A rede varejista francesa Casino-Guichard Perrachon, que controla o Pão de Açúcar no Brasil, informou hoje que seu lucro comercial subiu 7,5% no ano passado, de 1,21 bilhão de euros em 2009 para 1,3 bilhão de euros (US$ 1,79 bilhão) em 2010. O resultado foi obtido em parte por conta da mudança nas taxas de câmbio, especialmente a queda do euro em relação a moedas asiáticas e latino-americanas. As vendas fortes nos mercados emergentes também ajudaram a compensar o fraco desempenho na França. No entanto, o lucro líquido da companhia caiu 7% em 2010, para 550 milhões de euros, ante 591 milhões de euros em 2009. A companhia tentou impulsionar suas vendas na França por meio do corte de preços nas suas grandes lojas de supermercados e das lojas de desconto Leader Price. O lucro operacional das atuais atividades do Casino na França caiu 4,1%, devido à redução de preços promovida pela empresa.O Casino informou em janeiro vendas anuais de 29 bilhões de euros, uma alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os negócios no exterior foram impulsionados pelas recentes aquisições da Casas Bahia e das lojas do Carrefour na Tailândia.A companhia tem expandido suas operações em países emergentes, principalmente no Brasil, na Colômbia, na Tailândia e no Vietnã. O grupo diz que 45% das vendas em 2011 virão de mercados de fora da França. O Casino informou ainda que sua meta de crescimento anual de vendas para os próximos três anos é de mais de 10%. As informações são da Dow Jones.