Ocupação de escritórios cresce e estimula lançamentos de edifícios corporativos em SP


O mercado imobiliário comercial na capital paulista registra aumento na ocupação de espaços corporativos; novo edifício do Safra na Vila Madalena ficou pronto este ano para aproveitar retomada do trabalho presencial

Por Lucas Agrela

Cada vez mais pessoas estão retornando ao trabalho presencial, mas agora com novas exigências, como fácil acesso ao transporte e maior espaço individual por funcionário. Segundo dados da consultoria imobiliária CBRE, a ocupação dos imóveis comerciais no País aumentou nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, entre os cerca de 430 prédios monitorados pela empresa, a ocupação ficou acima de 70% em 82% dos escritórios. O número representa uma evolução importante em 12 meses, tendo aumentado 6 pontos porcentuais.

“Ou seja, em 82% desses prédios, as pessoas estão indo de três a quatro vezes por semana. O dia que se torna uma exceção é a sexta-feira. Mesmo a segunda, que antes era dia de trabalho remoto, não é mais”, afirma Felipe Giuliano, diretor de áreas de locação, brokerage services e pesquisa da CBRE.

Entre as motivações para a volta ao trabalho presencial, o especialista aponta que, além de mais empresas estarem cobrando o retorno, há casos de pessoas que não têm a infraestrutura necessária para trabalhar de casa. Porém, há uma mudança no espaço oferecido aos funcionários, tendência relacionada tanto ao conforto quanto ao combate a proliferação de doenças contagiosas. Antes da pandemia, a densidade dos escritórios era de uma pessoa para cada 7 m², número que hoje subiu para 10 m² e está se aproximando de 12 m².

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Por parte das empresas, a busca por espaços comerciais tem sido por escritórios melhores, mais modernos, com localização mais acessível ou com maior oferta de diferenciais de sustentabilidade.

De acordo com a CBRE, a vacância de polos comerciais de São Paulo tem diminuído neste ano. Na região da Faria Lima, a taxa está em 5,6%, com aluguéis que custam entre R$ 250 e R$ 300 o m². Nos Jardins, a taxa é um pouco maior, com 10,6% de vacância, com preços de aluguéis iguais. Já na Av. Chucri Zaidan, com custo de aluguel mais baixo, na faixa de R$ 80 a R$ 100 o m², a vacância ainda está elevada, em 24,1%.

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O novo edifício comercial Fidalga J. Safra Corporate fica na Vila Madalena, em São Paulo Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

Além desses bairros, a região da Vila Madalena também vem mesclando cada vez mais a boemia com os escritórios. O mais novo exemplo dessa tendência na região é o empreendimento Fidalga J. Safra Corporate, localizado na rua Fidalga, 380.

Com vista livre para a região residencial da Vila Madalena, o edifício da incorporadora Idea!Zarvos e da construtora Rocontec ficou pronto em setembro deste ano. O prédio tem cinco pavimentos com possibilidade de divisão em dois conjuntos a partir de 1.100 m². Do primeiro ao terceiro pavimentos, as unidades são no formato duplex. Para estacionamento, o prédio tem cinco subsolos, com um total de 192 vagas de garagem.

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O empreendimento de 16.995,42 m² tem 70% das unidades com pé direito duplo, com mais de 5 metros, e tanto fachada quanto áreas internas têm vegetação. “A existência de áreas verdes externas e internas, de iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis compõem um ambiente mais saudável e estimulante. Esse conjunto de coisas melhora a qualidade do ar e reduz o estresse, de forma natural, além de incentivar a criatividade e a produtividade das pessoas. O design inovador, que prioriza o conforto e a funcionalidade, cria um espaço que promove o bem-estar geral e a satisfação dos ocupantes”, informa a empresa.

Escritório tem estações de trabalho flexíveis Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

O prédio terá também um boulevard aberto ao público com lojas, galerias e restaurantes, localizado entre as ruas Girassol e Fidalga. A área de lojas tem quatro espaços, com tamanhos de 80 a 570 m².

