FGV, aponta que os valores tabelados pela LiveMode para os anúncios da CazéTV são compatíveis aos preços praticados no mercado de influência doméstico. A especialista acredita que o interesse das marcas em aportar na plataforma são uma resposta ao alcance do canal ao longo dos anos.

No seu canal do YouTube, por exemplo, a CazéTV tem por volta de 12,5 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações entre os quase seis mil vídeos publicados desde seu lançamento. “Um canal tão grande e relevante assim só pode atrair o interesse dos anunciantes”, avalia.

A título de comparação, o maior aporte na transmissão das Olimpíadas no canal criado pelo influenciador Casimiro Miguel representa por volta de 67% do valor da menor cota de patrocínio do reality show da Globo, o Big Brother Brasil, em 2024. Segundo a tabela de anúncios, a cota era de aproximadamente R$ 20 milhões, sem avaliar descontos.

Para disputar espaço com a transmissão oficial na TV linear e por assinatura no País, que será feita por canais da Globo, a CazéTV levará para a transmissão um time de ex-atletas, comediantes, influenciadores do segmento e apresentadores do mundo dos esportes. Um deles será a ex-apresentadora da Globo, Fernanda Gentil. Ainda de acordo com o plano de mídia divulgado aos anunciantes, ao todo, o canal deve transmitir cerca de 500 horas de conteúdo ao vivo e 24 horas por dia.

Apesar da popularidade do streamer Casimiro ser um atrativo em si às marcas que querem se associar ao empresário, os números em relação a esportes no País também são um “empurrãozinho” na hora de direcionar investimentos publicitários. Dados da Samsung Ads sobre o consumo nos aparelhos de TV conectada mostram que os produtos esportivos ocupam a segunda posição no ranking de conteúdos mais consumido pelos brasileiros que usam este tipo de aparelho de televisão, com acesso à internet. Jogos e competições esportivas perdem apenas para notícias, ficando à frente das novelas.

Lilian Carvalho, da FGV, pondera ainda que, para além da atratividade ligada à relevância e conexão com o público, os investimentos feitos em plataformas facilitam mensurar resultados, uma vez que boa parte dos números podem ser acessados virtualmente. Isso não seria possível com a mesma facilidade caso o aporte fosse direcionado a um canal de TV linear, plataforma de streaming ou canais por assinatura. “A auditoria desse conteúdo é mais fácil do que se fosse em um canal tradicional”, diz.

Aporte no negócio

Em abril deste ano, a LiveMode fechou um acordo com o fundo General Atlantic e um fundo de private equity (que compra participação em empresas) da XP Asset que se tornaram sócias minoritárias da companhia.

Este foi o primeiro aporte externo na empresa criada em 2017 pelos empresários Edgar Diniz e Sérgio Lopes (ambos ex-Esporte Interativo, um canal de TV vendido à Turner em 2015). Na ocasião, o valor dos recursos aportados e a fatia representada pela compra não foram divulgados ao mercado.

Com o aporte da General Atlantic e XP Asset na LiveMode, o objetivo do negócio deve ser acelerar o crescimento da empresa no mercado de esportes e mídia, “por meio de seu portfólio completo de soluções para detentores de direitos e investimentos de longo prazo em propriedades esportivas”, segundo informou a companhia, em comunicado, à época.

De acordo com a LiveMode, atualmente, a companhia tem parceria com entidades como Fifa, Uefa, Comitê Olímpico Internacional, Federação Paulista de Futebol, Atlético Paranaense e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outros.

Quem é o streamer Casimiro?

Casimito, Cazé ou mesmo Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira é o nome do carioca por trás da plataforma CazéTV. Com vídeos tecendo seus comentários em transmissões ao vivo na internet, ele se popularizou no País e ganhou uma legião de fãs, que mais tarde seriam os “assinantes” no streaming.

