Embraer assume reinado no mercado de jatos executivos dos EUA, após desbancar modelo da Cessna


Aeronave de médio porte Phenom 300, fabricado pela empresa brasileira, teve mais de 360 mil decolagens em um ano, superando a família Cessna Citation Excel, cujo predomínio durava 15 anos

Por Redação
Atualização:

A brasileira Embraer superou a Textron Cessna como fabricante do jato particular mais voado nos Estados Unidos, após um reinado de 15 anos. O Embraer Phenom 300, jato de médio porte que acomoda até nove passageiros, teve mais de 360 mil decolagens e pousos em aeroportos do país durante os últimos 12 meses até agosto, cerca de 1.400 a mais que a família de jatos Cessna Citation Excel.

O Excel foi o jato particular mais operado por cerca de 15 anos, segundo o relatório mensal sobre operações de jatos executivos da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos EUA.

O Phenom 300 cresceu em popularidade porque queima menos combustível, custa cerca de um terço menos e possui mais velocidade e alcance que o Citation Excel, disse Brian Foley, consultor de aviação privada. Essas características mais do que compensaram o espaço menor da cabine do Phenom 300, disse ele por e-mail à Bloomberg.

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Jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

“Tornou-se um favorito dos fornecedores fretados e fracionados, que voam com eles muito mais do que o operador médio de aeronaves”, disse Foley. Há uma “percepção de que foi construído especificamente para alta utilização, como resultado da longa herança de aviões comerciais da Embraer”.

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Em maio, a NetJets, da Berkshire Hathaway, a maior operadora de jatos particulares, anunciou um acordo avaliado em US$ 5 bilhões para comprar até 250 Embraer Praetor 500, uma aeronave maior que o Phenom 300, incluindo um contrato de serviço. No ano passado, a divisão de jatos particulares representou cerca de 27% das vendas de US$ 4,2 bilhões da Embraer.

Exceto pelo período em que o jato Hawker 800, agora descontinuado, foi a principal aeronave privada dos EUA em 2007 e 2008, a Cessna detém esse título nos dados da FAA que remontam a 2001.

Embora a Embraer agora tenha o direito de se gabar de ter o jato particular mais voado nos EUA, a Textron ainda domina o número total de horas de voo de aeronaves, devido à sua extensa linha de jatos, que vão de aviões muito leves os supermédios da linha Longitude.

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Interior do jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

A Cessna também está renovando a família Excel com o Citation Ascend, que deverá começar a operar em 2025, segundo a empresa. “Um em cada três jatos executivos em todo o mundo é um Cessna Citation e atualizações de produtos como essas continuam a dar aos clientes novos motivos para nos escolher por nosso desempenho comprovado, tecnologia de ponta e experiência de cabine incomparável”, afirmou a Textron por e-mail./Bloomberg

A brasileira Embraer superou a Textron Cessna como fabricante do jato particular mais voado nos Estados Unidos, após um reinado de 15 anos. O Embraer Phenom 300, jato de médio porte que acomoda até nove passageiros, teve mais de 360 mil decolagens e pousos em aeroportos do país durante os últimos 12 meses até agosto, cerca de 1.400 a mais que a família de jatos Cessna Citation Excel.

O Excel foi o jato particular mais operado por cerca de 15 anos, segundo o relatório mensal sobre operações de jatos executivos da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos EUA.

O Phenom 300 cresceu em popularidade porque queima menos combustível, custa cerca de um terço menos e possui mais velocidade e alcance que o Citation Excel, disse Brian Foley, consultor de aviação privada. Essas características mais do que compensaram o espaço menor da cabine do Phenom 300, disse ele por e-mail à Bloomberg.

Jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

“Tornou-se um favorito dos fornecedores fretados e fracionados, que voam com eles muito mais do que o operador médio de aeronaves”, disse Foley. Há uma “percepção de que foi construído especificamente para alta utilização, como resultado da longa herança de aviões comerciais da Embraer”.