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“A proposta do empreendimento atende além das necessidades atuais do mercado e das pessoas, como também antecipa futuras demandas, oferecendo um ambiente que promove eficiência e bem-estar, refletindo os novos padrões de escritório e reforçando a Vila Madalena como um polo corporativo de destaque”, comenta Giuliano, da CBRE.

Cada vez mais pessoas estão retornando ao trabalho presencial, mas agora com novas exigências, como fácil acesso ao transporte e maior espaço individual por funcionário. Segundo dados da consultoria imobiliária CBRE, a ocupação dos imóveis comerciais no País aumentou nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, entre os cerca de 430 prédios monitorados pela empresa, a ocupação ficou acima de 70% em 82% dos escritórios. O número representa uma evolução importante em 12 meses, tendo aumentado 6 pontos porcentuais.

“Ou seja, em 82% desses prédios, as pessoas estão indo de três a quatro vezes por semana. O dia que se torna uma exceção é a sexta-feira. Mesmo a segunda, que antes era dia de trabalho remoto, não é mais”, afirma Felipe Giuliano, diretor de áreas de locação, brokerage services e pesquisa da CBRE.

Entre as motivações para a volta ao trabalho presencial, o especialista aponta que, além de mais empresas estarem cobrando o retorno, há casos de pessoas que não têm a infraestrutura necessária para trabalhar de casa. Porém, há uma mudança no espaço oferecido aos funcionários, tendência relacionada tanto ao conforto quanto ao combate a proliferação de doenças contagiosas. Antes da pandemia, a densidade dos escritórios era de uma pessoa para cada 7 m², número que hoje subiu para 10 m² e está se aproximando de 12 m².

Por parte das empresas, a busca por espaços comerciais tem sido por escritórios melhores, mais modernos, com localização mais acessível ou com maior oferta de diferenciais de sustentabilidade.

De acordo com a CBRE, a vacância de polos comerciais de São Paulo tem diminuído neste ano. Na região da Faria Lima, a taxa está em 5,6%, com aluguéis que custam entre R$ 250 e R$ 300 o m². Nos Jardins, a taxa é um pouco maior, com 10,6% de vacância, com preços de aluguéis iguais. Já na Av. Chucri Zaidan, com custo de aluguel mais baixo, na faixa de R$ 80 a R$ 100 o m², a vacância ainda está elevada, em 24,1%.

O novo edifício comercial Fidalga J. Safra Corporate fica na Vila Madalena, em São Paulo Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

Além desses bairros, a região da Vila Madalena também vem mesclando cada vez mais a boemia com os escritórios. O mais novo exemplo dessa tendência na região é o empreendimento Fidalga J. Safra Corporate, localizado na rua Fidalga, 380.

Com vista livre para a região residencial da Vila Madalena, o edifício da incorporadora Idea!Zarvos e da construtora Rocontec ficou pronto em setembro deste ano. O prédio tem cinco pavimentos com possibilidade de divisão em dois conjuntos a partir de 1.100 m². Do primeiro ao terceiro pavimentos, as unidades são no formato duplex. Para estacionamento, o prédio tem cinco subsolos, com um total de 192 vagas de garagem.

O empreendimento de 16.995,42 m² tem 70% das unidades com pé direito duplo, com mais de 5 metros, e tanto fachada quanto áreas internas têm vegetação. “A existência de áreas verdes externas e internas, de iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis compõem um ambiente mais saudável e estimulante. Esse conjunto de coisas melhora a qualidade do ar e reduz o estresse, de forma natural, além de incentivar a criatividade e a produtividade das pessoas. O design inovador, que prioriza o conforto e a funcionalidade, cria um espaço que promove o bem-estar geral e a satisfação dos ocupantes”, informa a empresa.

Escritório tem estações de trabalho flexíveis Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

O prédio terá também um boulevard aberto ao público com lojas, galerias e restaurantes, localizado entre as ruas Girassol e Fidalga. A área de lojas tem quatro espaços, com tamanhos de 80 a 570 m².

