A Nestlé ganhou o direito de usar um tom específico de roxo em suas embalagens depois que um tribunal britânico rejeitou uma batalha de nove anos da concorrente Cadbury para torná-lo uma marca registrada.Na sexta-feira, o Tribunal de Apelação de Londres aceitou recurso da Nestlé argumentando que o esforço da Cadbury para transformar o Pantone 2685C - o tom da discórdia - em uma marca tinha escopo tão amplo que poderia impedir outras empresas de usar uma parte do espectro de cores como base em suas embalagens.A Cadbury, unidade da gigante de alimentos norte-americana Mondelez International, havia buscado uso exclusivo desse tom específico para os invólucros de suas barras de chocolate. A empresa utiliza a cor desde 1914, quando começou a colocar as barras de chocolate Dairy Milk em embalagem roxa como uma homenagem à rainha Victoria."Permitir que um registro tão carente de especificidade, clareza e precisão sobre aparência visual ofenderia o princípio da segurança", escreveu o juiz Sir John Mummery, em sua decisão. O juiz disse que isso também constituiria uma "vantagem competitiva" para a Cadbury. A decisão do tribunal significa que a Nestlé, bem como outros fabricantes de chocolate, poderá usar esse tipo de roxo em suas embalagens, desde que isso não crie confusão com os produtos da Cadbury. A Nestlé atualmente não usa esse tom em qualquer invólucro de chocolate. A Nestlé comemorou a decisão, mas disse que era muito cedo para dizer se a companhia iria começar a introduzir embalagens roxas em qualquer dos itens da linha de produtos de chocolate. Já a Cadbury disse estar avaliando que ações, incluindo um eventual recurso, poderá tomar no futuro. A Cadbury havia dado entrada no pedido de registro do tom roxo como uma marca para o seu chocolate em 2004. O pedido foi aceito em 2008. A Nestlé, fabricante de KitKats bem como de chocolates de marca própria, se opôs. Mas a Alta Corte do Reino Unido rejeitou o recurso da empresa em outubro passado, o que levou a outro recurso no Tribunal de Apelação do país.A batalha não é a primeira entre as duas empresas sobre a aparência de produtos. No início deste ano, a Cadbury havia bloqueado com sucesso a tentativa da Nestlé de fixar a forma das barras de KitKat como uma marca registrada no Reino Unido. A empresa, no entanto, tem marca registrada sobre o formato na União Europeia. A Nestlé entrou com um recurso sobre o assunto ante o Supremo Tribunal do Reino Unido. Fonte: Dow Jones Newswires.