A fabricante de caminhões sueca Volvo anunciou seu terceiro lucro líquido trimestral consecutivo nos três meses entre julho e setembro, de 2,81 bilhões de coroas suecas (US$ 438 milhões). A companhia afirmou que os mercados emergentes foram responsáveis por 19% de suas vendas no trimestre, em razão do forte crescimento no Brasil, na Índia e na China e de uma recuperação na Rússia. Os quatro países foram o grupo dos Brics. No mesmo período do ano passado, a Volvo teve prejuízo de 2,92 bilhões de coroas. O resultado do terceiro trimestre deste ano ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam lucro de 2,42 bilhões de coroas. As vendas da companhia cresceram 32%, para 64 bilhões de coroas, de 48,48 bilhões de coroas de um ano antes, também acima das expectativas de 62,40 bilhões de coroas.Já o lucro operacional da fabricante de caminhões ficou em 4,91 bilhões de coroas, uma melhora em relação ao prejuízo de 3,29 bilhões de coroas registrado no terceiro trimestre de 2009. Analisas esperavam lucro operacional de 4,22 bilhões de coras. Olof Persson, executivo-chefe para equipamentos de construção da Volvo, não quis fazer uma previsão para crescimento em 2011, mas disse que a empresa tem um cenário de crescimento para o próximo ano, puxado por Brasil e China. Para este ano, a Volvo manteve a projeção de 10% de crescimento em equipamentos para construção na Europa e de entre 5% e 10% na América do Norte. Na Ásia e em outros mercados a previsão de crescimento em 2010 foi elevada para 50%, ante a estimativa anterior de 30% a 40% na Ásia e de 40% em outros mercados.A Volvo viu a demanda por seus produtos caírem na medida em que os consumidores adiaram ou cancelaram encomendas, o que levou a seis trimestres de perdas entre 2008 e 2009. Mas no terceiro trimestre deste ano a companhia registrou encomendas líquidas de 50.869 caminhões, acima dos 48.418 pedidos no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.