“A proposta do empreendimento atende além das necessidades atuais do mercado e das pessoas, como também antecipa futuras demandas, oferecendo um ambiente que promove eficiência e bem-estar, refletindo os novos padrões de escritório e reforçando a Vila Madalena como um polo corporativo de destaque”, comenta Giuliano, da CBRE.

Cada vez mais pessoas estão retornando ao trabalho presencial, mas agora com novas exigências, como fácil acesso ao transporte e maior espaço individual por funcionário. Segundo dados da consultoria imobiliária CBRE, a ocupação dos imóveis comerciais no País aumentou nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, entre os cerca de 430 prédios monitorados pela empresa, a ocupação ficou acima de 70% em 82% dos escritórios. O número representa uma evolução importante em 12 meses, tendo aumentado 6 pontos porcentuais.

“Ou seja, em 82% desses prédios, as pessoas estão indo de três a quatro vezes por semana. O dia que se torna uma exceção é a sexta-feira. Mesmo a segunda, que antes era dia de trabalho remoto, não é mais”, afirma Felipe Giuliano, diretor de áreas de locação, brokerage services e pesquisa da CBRE.

Entre as motivações para a volta ao trabalho presencial, o especialista aponta que, além de mais empresas estarem cobrando o retorno, há casos de pessoas que não têm a infraestrutura necessária para trabalhar de casa. Porém, há uma mudança no espaço oferecido aos funcionários, tendência relacionada tanto ao conforto quanto ao combate a proliferação de doenças contagiosas. Antes da pandemia, a densidade dos escritórios era de uma pessoa para cada 7 m², número que hoje subiu para 10 m² e está se aproximando de 12 m².

Por parte das empresas, a busca por espaços comerciais tem sido por escritórios melhores, mais modernos, com localização mais acessível ou com maior oferta de diferenciais de sustentabilidade.

De acordo com a CBRE, a vacância de polos comerciais de São Paulo tem diminuído neste ano. Na região da Faria Lima, a taxa está em 5,6%, com aluguéis que custam entre R$ 250 e R$ 300 o m². Nos Jardins, a taxa é um pouco maior, com 10,6% de vacância, com preços de aluguéis iguais. Já na Av. Chucri Zaidan, com custo de aluguel mais baixo, na faixa de R$ 80 a R$ 100 o m², a vacância ainda está elevada, em 24,1%.

O novo edifício comercial Fidalga J. Safra Corporate fica na Vila Madalena, em São Paulo Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

Além desses bairros, a região da Vila Madalena também vem mesclando cada vez mais a boemia com os escritórios. O mais novo exemplo dessa tendência na região é o empreendimento Fidalga J. Safra Corporate, localizado na rua Fidalga, 380.

Com vista livre para a região residencial da Vila Madalena, o edifício da incorporadora Idea!Zarvos e da construtora Rocontec ficou pronto em setembro deste ano. O prédio tem cinco pavimentos com possibilidade de divisão em dois conjuntos a partir de 1.100 m². Do primeiro ao terceiro pavimentos, as unidades são no formato duplex. Para estacionamento, o prédio tem cinco subsolos, com um total de 192 vagas de garagem.

O empreendimento de 16.995,42 m² tem 70% das unidades com pé direito duplo, com mais de 5 metros, e tanto fachada quanto áreas internas têm vegetação. “A existência de áreas verdes externas e internas, de iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis compõem um ambiente mais saudável e estimulante. Esse conjunto de coisas melhora a qualidade do ar e reduz o estresse, de forma natural, além de incentivar a criatividade e a produtividade das pessoas. O design inovador, que prioriza o conforto e a funcionalidade, cria um espaço que promove o bem-estar geral e a satisfação dos ocupantes”, informa a empresa.

Escritório tem estações de trabalho flexíveis Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

O prédio terá também um boulevard aberto ao público com lojas, galerias e restaurantes, localizado entre as ruas Girassol e Fidalga. A área de lojas tem quatro espaços, com tamanhos de 80 a 570 m².

“A proposta do empreendimento atende além das necessidades atuais do mercado e das pessoas, como também antecipa futuras demandas, oferecendo um ambiente que promove eficiência e bem-estar, refletindo os novos padrões de escritório e reforçando a Vila Madalena como um polo corporativo de destaque”, comenta Giuliano, da CBRE.