Carregando alguns milhões de seguidores em suas contas oficiais, o canal de esportes ligado a Casimiro se tornou o maior do mundo dentro do YouTube, com seus mais de 12,5 milhões de usuários ativos inscritos. Em sua conta pessoal no Instagram, Casimiro soma outros 4,3 milhões de seguidores, na rede de transmissões de vídeos Twich, outros 3,9 milhões de inscritos.

Um dos destaques na rede social de vídeos curtos durante a pandemia, no Tiktok o streamer tem mais de 2,2 milhões de inscritos no perfil “Cortes do Casimiro”, que divulga algumas das suas falas e comentários sobre esportes e outros assuntos. Até em perfis não oficiais, Casimiro move alguns milhares de internautas. Um das contas extraoficiais que divulga cortes de vídeos das suas transmissões tem quase 400 mil inscritos.

Todo esse alcance nas redes sociais fez com que o influenciador fosse catapultado ao posto de queridinho das marcas, que passaram a integrar a lista de patrocinadores das suas diversas transmissões.

Parte do seu sucesso nas redes sociais pode ser explicado pela conexão do streamer com o público através de seus bordões nos vídeos. Casimiro ganhou espaço ao comentar vídeos do Big Brother Brasil, documentário do Neymar e outros fenômenos midiáticos imprimindo bordões que mais tarde seriam repetidos à exaustão por outros influenciadores, como “meteu essa?”, ou “que papinho, hein”.

As marcas que quiserem anunciar na programação da CazéTV durante as transmissões das Olimpíadas de Paris, em 2024, terão de desembolsar valores semelhantes ao de algumas cotas cobradas no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo. Segundo o plano comercial da plataforma, negociado com as agências de publicidade e anunciantes, o valor do patrocínio será de até R$ 11 milhões.

Assim como na Copa do Mundo de Futebol (masculino e feminino), o canal será um dos nomes responsáveis pela transmissão oficial dos jogos realizados na capital francesa, entre julho e agosto deste ano. A CazéTV tem como sócios o influenciador digital Casimiro Miguel e a empresa de Mídia e Marketing LiveMode.

A transmissão olímpica no streaming terá 14 patrocinadores, como Corona, iFood, Banco do Brasil e Vivo, entre outros. “Os Jogos Olímpicos na CazéTV é um dos projetos de maior sucesso tanto do ponto de vista de patrocinadores como em produção de conteúdo e expectativa de audiência. É muito bom ver que as grandes marcas reconhecem essa oportunidade e entendem que a CazéTV é um lugar para criar conversas com as pessoas que elas desejam se conectar”, afirma o diretor de vendas publicitárias da LiveMode, Guilherme Lenz.

Paris vai sediar a Olimpíada de 2024; na internet a CazéTV terá os direitos da transmissão oficial do evento esportivo Foto: Lionel Bonaventure/AFP

Conforme os dados divulgados no plano de mídia, obtidos pelo Estadão, a CazéTV alcança aproximadamente 35 milhões de dispositivos únicos por trimestre com os seus mais de 11 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube. Durante a Copa do Mundo Masculina no Catar, em 2022, o alcance de dispositivos únicos do canal chegou a 58 milhões de dispositivos únicos.

Lilian Carvalho, especialista em marketing da FGV, aponta que os valores tabelados pela LiveMode para os anúncios da CazéTV são compatíveis aos preços praticados no mercado de influência doméstico. A especialista acredita que o interesse das marcas em aportar na plataforma são uma resposta ao alcance do canal ao longo dos anos.

No seu canal do YouTube, por exemplo, a CazéTV tem por volta de 12,5 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações entre os quase seis mil vídeos publicados desde seu lançamento. “Um canal tão grande e relevante assim só pode atrair o interesse dos anunciantes”, avalia.

