Faltando apenas duas semanas para o Natal, a Macy’s, uma das maiores redes varejistas dos Estados Unidos, está operando sob uma nuvem pesada.
A companhia se recuperou, em parte, após dar mais detalhes, nesta quarta-feira, 11, sobre como um de seus empregados havia escondido mais de US$ 150 milhões (R$ 893,2 milhões, ao câmbio desta quarta-feira, 11) em despesas nos últimos anos.
A empresa disse que o efeito não foi “material”, mas a obrigou a revisar suas contas anteriores e reduzir sua previsão de lucros neste ano. Essa foi uma notícia desagradável ao entrar na mais importante temporada de vendas.
A Macy’s disse em comunicado que um único empregado, que não está mais na empresa, “intencionalmente fez lançamentos contábeis errôneos e falsificou a documentação subjacente, para subestimar as despesas de entrega” do final de 2021 até o terceiro trimestre deste ano. Em uma ligação com analistas, Adrian Mitchell, diretor financeiro da Macy’s, disse que o erro não foi cometido para ganho financeiro pessoal.
‘Não foi roubo’
“Isso não foi roubo”, ele disse. “Não houve impacto nas receitas, e não houve impacto no dinheiro ou nos estoques, pois todos os fornecedores foram totalmente pagos.” A empresa disse que estava tomando medidas para melhorar seus controles financeiros.
Mas ainda há preocupações sobre como o varejista vai recuperar as vendas fracas e se defender de investidores ativistas que pressionam por grandes mudanças.
A Macy’s aumentou ligeiramente sua previsão de receita para o ano inteiro, mas ainda esperava um leve declínio nas vendas. Após fazer ajustes para corrigir o erro contábil, ela também cortou sua previsão de lucro, atingindo suas já pressionadas ações, que caíram 6%.
A Macy’s disse que seu lucro operacional no último trimestre caiu 23% em relação ao ano anterior. O estoque aumentou, um sinal do reforço de mercadorias que a empresa esperava vender enquanto se preparava para seu maior trimestre do ano.
Analistas que acompanham a Macy’s há anos veem desafios muito maiores do que uma contabilidade frouxa.
“O estado da empresa é geralmente insalubre”, disse David Swartz, analista da Morningstar.
Consumidores mais exigentes
A Macy’s, a maior rede de lojas de departamentos dos Estados Unidos, está no meio de seu mais recente plano de recuperação, supervisionado por seu presidente executivo, Tony Spring, um veterano da Bloomingdale’s queassumiu o comando em fevereiro. Os consumidores estão sendo mais seletivos em seus gastos, e a Macy’s tem lutado para atrair esse público mais exigente.
Seu plano de recuperação, anunciado em fevereiro, busca atrair compradores para suas lojas, melhorar o serviço e a mercadoria que os clientes recebem e fechar os locais que não valem mais a pena operar. O plano, dizem muitos analistas, não é muito diferente de tentativas anteriores de reavivar a rede: fechamentos de lojas, melhor experiência na loja, margens de lucro mais amplas.
O varejista disse que planeja fechar cerca de 65 lojas neste ano fiscal, que termina no início de 2025.
“A Macy’s está constantemente reduzindo e esperando que os planos de recuperação melhorem o desempenho das lojas restantes”, disse o Sr. Swartz. “Mas no passado, não vimos isso, então as pessoas também não estão confiantes hoje.”
As lojas de departamento estão em dificuldades. Menos pessoas estão indo aos shoppings, e marcas que historicamente vendiam dentro da Macy’s estão abrindo suas próprias lojas e construindo relacionamentos diretos com seus clientes.
“A mudança do consumidor os levou para outro lugar que não uma loja de departamentos”, disse Jessica Ramírez, analista da Jane Hali & Associates.
Em novembro, a Kohl’s disse que as vendas caíram 9,3% em seu último trimestre. Em uma ligação com analistas, Tom Kingsbury, o presidente executivo do varejista, disse que a fraqueza era parcialmente atribuível à economia e aos consumidores “espremidos”, além de fatores específicos da empresa, como seu marketing e gama de produtos. “Cabe a nós consertar isso”, disse ele. Seu sucessor, Ashley Buchanan, da Michael’s, assumirá como presidente executivo em janeiro.
Por outro lado, varejistas como TJ Maxx e Walmart têm registrado crescimento nas vendas nos últimos trimestres, em parte porque os consumidores disseram que gostam do que essas lojas estão estocando.
O Sr. Spring disse que a Macy’s viu fortes vendas em fragrâncias e que a demanda por bolsas femininas melhorou um pouco. A empresa disse que o clima mais quente do que o normal prejudicou as vendas no outono; ela deu desconto em algumas de suas mercadorias sazonais.
Um mês decisivo
As próximas semanas são cruciais para a Macy’s, que se refere a si mesma como “a melhor opção para presentear”. Ela registrou 35% de suas vendas anuais no quarto trimestre do ano passado. Tal dependência de um único trimestre pode ser desafiadora para a empresa este ano, já que os consumidores não estão gastando em itens como nos anos anteriores, disse Oliver Chen, analista da TD Cowen.
“Eles ainda sentem a inflação e ainda estão sendo cautelosos sobre compras de alto valor”, disse Chen. “Eles estão apenas priorizando os presentes críticos.”
A previsão da Macy’s para o resto do ano pressupõe que as pressões sobre os consumidores persistirão e que a empresa busca atrair consumidores preocupados com os custos, ao mesmo tempo que mantém um crescimento lucrativo.
“Estamos navegando por uma série de coisas”, disse Mitchell, o diretor financeiro da empresa. “Estamos navegando pelo clima. Estamos navegando por um ambiente competitivo. Estamos navegando por uma variedade de promoções.”
Swartz, da Morningstar, disse que viu um “vislumbre de esperança” nos 50 locais que a Macy’s destacou como seu futuro, com base na geografia, equipe e outros fatores. No terceiro trimestre, a empresa disse que as vendas comparáveis nessas lojas aumentaram 1,9%.
“Não podemos ter certeza se isso vai durar”, ele disse. “Então as pessoas não estão confiantes, e é por isso que o preço das ações da Macy’s não foi a lugar nenhum.”
As ações da empresa caíram cerca de 20% desde o início do ano.
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As ações obtiveram algum suporte esta semana depois que a Barington Capital e a Thor Equities disseram na segunda-feira que montariam uma campanha ativista para pressionar a Macy’s a reduzir os gastos de capital, recomprar mais de suas ações e monetizar seu portfólio imobiliário, que estava no centro de uma campanha ativista anterior. O plano pode retirar dinheiro da empresa que ela diz precisar para melhorar sua experiência na loja, um pilar de seu plano de recuperação.
A Macy’s disse em comunicado ao mercado, na segunda-feira, 9, que estava confiante com sua estratégia e “comprometida em entregar crescimento sustentável e lucrativo e gerar valor para os acionistas”.