Cada vez mais pessoas estão retornando ao trabalho presencial, mas agora com novas exigências, como fácil acesso ao transporte e maior espaço individual por funcionário. Segundo dados da consultoria imobiliária CBRE, a ocupação dos imóveis comerciais no País aumentou nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, entre os cerca de 430 prédios monitorados pela empresa, a ocupação ficou acima de 70% em 82% dos escritórios. O número representa uma evolução importante em 12 meses, tendo aumentado 6 pontos porcentuais.

“Ou seja, em 82% desses prédios, as pessoas estão indo de três a quatro vezes por semana. O dia que se torna uma exceção é a sexta-feira. Mesmo a segunda, que antes era dia de trabalho remoto, não é mais”, afirma Felipe Giuliano, diretor de áreas de locação, brokerage services e pesquisa da CBRE.

Entre as motivações para a volta ao trabalho presencial, o especialista aponta que, além de mais empresas estarem cobrando o retorno, há casos de pessoas que não têm a infraestrutura necessária para trabalhar de casa. Porém, há uma mudança no espaço oferecido aos funcionários, tendência relacionada tanto ao conforto quanto ao combate a proliferação de doenças contagiosas. Antes da pandemia, a densidade dos escritórios era de uma pessoa para cada 7 m², número que hoje subiu para 10 m² e está se aproximando de 12 m².

Por parte das empresas, a busca por espaços comerciais tem sido por escritórios melhores, mais modernos, com localização mais acessível ou com maior oferta de diferenciais de sustentabilidade.

De acordo com a CBRE, a vacância de polos comerciais de São Paulo tem diminuído neste ano. Na região da Faria Lima, a taxa está em 5,6%, com aluguéis que custam entre R$ 250 e R$ 300 o m². Nos Jardins, a taxa é um pouco maior, com 10,6% de vacância, com preços de aluguéis iguais. Já na Av. Chucri Zaidan, com custo de aluguel mais baixo, na faixa de R$ 80 a R$ 100 o m², a vacância ainda está elevada, em 24,1%.

O novo edifício comercial Fidalga J. Safra Corporate fica na Vila Madalena, em São Paulo Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

Além desses bairros, a região da Vila Madalena também vem mesclando cada vez mais a boemia com os escritórios. O mais novo exemplo dessa tendência na região é o empreendimento Fidalga J. Safra Corporate, localizado na rua Fidalga, 380.

Com vista livre para a região residencial da Vila Madalena, o edifício da incorporadora Idea!Zarvos e da construtora Rocontec ficou pronto em setembro deste ano. O prédio tem cinco pavimentos com possibilidade de divisão em dois conjuntos a partir de 1.100 m². Do primeiro ao terceiro pavimentos, as unidades são no formato duplex. Para estacionamento, o prédio tem cinco subsolos, com um total de 192 vagas de garagem.

O empreendimento de 16.995,42 m² tem 70% das unidades com pé direito duplo, com mais de 5 metros, e tanto fachada quanto áreas internas têm vegetação. “A existência de áreas verdes externas e internas, de iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis compõem um ambiente mais saudável e estimulante. Esse conjunto de coisas melhora a qualidade do ar e reduz o estresse, de forma natural, além de incentivar a criatividade e a produtividade das pessoas. O design inovador, que prioriza o conforto e a funcionalidade, cria um espaço que promove o bem-estar geral e a satisfação dos ocupantes”, informa a empresa.

Escritório tem estações de trabalho flexíveis Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

O prédio terá também um boulevard aberto ao público com lojas, galerias e restaurantes, localizado entre as ruas Girassol e Fidalga. A área de lojas tem quatro espaços, com tamanhos de 80 a 570 m².

“A proposta do empreendimento atende além das necessidades atuais do mercado e das pessoas, como também antecipa futuras demandas, oferecendo um ambiente que promove eficiência e bem-estar, refletindo os novos padrões de escritório e reforçando a Vila Madalena como um polo corporativo de destaque”, comenta Giuliano, da CBRE.