Em maio, a NetJets, da Berkshire Hathaway, a maior operadora de jatos particulares, anunciou um acordo avaliado em US$ 5 bilhões para comprar até 250 Embraer Praetor 500, uma aeronave maior que o Phenom 300, incluindo um contrato de serviço. No ano passado, a divisão de jatos particulares representou cerca de 27% das vendas de US$ 4,2 bilhões da Embraer.

Exceto pelo período em que o jato Hawker 800, agora descontinuado, foi a principal aeronave privada dos EUA em 2007 e 2008, a Cessna detém esse título nos dados da FAA que remontam a 2001.

Embora a Embraer agora tenha o direito de se gabar de ter o jato particular mais voado nos EUA, a Textron ainda domina o número total de horas de voo de aeronaves, devido à sua extensa linha de jatos, que vão de aviões muito leves os supermédios da linha Longitude.

Interior do jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

A Cessna também está renovando a família Excel com o Citation Ascend, que deverá começar a operar em 2025, segundo a empresa. “Um em cada três jatos executivos em todo o mundo é um Cessna Citation e atualizações de produtos como essas continuam a dar aos clientes novos motivos para nos escolher por nosso desempenho comprovado, tecnologia de ponta e experiência de cabine incomparável”, afirmou a Textron por e-mail./Bloomberg

A brasileira Embraer superou a Textron Cessna como fabricante do jato particular mais voado nos Estados Unidos, após um reinado de 15 anos. O Embraer Phenom 300, jato de médio porte que acomoda até nove passageiros, teve mais de 360 mil decolagens e pousos em aeroportos do país durante os últimos 12 meses até agosto, cerca de 1.400 a mais que a família de jatos Cessna Citation Excel.

O Excel foi o jato particular mais operado por cerca de 15 anos, segundo o relatório mensal sobre operações de jatos executivos da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos EUA.

O Phenom 300 cresceu em popularidade porque queima menos combustível, custa cerca de um terço menos e possui mais velocidade e alcance que o Citation Excel, disse Brian Foley, consultor de aviação privada. Essas características mais do que compensaram o espaço menor da cabine do Phenom 300, disse ele por e-mail à Bloomberg.

Jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

“Tornou-se um favorito dos fornecedores fretados e fracionados, que voam com eles muito mais do que o operador médio de aeronaves”, disse Foley. Há uma “percepção de que foi construído especificamente para alta utilização, como resultado da longa herança de aviões comerciais da Embraer”.

Em maio, a NetJets, da Berkshire Hathaway, a maior operadora de jatos particulares, anunciou um acordo avaliado em US$ 5 bilhões para comprar até 250 Embraer Praetor 500, uma aeronave maior que o Phenom 300, incluindo um contrato de serviço. No ano passado, a divisão de jatos particulares representou cerca de 27% das vendas de US$ 4,2 bilhões da Embraer.

Exceto pelo período em que o jato Hawker 800, agora descontinuado, foi a principal aeronave privada dos EUA em 2007 e 2008, a Cessna detém esse título nos dados da FAA que remontam a 2001.

Embora a Embraer agora tenha o direito de se gabar de ter o jato particular mais voado nos EUA, a Textron ainda domina o número total de horas de voo de aeronaves, devido à sua extensa linha de jatos, que vão de aviões muito leves os supermédios da linha Longitude.

Interior do jato executivo Phenom 300, da Embraer Foto: Embraer/Divulgação

A Cessna também está renovando a família Excel com o Citation Ascend, que deverá começar a operar em 2025, segundo a empresa. “Um em cada três jatos executivos em todo o mundo é um Cessna Citation e atualizações de produtos como essas continuam a dar aos clientes novos motivos para nos escolher por nosso desempenho comprovado, tecnologia de ponta e experiência de cabine incomparável”, afirmou a Textron por e-mail./Bloomberg

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