O Grupo Boticário estabeleceu 30 metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. Como resultado de um trabalho transversal e alinhado à estratégia do negócio, os esforços empreendidos com base nesse plano estão rendendo frutos relevantes nos três pilares ESG – Ambiental, Social e Governança.
Criado em 2021, o Empreendedoras da Beleza é uma formação direcionada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, que recebem capacitação profissional gratuita para conquistar autonomia financeira por meio de oportunidades no mercado da beleza. “O programa Empreendedoras da Beleza é um dos nossos principais alicerces para impulsionar o empreendedorismo e contribuir para a redução da desigualdade social por meio da capacitação profissional. Queremos, a partir desses cursos, empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade para que elas sejam cada vez mais e de uma forma próspera, protagonistas da própria história” destaca Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
Na versão online, o Empreendedoras da Beleza oferece trilhas técnicas e complementares, que podem ser cumpridas pelas alunas em prazo especificado em cada ciclo. Entre os temas estão maquiagem básica e avançada, penteados, unhas (manicure e pedicure), alongamento de unhas, vendas, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, além de módulos complementares de educação financeira. No formato presencial, a metodologia é focada em empreendedorismo e maquiagem, com o objetivo de oferecer aprofundamento e aprendizado para atuação no mercado da beleza.
O Grupo também anunciou recentemente debêntures atreladas às metas ESG, os chamados sustainability-linked bonds. A companhia se tornou a primeira empresa de beleza do País a ter metas SLB vinculadas a iniciativas de impacto social e, na captação mais recente, no valor de R$ 1,15 bilhão, realizada no início de setembro, uma das metas é alcançar, até 2030, 1 milhão de oportunidades criadas nos cursos profissionalizantes do Programa Empreendedoras da Beleza.
Inscrições abertas
O Empreendedoras da Beleza rapidamente se consolidou como ícone do compromisso da empresa em contribuir ativamente para a redução da desigualdade social a partir da capacitação profissional gratuita impulsionando o empreendedorismo. Com mais de 335 mil inscritas, já formou mais de 62 mil mulheres em todo o Brasil e foi ampliado para Portugal, onde já passou de 14 mil inscritas e formou mais de 3 mil mulheres. O impacto na vida das participantes é profundo – 57% das respondentes da pesquisa de satisfação declaram uma percepção de aumento de renda em decorrência do programa.
Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário
O 6° ciclo do Empreendedoras da Beleza, lançado no começo deste ano, trouxe como novidade o CRIA, trilha produzida pela renomada escola Conquer e roteirizada pelo Instituto Kondzilla, com materiais e capacitação que permitem o desenvolvimento completo da identidade de marca, para fomentar a equidade e abrir caminhos para que mulheres em situação de vulnerabilidade social assumam a liderança no empreendedorismo por meio da criação de conteúdo. Para o 7° ciclo do programa, que está com inscrições abertas até 30 de novembro, foram disponibilizadas 100 mil vagas.