Cada vez mais pessoas estão retornando ao trabalho presencial, mas agora com novas exigências, como fácil acesso ao transporte e maior espaço individual por funcionário. Segundo dados da consultoria imobiliária CBRE, a ocupação dos imóveis comerciais no País aumentou nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, entre os cerca de 430 prédios monitorados pela empresa, a ocupação ficou acima de 70% em 82% dos escritórios. O número representa uma evolução importante em 12 meses, tendo aumentado 6 pontos porcentuais.

“Ou seja, em 82% desses prédios, as pessoas estão indo de três a quatro vezes por semana. O dia que se torna uma exceção é a sexta-feira. Mesmo a segunda, que antes era dia de trabalho remoto, não é mais”, afirma Felipe Giuliano, diretor de áreas de locação, brokerage services e pesquisa da CBRE.

Entre as motivações para a volta ao trabalho presencial, o especialista aponta que, além de mais empresas estarem cobrando o retorno, há casos de pessoas que não têm a infraestrutura necessária para trabalhar de casa. Porém, há uma mudança no espaço oferecido aos funcionários, tendência relacionada tanto ao conforto quanto ao combate a proliferação de doenças contagiosas. Antes da pandemia, a densidade dos escritórios era de uma pessoa para cada 7 m², número que hoje subiu para 10 m² e está se aproximando de 12 m².

Por parte das empresas, a busca por espaços comerciais tem sido por escritórios melhores, mais modernos, com localização mais acessível ou com maior oferta de diferenciais de sustentabilidade.

De acordo com a CBRE, a vacância de polos comerciais de São Paulo tem diminuído neste ano. Na região da Faria Lima, a taxa está em 5,6%, com aluguéis que custam entre R$ 250 e R$ 300 o m². Nos Jardins, a taxa é um pouco maior, com 10,6% de vacância, com preços de aluguéis iguais. Já na Av. Chucri Zaidan, com custo de aluguel mais baixo, na faixa de R$ 80 a R$ 100 o m², a vacância ainda está elevada, em 24,1%.

O novo edifício comercial Fidalga J. Safra Corporate fica na Vila Madalena, em São Paulo Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

Além desses bairros, a região da Vila Madalena também vem mesclando cada vez mais a boemia com os escritórios. O mais novo exemplo dessa tendência na região é o empreendimento Fidalga J. Safra Corporate, localizado na rua Fidalga, 380.

Com vista livre para a região residencial da Vila Madalena, o edifício da incorporadora Idea!Zarvos e da construtora Rocontec ficou pronto em setembro deste ano. O prédio tem cinco pavimentos com possibilidade de divisão em dois conjuntos a partir de 1.100 m². Do primeiro ao terceiro pavimentos, as unidades são no formato duplex. Para estacionamento, o prédio tem cinco subsolos, com um total de 192 vagas de garagem.

O empreendimento de 16.995,42 m² tem 70% das unidades com pé direito duplo, com mais de 5 metros, e tanto fachada quanto áreas internas têm vegetação. “A existência de áreas verdes externas e internas, de iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis compõem um ambiente mais saudável e estimulante. Esse conjunto de coisas melhora a qualidade do ar e reduz o estresse, de forma natural, além de incentivar a criatividade e a produtividade das pessoas. O design inovador, que prioriza o conforto e a funcionalidade, cria um espaço que promove o bem-estar geral e a satisfação dos ocupantes”, informa a empresa.

Escritório tem estações de trabalho flexíveis Foto: Divulgação/Safra/Idea!Zarvos

O prédio terá também um boulevard aberto ao público com lojas, galerias e restaurantes, localizado entre as ruas Girassol e Fidalga. A área de lojas tem quatro espaços, com tamanhos de 80 a 570 m².

“A proposta do empreendimento atende além das necessidades atuais do mercado e das pessoas, como também antecipa futuras demandas, oferecendo um ambiente que promove eficiência e bem-estar, refletindo os novos padrões de escritório e reforçando a Vila Madalena como um polo corporativo de destaque”, comenta Giuliano, da CBRE.

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