Para levar para casa uma “lembrancinha” do Rock in Rio vale de tudo, até enfrentar horas nas filas por um brinde das empresas patrocinadoras e apoiadoras do festival de música. Entre um show e outro, participantes visitavam os diversos estandes das marcas pegando copos, lenços, chapéus, bolsas, chocolate, creme, maquiagem e muitos outros presentes disponíveis.
Nomes como Natura, Tim, Kitkat, Chilli Beans, Ipiranga e Tiktok foram algumas das marcas que arrastaram pequenas multidões atrás das lembranças do festival.
A “Nave” da Natura era uma das atrações de marcas que recebeu filas de curiosos. Logo na entrada da Cidade do Rock, a gigante de beleza apostou em uma “experiência imersiva 360º” para contar sobre a importância de preservar a Amazônia por meio de um perfume especial desenvolvido para o festival.
Para ver as projeções 3D, um jogo de luzes, apresentações de DJs do norte do País e distribuição de miniaturas de cremes, o público esperava por mais de uma hora na fila. Com duas ativações principais, a Natura já tinha distribuído, até quinta-feira, 8, mais de 20 mil brindes entre as cerca de 100 mil pessoas que interagiram com a marca no festival.
“Nós colocamos um DJ na porta da Nave para as pessoas poderem curtir a música enquanto esperavam para entrar. Assim elas não sentiriam que estavam perdendo tempo para ver nosso filme de apenas 12 minutos”, conta a gerente global de cultura de marca da Natura&Co, Fernanda Paiva.
A distribuição de brindes teve tal importância no festival que até alguns astros do rock se renderam aos presentes. Na sexta-feira, 9, o vocalista da banda Green Day, Billie Joe Armstrong, encerrou o show no Palco Mundo usando um lenço da campanha Transborde Amazônia, da Natura, arrado no pescoço.
No sábado, 10, foi a vez de Chris Martin, vocalista do Coldplay, fazer um “publi” de graça para o Itaú. Durante o show, o cantor encerrou o line-up de apresentações principais do dia usando um chapéu que o banco - maior patrocinador do Rock in Rio- distribuía aos participantes.
Além do chapéu usado pelo vocalista do Coldplay, o Itaú também distribuiu aproximadamente 170 mil copos colecionáveis do Rock in Rio durante os sete dias de evento. “O retorno para a nossa marca extrapolou todas as nossas expectativas”, avalia o superintendente de patrocínio e redes sociais do Itaú, Renato Huramura.
Entre as ativações mais concorridas no festival de música estavam os brinquedos do parque de diversão. Na roda gigante e no carrossel, ambos assinados pelo Itaú, o público enfrentava de uma a duas horas aguardando por uma experiência de poucos minutos.
O impacto das ativações das marcas no festival já é visto nos números. No caso do Itaú, segundo a plataforma de análise de dados Brandwatch, o banco foi o nome mais mencionado nas redes sociais durante o megaevento de música.
Marcas querem voltar
Com engajamento nas ações e resultado positivo no festival , já tem marca de olho em renovar a parceria com o Rock in Rio. Na Tim, depois de distribuir 20 mil brindes para o público que ficava horas na fila para ver seu estande, o desejo é de marcar presença na próxima edição. “Se depender de nós, com certeza voltaremos no próximo ano”, afirma a diretora de marca e comunicação da Tim Brasil, Ana Paula Castello Branco.
Na avaliação da especialista em marcas Cecília Russo, Da Troiano Branding, mais do que brindes, que eventualmente são jogados fora, a participação das empresas no festival é uma forma de criar memórias sobre o evento de música e eternizar a visita do público aos shows. “São experiências vividas e não apenas consumidas, há um sentido de registro emocional bem intenso”, pontua.