A título de comparação, o maior aporte na transmissão das Olimpíadas no canal criado pelo influenciador Casimiro Miguel representa por volta de 67% do valor da menor cota de patrocínio do reality show da Globo, o Big Brother Brasil, em 2024. Segundo a tabela de anúncios, a cota era de aproximadamente R$ 20 milhões, sem avaliar descontos.

Para disputar espaço com a transmissão oficial na TV linear e por assinatura no País, que será feita por canais da Globo, a CazéTV levará para a transmissão um time de ex-atletas, comediantes, influenciadores do segmento e apresentadores do mundo dos esportes. Um deles será a ex-apresentadora da Globo, Fernanda Gentil. Ainda de acordo com o plano de mídia divulgado aos anunciantes, ao todo, o canal deve transmitir cerca de 500 horas de conteúdo ao vivo e 24 horas por dia.

Apesar da popularidade do streamer Casimiro ser um atrativo em si às marcas que querem se associar ao empresário, os números em relação a esportes no País também são um “empurrãozinho” na hora de direcionar investimentos publicitários. Dados da Samsung Ads sobre o consumo nos aparelhos de TV conectada mostram que os produtos esportivos ocupam a segunda posição no ranking de conteúdos mais consumido pelos brasileiros que usam este tipo de aparelho de televisão, com acesso à internet. Jogos e competições esportivas perdem apenas para notícias, ficando à frente das novelas.

Lilian Carvalho, da FGV, pondera ainda que, para além da atratividade ligada à relevância e conexão com o público, os investimentos feitos em plataformas facilitam mensurar resultados, uma vez que boa parte dos números podem ser acessados virtualmente. Isso não seria possível com a mesma facilidade caso o aporte fosse direcionado a um canal de TV linear, plataforma de streaming ou canais por assinatura. “A auditoria desse conteúdo é mais fácil do que se fosse em um canal tradicional”, diz.

Aporte no negócio

Em abril deste ano, a LiveMode fechou um acordo com o fundo General Atlantic e um fundo de private equity (que compra participação em empresas) da XP Asset que se tornaram sócias minoritárias da companhia.

Este foi o primeiro aporte externo na empresa criada em 2017 pelos empresários Edgar Diniz e Sérgio Lopes (ambos ex-Esporte Interativo, um canal de TV vendido à Turner em 2015). Na ocasião, o valor dos recursos aportados e a fatia representada pela compra não foram divulgados ao mercado.

Com o aporte da General Atlantic e XP Asset na LiveMode, o objetivo do negócio deve ser acelerar o crescimento da empresa no mercado de esportes e mídia, “por meio de seu portfólio completo de soluções para detentores de direitos e investimentos de longo prazo em propriedades esportivas”, segundo informou a companhia, em comunicado, à época.

De acordo com a LiveMode, atualmente, a companhia tem parceria com entidades como Fifa, Uefa, Comitê Olímpico Internacional, Federação Paulista de Futebol, Atlético Paranaense e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outros.

Quem é o streamer Casimiro?

Casimito, Cazé ou mesmo Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira é o nome do carioca por trás da plataforma CazéTV. Com vídeos tecendo seus comentários em transmissões ao vivo na internet, ele se popularizou no País e ganhou uma legião de fãs, que mais tarde seriam os “assinantes” no streaming.

Carregando alguns milhões de seguidores em suas contas oficiais, o canal de esportes ligado a Casimiro se tornou o maior do mundo dentro do YouTube, com seus mais de 12,5 milhões de usuários ativos inscritos. Em sua conta pessoal no Instagram, Casimiro soma outros 4,3 milhões de seguidores, na rede de transmissões de vídeos Twich, outros 3,9 milhões de inscritos.

Um dos destaques na rede social de vídeos curtos durante a pandemia, no Tiktok o streamer tem mais de 2,2 milhões de inscritos no perfil “Cortes do Casimiro”, que divulga algumas das suas falas e comentários sobre esportes e outros assuntos. Até em perfis não oficiais, Casimiro move alguns milhares de internautas. Um das contas extraoficiais que divulga cortes de vídeos das suas transmissões tem quase 400 mil inscritos.

