A BHP informou nesta quarta-feira, 29, que não vai fazer uma oferta maior para a comprar a Anglo American, após as semanas de negociações entre as mineradoras não resultarem em um acordo.
O CEO da BHP, Mike Henry, disse que sua empresa não obteve acesso às informações da Anglo American que seriam necessárias para endereçar os riscos que preocupam a rival, a despeito de “inúmeros pedidos”.
“Não conseguimos chegar a um acordo com a Anglo American sobre visões específicas a respeito dos riscos regulatórios e custos da África do Sul”, revelou, em comunicado.
No total, a BHP fez três propostas, enviadas nos dias 16 de abril, 7 de maio e 20 de maio, segundo a nota. A mineradora informou que a Anglo American rejeitou a última oferta de compra não solicitada no dia 22 de maio, no valor de 39,24 bilhões de libras (US$ 49,87 bilhões).
Na mesma ocasião, o Conselho de Administração da Anglo American estipulou que a BHP teria até esta quarta para apresentar uma nova oferta ou desistir oficialmente da transação.
A mineradora informou que, além de ter mantido a oferta de troca de ações para assumir o controle da rival, fez uma série de mudanças na estrutura do acordo de aquisição.
“A BHP está desapontada com o fato de o Conselho da Anglo American ter decidido não continuar as negociações com a BHP para resolver suas preocupações com relação à implementação da proposta revisada”, afirmou, no comunicado, dizendo acreditar que havia um caminho viável para tratar das questões.