Esportivo x utilitário


Chevrolet Captiva 2011, que ficou mais potente e equipado, encara o futurista Kia Sportage

Por Michel Escanhola e do Jornal da Tarde

Em duelo de utilitários-esportivos, Kia derrota Chevrolet por ser mais moderno (Foto: Sérgio Castro/AE)

 

Em janeiro, a Chevrolet começou a vender a linha 2011 do Captiva. A versão com motor quatro-cilindros de 2,4 litros ganhou 14 cv (graças à adoção do sistema de injeção direta de gasolina) e câmbio automático de seis marchas - antes eram quatro. Com isso, o utilitário-esportivo mexicano passou a ter 185 cv e tabela a partir dos R$ 90.299 (R$ 2 mil mais alta que a da gama 2010).

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As boas novidades no Captiva, entretanto, apenas diminuíram a distância para alguns de seus concorrentes, como o Kia Sportage, por exemplo. A nova geração do utilitário sul-coreano foi mostrada aos brasileiros no Salão do Automóvel, em outubro, e venceu o Chevrolet neste comparativo por ser mais moderna e superior nos quesitos dirigibilidade e ergonomia.

O Sportage tem preço sugerido de R$ 87.900 na versão com câmbio automático e motor 2.0 de 166 cv. Mesmo sendo 19 cv mais "fraco", oferece comportamento mais esportivo que o do Chevrolet. Entre os destaques há painel com iluminação branca e ponteiros vermelhos e acerto de suspensão firme, que o torna mais estável que o rival.

O Captiva privilegia o conforto e é mais molenga (uma questão de gosto). Por outro lado, nas retas o mexicano deixa o sul-coreano falando sozinho. Suas retomadas e acelerações são mais vigorosas que as do Sportage - o torque é quase 20% maior.

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Mas o Chevrolet não nega sua "americanização". O computador de bordo traz bússola e informa a durabilidade do óleo do motor. Na ergonomia, o Captiva tem alguns pecados. Para acionar o limpador e o lavador do vidro traseiro, por exemplo, é preciso apertar botões no painel. A haste atrás do volante serve apenas para ligar o sistema que limpa o para-brisa.

A melhor posição de dirigir é mais facilmente encontrada no Kia, que também oferece espaço e acabamento superiores.

Equipamentos distintos

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Não há configurações equivalentes dos carros deste comparativo. A opção LX do Sportage (que também é oferecida com câmbio manual, a R$ 83.900) traz itens como rodas de 16" e ABS com EBD. O Captiva Ecotec é vendido no Brasil em versão única e tem acionamento elétrico do freio de estacionamento (no Kia é por pedal), bancos de couro, rodas de 17", seis air bags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Isso explica a diferença de R$ 2.399.

A versão intermediária do Kia (EX) inclui bancos de couro com acionamento elétrico, chave com sistema de aproximação, rodas de 18", controle de assistência em subidas... O preço sobe para R$ 97.900. Cabe ao cliente escolher o que quer no veículo.

O que não condiz com esses jipes são deslizes como o cinto subabdominal no centro do banco traseiro no Kia e a ausência de sensor de estacionamento traseiro no Captiva. Pesa contra o Sportage a falta de algumas opções para pronta entrega nas lojas: a espera chega a 90 dias.

Em duelo de utilitários-esportivos, Kia derrota Chevrolet por ser mais moderno (Foto: Sérgio Castro/AE)

 

Em janeiro, a Chevrolet começou a vender a linha 2011 do Captiva. A versão com motor quatro-cilindros de 2,4 litros ganhou 14 cv (graças à adoção do sistema de injeção direta de gasolina) e câmbio automático de seis marchas - antes eram quatro. Com isso, o utilitário-esportivo mexicano passou a ter 185 cv e tabela a partir dos R$ 90.299 (R$ 2 mil mais alta que a da gama 2010).

As boas novidades no Captiva, entretanto, apenas diminuíram a distância para alguns de seus concorrentes, como o Kia Sportage, por exemplo. A nova geração do utilitário sul-coreano foi mostrada aos brasileiros no Salão do Automóvel, em outubro, e venceu o Chevrolet neste comparativo por ser mais moderna e superior nos quesitos dirigibilidade e ergonomia.