Todo esse alcance nas redes sociais fez com que o influenciador fosse catapultado ao posto de queridinho das marcas, que passaram a integrar a lista de patrocinadores das suas diversas transmissões.

Parte do seu sucesso nas redes sociais pode ser explicado pela conexão do streamer com o público através de seus bordões nos vídeos. Casimiro ganhou espaço ao comentar vídeos do Big Brother Brasil, documentário do Neymar e outros fenômenos midiáticos imprimindo bordões que mais tarde seriam repetidos à exaustão por outros influenciadores, como “meteu essa?”, ou “que papinho, hein”.

As marcas que quiserem anunciar na programação da CazéTV durante as transmissões das Olimpíadas de Paris, em 2024, terão de desembolsar valores semelhantes ao de algumas cotas cobradas no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo. Segundo o plano comercial da plataforma, negociado com as agências de publicidade e anunciantes, o valor do patrocínio será de até R$ 11 milhões.

Assim como na Copa do Mundo de Futebol (masculino e feminino), o canal será um dos nomes responsáveis pela transmissão oficial dos jogos realizados na capital francesa, entre julho e agosto deste ano. A CazéTV tem como sócios o influenciador digital Casimiro Miguel e a empresa de Mídia e Marketing LiveMode.

A transmissão olímpica no streaming terá 14 patrocinadores, como Corona, iFood, Banco do Brasil e Vivo, entre outros. “Os Jogos Olímpicos na CazéTV é um dos projetos de maior sucesso tanto do ponto de vista de patrocinadores como em produção de conteúdo e expectativa de audiência. É muito bom ver que as grandes marcas reconhecem essa oportunidade e entendem que a CazéTV é um lugar para criar conversas com as pessoas que elas desejam se conectar”, afirma o diretor de vendas publicitárias da LiveMode, Guilherme Lenz.

Paris vai sediar a Olimpíada de 2024; na internet a CazéTV terá os direitos da transmissão oficial do evento esportivo Foto: Lionel Bonaventure/AFP

Conforme os dados divulgados no plano de mídia, obtidos pelo Estadão, a CazéTV alcança aproximadamente 35 milhões de dispositivos únicos por trimestre com os seus mais de 11 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube. Durante a Copa do Mundo Masculina no Catar, em 2022, o alcance de dispositivos únicos do canal chegou a 58 milhões de dispositivos únicos.

Lilian Carvalho, especialista em marketing da FGV, aponta que os valores tabelados pela LiveMode para os anúncios da CazéTV são compatíveis aos preços praticados no mercado de influência doméstico. A especialista acredita que o interesse das marcas em aportar na plataforma são uma resposta ao alcance do canal ao longo dos anos.

No seu canal do YouTube, por exemplo, a CazéTV tem por volta de 12,5 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações entre os quase seis mil vídeos publicados desde seu lançamento. “Um canal tão grande e relevante assim só pode atrair o interesse dos anunciantes”, avalia.

A título de comparação, o maior aporte na transmissão das Olimpíadas no canal criado pelo influenciador Casimiro Miguel representa por volta de 67% do valor da menor cota de patrocínio do reality show da Globo, o Big Brother Brasil, em 2024. Segundo a tabela de anúncios, a cota era de aproximadamente R$ 20 milhões, sem avaliar descontos.

Para disputar espaço com a transmissão oficial na TV linear e por assinatura no País, que será feita por canais da Globo, a CazéTV levará para a transmissão um time de ex-atletas, comediantes, influenciadores do segmento e apresentadores do mundo dos esportes. Um deles será a ex-apresentadora da Globo, Fernanda Gentil. Ainda de acordo com o plano de mídia divulgado aos anunciantes, ao todo, o canal deve transmitir cerca de 500 horas de conteúdo ao vivo e 24 horas por dia.

