html, body { height: 100%; } table { background-color: #FFFFFF;color:#000000 } body { font-family: "Segoe UI",Tahoma,Verdana; margin-top:0px; padding-top:0px; scrollbar-arrow-color: #272727; scrollbar-3dlight-color: #2a2a2a; scrollbar-highlight-color: #6d6d6d; scrollbar-face-color: #686868; scrollbar-shadow-color: #2a2a2a; scrollbar-darkshadow-color: #2a2a2a; scrollbar-track-color: #646464; } ._ct_news_video_container { width: 100%; height: 70%; } video { width:100%; height: 100% ;} #divTitle { padding-bottom: 7px; } a { color: #48C4FF; } a:link { color: #48C4FF; text-decoration:underline; } a:visited { color: #48C4FF; } a:hover { color: #48C4FF; } O Atacadão concluiu, no início de junho, a conversão de 29 lojas compradas do Makro em 2020. Previsto para levar de 12 a 15 meses, o processo levou seis. Para o fechamento da operação, o Grupo Carrefour Brasil desembolsou R$ 1,9 bilhão.
Na conclusão do negócio, em fevereiro do ano passado, a companhia já começou um processo interno de transformação. Quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a transação, já estava tudo adiantado.
“Isso vai ter o efeito de termos, já no fim de 2021, os resultados que teríamos daqui quatro anos. Significa dizer que, em quatro anos, teríamos uma venda de, aproximadamente, R$ 5,5 bilhões, nas 29 lojas. Mas, com as vendas de 2021, já chegaremos nesse valor”, afirmou Marco Oliveira, diretor vice-presidente de Operações do Atacadão, ao Estadão/Broadcast. “Fechamos 2020 com 206 lojas e vamos fechar 2021 com cerca de 250”, diz Oliveira.
Em 2021, foram inauguradas 28 novas lojas e 1 atacado de entrega, incluindo a expansão orgânica e o relançamento das lojas adquiridas (seis convertidas ainda em 2020). Essa expansão teve um custo para a companhia. A margem Ebitda (antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) do Carrefour Brasil caiu de 7,7% para 6,7% no primeiro trimestre, ante o mesmo período de 2020. No Atacadão, recuou de 7,1% para 6,6%.
A estimativa é que, em quatro anos, as 28 lojas novas lojas do Atacadão somem R$ 350 milhões ao ano ao Ebitda do Grupo Carrefour. O Atacadão opera 233 lojas e 30 atacados de entrega, totalizando 263 ativos. A expectativa é de chegar a 249 lojas e 33 atacados em dezembro.