O Sportage tem preço sugerido de R$ 87.900 na versão com câmbio automático e motor 2.0 de 166 cv. Mesmo sendo 19 cv mais "fraco", oferece comportamento mais esportivo que o do Chevrolet. Entre os destaques há painel com iluminação branca e ponteiros vermelhos e acerto de suspensão firme, que o torna mais estável que o rival.

O Captiva privilegia o conforto e é mais molenga (uma questão de gosto). Por outro lado, nas retas o mexicano deixa o sul-coreano falando sozinho. Suas retomadas e acelerações são mais vigorosas que as do Sportage - o torque é quase 20% maior.

Mas o Chevrolet não nega sua "americanização". O computador de bordo traz bússola e informa a durabilidade do óleo do motor. Na ergonomia, o Captiva tem alguns pecados. Para acionar o limpador e o lavador do vidro traseiro, por exemplo, é preciso apertar botões no painel. A haste atrás do volante serve apenas para ligar o sistema que limpa o para-brisa.

A melhor posição de dirigir é mais facilmente encontrada no Kia, que também oferece espaço e acabamento superiores.

Equipamentos distintos

Não há configurações equivalentes dos carros deste comparativo. A opção LX do Sportage (que também é oferecida com câmbio manual, a R$ 83.900) traz itens como rodas de 16" e ABS com EBD. O Captiva Ecotec é vendido no Brasil em versão única e tem acionamento elétrico do freio de estacionamento (no Kia é por pedal), bancos de couro, rodas de 17", seis air bags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Isso explica a diferença de R$ 2.399.

A versão intermediária do Kia (EX) inclui bancos de couro com acionamento elétrico, chave com sistema de aproximação, rodas de 18", controle de assistência em subidas... O preço sobe para R$ 97.900. Cabe ao cliente escolher o que quer no veículo.

O que não condiz com esses jipes são deslizes como o cinto subabdominal no centro do banco traseiro no Kia e a ausência de sensor de estacionamento traseiro no Captiva. Pesa contra o Sportage a falta de algumas opções para pronta entrega nas lojas: a espera chega a 90 dias.

Em duelo de utilitários-esportivos, Kia derrota Chevrolet por ser mais moderno (Foto: Sérgio Castro/AE)

 

Em janeiro, a Chevrolet começou a vender a linha 2011 do Captiva. A versão com motor quatro-cilindros de 2,4 litros ganhou 14 cv (graças à adoção do sistema de injeção direta de gasolina) e câmbio automático de seis marchas - antes eram quatro. Com isso, o utilitário-esportivo mexicano passou a ter 185 cv e tabela a partir dos R$ 90.299 (R$ 2 mil mais alta que a da gama 2010).

As boas novidades no Captiva, entretanto, apenas diminuíram a distância para alguns de seus concorrentes, como o Kia Sportage, por exemplo. A nova geração do utilitário sul-coreano foi mostrada aos brasileiros no Salão do Automóvel, em outubro, e venceu o Chevrolet neste comparativo por ser mais moderna e superior nos quesitos dirigibilidade e ergonomia.

O Sportage tem preço sugerido de R$ 87.900 na versão com câmbio automático e motor 2.0 de 166 cv. Mesmo sendo 19 cv mais "fraco", oferece comportamento mais esportivo que o do Chevrolet. Entre os destaques há painel com iluminação branca e ponteiros vermelhos e acerto de suspensão firme, que o torna mais estável que o rival.

O Captiva privilegia o conforto e é mais molenga (uma questão de gosto). Por outro lado, nas retas o mexicano deixa o sul-coreano falando sozinho. Suas retomadas e acelerações são mais vigorosas que as do Sportage - o torque é quase 20% maior.

Mas o Chevrolet não nega sua "americanização". O computador de bordo traz bússola e informa a durabilidade do óleo do motor. Na ergonomia, o Captiva tem alguns pecados. Para acionar o limpador e o lavador do vidro traseiro, por exemplo, é preciso apertar botões no painel. A haste atrás do volante serve apenas para ligar o sistema que limpa o para-brisa.