Apesar da popularidade do streamer Casimiro ser um atrativo em si às marcas que querem se associar ao empresário, os números em relação a esportes no País também são um “empurrãozinho” na hora de direcionar investimentos publicitários. Dados da Samsung Ads sobre o consumo nos aparelhos de TV conectada mostram que os produtos esportivos ocupam a segunda posição no ranking de conteúdos mais consumido pelos brasileiros que usam este tipo de aparelho de televisão, com acesso à internet. Jogos e competições esportivas perdem apenas para notícias, ficando à frente das novelas.

Lilian Carvalho, da FGV, pondera ainda que, para além da atratividade ligada à relevância e conexão com o público, os investimentos feitos em plataformas facilitam mensurar resultados, uma vez que boa parte dos números podem ser acessados virtualmente. Isso não seria possível com a mesma facilidade caso o aporte fosse direcionado a um canal de TV linear, plataforma de streaming ou canais por assinatura. “A auditoria desse conteúdo é mais fácil do que se fosse em um canal tradicional”, diz.

Aporte no negócio

Em abril deste ano, a LiveMode fechou um acordo com o fundo General Atlantic e um fundo de private equity (que compra participação em empresas) da XP Asset que se tornaram sócias minoritárias da companhia.

Este foi o primeiro aporte externo na empresa criada em 2017 pelos empresários Edgar Diniz e Sérgio Lopes (ambos ex-Esporte Interativo, um canal de TV vendido à Turner em 2015). Na ocasião, o valor dos recursos aportados e a fatia representada pela compra não foram divulgados ao mercado.

Com o aporte da General Atlantic e XP Asset na LiveMode, o objetivo do negócio deve ser acelerar o crescimento da empresa no mercado de esportes e mídia, “por meio de seu portfólio completo de soluções para detentores de direitos e investimentos de longo prazo em propriedades esportivas”, segundo informou a companhia, em comunicado, à época.

De acordo com a LiveMode, atualmente, a companhia tem parceria com entidades como Fifa, Uefa, Comitê Olímpico Internacional, Federação Paulista de Futebol, Atlético Paranaense e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outros.

Quem é o streamer Casimiro?

Casimito, Cazé ou mesmo Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira é o nome do carioca por trás da plataforma CazéTV. Com vídeos tecendo seus comentários em transmissões ao vivo na internet, ele se popularizou no País e ganhou uma legião de fãs, que mais tarde seriam os “assinantes” no streaming.

Carregando alguns milhões de seguidores em suas contas oficiais, o canal de esportes ligado a Casimiro se tornou o maior do mundo dentro do YouTube, com seus mais de 12,5 milhões de usuários ativos inscritos. Em sua conta pessoal no Instagram, Casimiro soma outros 4,3 milhões de seguidores, na rede de transmissões de vídeos Twich, outros 3,9 milhões de inscritos.

Um dos destaques na rede social de vídeos curtos durante a pandemia, no Tiktok o streamer tem mais de 2,2 milhões de inscritos no perfil “Cortes do Casimiro”, que divulga algumas das suas falas e comentários sobre esportes e outros assuntos. Até em perfis não oficiais, Casimiro move alguns milhares de internautas. Um das contas extraoficiais que divulga cortes de vídeos das suas transmissões tem quase 400 mil inscritos.

Todo esse alcance nas redes sociais fez com que o influenciador fosse catapultado ao posto de queridinho das marcas, que passaram a integrar a lista de patrocinadores das suas diversas transmissões.

Parte do seu sucesso nas redes sociais pode ser explicado pela conexão do streamer com o público através de seus bordões nos vídeos. Casimiro ganhou espaço ao comentar vídeos do Big Brother Brasil, documentário do Neymar e outros fenômenos midiáticos imprimindo bordões que mais tarde seriam repetidos à exaustão por outros influenciadores, como “meteu essa?”, ou “que papinho, hein”.

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