Suspeita de espionagem pode banir software chinês de carros nos EUA; entenda


Medida proposta pelo governo Biden tem como objetivo impedir que as agências de inteligência chinesas monitorem os movimentos dos americanos

Por David E. Sanger, Madeleine Ngo e Jack Ewing

WASHINGTON - O governo de Joe Biden anunciou uma iniciativa abrangente para banir dos carros conectados à internet nos Estados Unidos software desenvolvido pela China, usando como justificativa motivos de segurança nacional. A ação tem como objetivo impedir que as agências de inteligência chinesas monitorem os movimentos dos americanos ou usem os componentes eletrônicos dos veículos como um caminho para a rede elétrica dos EUA ou outra infraestrutura crítica.

A medida, provavelmente o último grande corte de entrada de produtos chineses nos Estados Unidos durante o governo Biden, segue a mesma lógica que resultou na proibição de equipamentos de telecomunicações da Huawei e nas investigações sobre guindastes fabricados na China que operam em portos americanos.

Fábrica de automóveis em Hefei, na China  Foto: Qilai Shen/NYT
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Combinada com o esforço do Congresso americano para forçar o TikTok a cortar seus laços com seus proprietários chineses, a iniciativa é um acréscimo importante aos esforços do governo para vedar o que ele considera como grandes vulnerabilidades cibernéticas para os Estados Unidos. Mas o esforço, na verdade, começou a derrubar uma cortina de ferro digital entre as duas maiores economias do mundo, que há apenas duas décadas estavam declarando que a internet os uniria.

Ao anunciar a medida, as autoridades do governo disseram que as preocupações com a segurança nacional, e não com a política, levaram o Departamento de Comércio a propor a proibição, que, segundo essas pessoas, provavelmente se tornará uma regra permanente antes que o presidente Joe Biden deixe o cargo, em 20 de janeiro. Este ano, Biden anunciou tarifas de 100% sobre os veículos elétricos chineses, dizendo que eles eram altamente subsidiados na China. O anúncio foi surpreendente porque esses carros mal haviam começado a entrar no mercado dos EUA - e Biden explicitamente apresentou a medida como uma forma de manter os empregos nos Estados Unidos.

“Muitas dessas tecnologias coletam grandes volumes de informações dos motoristas”, disse Jake Sullivan, assessor de segurança nacional de Biden, aos repórteres no domingo. Elas também se conectam constantemente com dispositivos pessoais, com outros carros, com a infraestrutura crítica dos EUA e com os fabricantes originais de veículos e componentes, disse.

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E acrescentou: “Por essa razão, os veículos conectados e a tecnologia que eles usam trazem novas vulnerabilidades e ameaças, especialmente no caso de veículos ou componentes desenvolvidos na República Popular da China e em outros países”, disse.

Sullivan fez referência às preocupações dos EUA com o que é chamado de Volt Typhoon, que, segundo as autoridades de inteligência dos EUA e o FBI, é um esforço chinês para inserir códigos nos sistemas de energia, nos dutos de água e em outras infraestruturas essenciais dos EUA. As autoridades dos EUA temem que, em um momento de crise - por exemplo, um esforço chinês para tomar Taiwan -, o código possa ser implantado para paralisar as bases militares dos EUA, retardando sua resposta.

O combate às ameaças reais e percebidas da China é uma das poucas questões que conquistaram o apoio tanto dos democratas quanto dos republicanos, embora muitos especialistas em China acreditem que o medo de Pequim tenha ido longe demais - e que também esteja prejudicando os consumidores americanos. No entanto, quer o ex-presidente Donald Trump retorne ao Salão Oval ou a vice-presidente Kamala Harris seja eleita, os especialistas acreditam que a lista cada vez maior de importações chinesas proibidas - e as restrições sobre os tipos de chips e software que podem ser exportados para Pequim - provavelmente só se acelerarão.

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De acordo com a regra proposta, o software russo também seria incluído, embora os russos não produzam quase nada que possa ser proibido.

