A brasileira Embraer superou a Textron Cessna como fabricante do jato particular mais voado nos Estados Unidos, após um reinado de 15 anos. O Embraer Phenom 300, jato de médio porte que acomoda até nove passageiros, teve mais de 360 mil decolagens e pousos em aeroportos do país durante os últimos 12 meses até agosto, cerca de 1.400 a mais que a família de jatos Cessna Citation Excel.
O Excel foi o jato particular mais operado por cerca de 15 anos, segundo o relatório mensal sobre operações de jatos executivos da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos EUA.
O Phenom 300 cresceu em popularidade porque queima menos combustível, custa cerca de um terço menos e possui mais velocidade e alcance que o Citation Excel, disse Brian Foley, consultor de aviação privada. Essas características mais do que compensaram o espaço menor da cabine do Phenom 300, disse ele por e-mail à Bloomberg.
“Tornou-se um favorito dos fornecedores fretados e fracionados, que voam com eles muito mais do que o operador médio de aeronaves”, disse Foley. Há uma “percepção de que foi construído especificamente para alta utilização, como resultado da longa herança de aviões comerciais da Embraer”.
Leia Também:
Em maio, a NetJets, da Berkshire Hathaway, a maior operadora de jatos particulares, anunciou um acordo avaliado em US$ 5 bilhões para comprar até 250 Embraer Praetor 500, uma aeronave maior que o Phenom 300, incluindo um contrato de serviço. No ano passado, a divisão de jatos particulares representou cerca de 27% das vendas de US$ 4,2 bilhões da Embraer.
Exceto pelo período em que o jato Hawker 800, agora descontinuado, foi a principal aeronave privada dos EUA em 2007 e 2008, a Cessna detém esse título nos dados da FAA que remontam a 2001.
Embora a Embraer agora tenha o direito de se gabar de ter o jato particular mais voado nos EUA, a Textron ainda domina o número total de horas de voo de aeronaves, devido à sua extensa linha de jatos, que vão de aviões muito leves os supermédios da linha Longitude.
A Cessna também está renovando a família Excel com o Citation Ascend, que deverá começar a operar em 2025, segundo a empresa. “Um em cada três jatos executivos em todo o mundo é um Cessna Citation e atualizações de produtos como essas continuam a dar aos clientes novos motivos para nos escolher por nosso desempenho comprovado, tecnologia de ponta e experiência de cabine incomparável”, afirmou a Textron por e-mail./Bloomberg