WASHINGTON - A Tesla apresentará seu veículo “Robotáxi” em 8 de agosto, anunciou nesta sexta-feira, 5, o presidente da empresa, Elon Musk, em sua conta no X (antigo Twitter, do qual também é o dono). Musk não deu detalhes sobre o veículo, sobre o qual já vem falando há anos.
No passado, ele o apresentou como um carro autônomo que desempenharia as funções de um táxi, mas o controverso empresário é famoso por renegar suas próprias previsões e exagerar as capacidades tecnológicas de seus veículos.
A Tesla não conseguiu produzir um veículo realmente autônomo que não necessite de nenhuma intervenção humana para ser dirigido, apesar das garantias de Musk de que a montadora faria isso até 2018.
O anúncio sobre o “Robotáxi” de Musk vem dias depois que a Tesla revelou que suas vendas trimestrais caíram 8,5%. Desde o início do ano, a Tesla também perdeu cerca de US$ 274 bilhões, um terço de seu valor. A demanda por veículos elétricos diminuiu na América do Norte nos últimos meses.
A Tesla começou a reduzir os preços de seus veículos nos EUA em até US$ 7 mil para estimular a demanda e se desfazer de seus mais de 46 mil veículos em estoque.
Alguns analistas, porém, veem oportunidades limitadas de crescimento para a Tesla, a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, depois que ela esgotou o mercado de consumidores com mais dinheiro. Nesse sentido, o lançamento do “Robotáxi” poderia ajudar a melhorar as perspectivas da empresa, que fechou a sexta-feira com uma perda de 3,63% nos mercados.