A melhor posição de dirigir é mais facilmente encontrada no Kia, que também oferece espaço e acabamento superiores.

Equipamentos distintos

Não há configurações equivalentes dos carros deste comparativo. A opção LX do Sportage (que também é oferecida com câmbio manual, a R$ 83.900) traz itens como rodas de 16" e ABS com EBD. O Captiva Ecotec é vendido no Brasil em versão única e tem acionamento elétrico do freio de estacionamento (no Kia é por pedal), bancos de couro, rodas de 17", seis air bags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Isso explica a diferença de R$ 2.399.

A versão intermediária do Kia (EX) inclui bancos de couro com acionamento elétrico, chave com sistema de aproximação, rodas de 18", controle de assistência em subidas... O preço sobe para R$ 97.900. Cabe ao cliente escolher o que quer no veículo.

O que não condiz com esses jipes são deslizes como o cinto subabdominal no centro do banco traseiro no Kia e a ausência de sensor de estacionamento traseiro no Captiva. Pesa contra o Sportage a falta de algumas opções para pronta entrega nas lojas: a espera chega a 90 dias.

Em duelo de utilitários-esportivos, Kia derrota Chevrolet por ser mais moderno (Foto: Sérgio Castro/AE)

 

Em janeiro, a Chevrolet começou a vender a linha 2011 do Captiva. A versão com motor quatro-cilindros de 2,4 litros ganhou 14 cv (graças à adoção do sistema de injeção direta de gasolina) e câmbio automático de seis marchas - antes eram quatro. Com isso, o utilitário-esportivo mexicano passou a ter 185 cv e tabela a partir dos R$ 90.299 (R$ 2 mil mais alta que a da gama 2010).

As boas novidades no Captiva, entretanto, apenas diminuíram a distância para alguns de seus concorrentes, como o Kia Sportage, por exemplo. A nova geração do utilitário sul-coreano foi mostrada aos brasileiros no Salão do Automóvel, em outubro, e venceu o Chevrolet neste comparativo por ser mais moderna e superior nos quesitos dirigibilidade e ergonomia.

O Sportage tem preço sugerido de R$ 87.900 na versão com câmbio automático e motor 2.0 de 166 cv. Mesmo sendo 19 cv mais "fraco", oferece comportamento mais esportivo que o do Chevrolet. Entre os destaques há painel com iluminação branca e ponteiros vermelhos e acerto de suspensão firme, que o torna mais estável que o rival.

O Captiva privilegia o conforto e é mais molenga (uma questão de gosto). Por outro lado, nas retas o mexicano deixa o sul-coreano falando sozinho. Suas retomadas e acelerações são mais vigorosas que as do Sportage - o torque é quase 20% maior.

Mas o Chevrolet não nega sua "americanização". O computador de bordo traz bússola e informa a durabilidade do óleo do motor. Na ergonomia, o Captiva tem alguns pecados. Para acionar o limpador e o lavador do vidro traseiro, por exemplo, é preciso apertar botões no painel. A haste atrás do volante serve apenas para ligar o sistema que limpa o para-brisa.

A melhor posição de dirigir é mais facilmente encontrada no Kia, que também oferece espaço e acabamento superiores.

Equipamentos distintos

Não há configurações equivalentes dos carros deste comparativo. A opção LX do Sportage (que também é oferecida com câmbio manual, a R$ 83.900) traz itens como rodas de 16" e ABS com EBD. O Captiva Ecotec é vendido no Brasil em versão única e tem acionamento elétrico do freio de estacionamento (no Kia é por pedal), bancos de couro, rodas de 17", seis air bags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Isso explica a diferença de R$ 2.399.

A versão intermediária do Kia (EX) inclui bancos de couro com acionamento elétrico, chave com sistema de aproximação, rodas de 18", controle de assistência em subidas... O preço sobe para R$ 97.900. Cabe ao cliente escolher o que quer no veículo.

O que não condiz com esses jipes são deslizes como o cinto subabdominal no centro do banco traseiro no Kia e a ausência de sensor de estacionamento traseiro no Captiva. Pesa contra o Sportage a falta de algumas opções para pronta entrega nas lojas: a espera chega a 90 dias.

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