“O precedente é significativo e acho que ele apenas reflete as complexidades de um mundo em que muitos dispositivos conectados podem ser transformados em armas”, disse Brad Setser, membro sênior do Council on Foreign Relations. “A competição e a rivalidade de segurança entre os EUA e a China estão aumentando. Portanto, certamente, existe a possibilidade de que esse precedente possa se expandir com o tempo.”

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Peter Harrell, que já foi diretor sênior de economia internacional do Conselho de Segurança Nacional durante o governo Biden, disse que as autoridades federais poderiam examinar os drones fabricados na China, que apresentam riscos semelhantes de vigilância e segurança.

“É provável que isso esteja abrindo a porta, ao longo de vários anos, para um conjunto de ações governamentais muito mais amplo”, disse Harrell.

Embora ele tenha dito que não tinha certeza se o governo Biden seria capaz de fazer muito mais antes do fim do mandato, avaliou que o país “provavelmente veria uma continuação disso sob Trump ou Harris”.

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A proibição proposta se aplicaria a todos os veículos que rodam nas estradas, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Ela excluiria os veículos que não são usados em vias públicas, como os destinados à agricultura ou à mineração.

A proibição de software de origem chinesa ou russa em veículos conectados e autônomos começaria nos modelos de 2027. A regra proposta também proibiria o hardware integrado aos sistemas de conectividade dos veículos a partir dos modelos de 2030.

Medidas proativas

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Gina Raimondo, a secretária de comércio, reconheceu que poucos veículos chineses ou russos estavam nas estradas dos EUA atualmente, mas disse que o governo queria tomar medidas proativas para “proteger o povo americano, incluindo nossos filhos, de uma possível vigilância”.

Raimondo disse que adversários estrangeiros poderiam usar seu software em veículos conectados para coletar dados sobre onde os motoristas moram e onde seus filhos vão à escola, entre outras coisas. Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos em operação nos Estados Unidos, uma medida que poderia causar acidentes e bloquear estradas, disse Raimondo.

“Não se trata de comércio ou vantagem econômica”, disse Raimondo em uma conversa com repórteres no domingo. “Trata-se de uma ação estritamente de segurança nacional”.

A proliferação de eletrônicos em carros apresenta um dilema para os legisladores e montadoras. A China é um importante fornecedor de tecnologia - como o lidar, que usa a luz para detectar objetos e é essencial para muitos sistemas de assistência ao motorista. As montadoras chinesas também desenvolveram alguns dos mais avançados sistemas de direção autônoma.

As peças chinesas, que geralmente entram nos Estados Unidos por meio de fornecedores no México ou no Canadá, têm o potencial de serem usadas para espionagem e ataques cibernéticos, alertam alguns especialistas.

“Adversários estrangeiros estão controlando e aproveitando as principais cadeias de suprimentos para fins geopolíticos e econômicos”, disse Avery Ash, diretor executivo da Coalition for Reimagined Mobility, um grupo de defesa, em um comunicado nesta segunda-feira.

Mas os fabricantes de automóveis dos EUA correm o risco de ficar para trás se não tiverem acesso à tecnologia mais recente. A China é o maior mercado de automóveis do mundo e domina a produção de baterias para carros elétricos. Cerca de metade dos carros novos vendidos na China são elétricos, o que permite que as empresas chinesas atinjam mais rapidamente a escala necessária para cortar custos e investir mais em pesquisa e desenvolvimento.

Os fabricantes de automóveis dos EUA usam “muito pouco” software ou hardware da China e apoiam as regras, disse John Bozzella, presidente da Alliance for Automotive Innovation, que representa a maioria dos principais fabricantes de automóveis em Washington.

“Mas essa regra exigirá que os fabricantes de automóveis, em alguns casos, encontrem fornecedores alternativos”, disse Bozzella em um comunicado. “Não se pode simplesmente ligar um interruptor e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia.”

O tempo de espera na regra proposta pode não ser suficiente para alguns fabricantes, acrescentou.

Além das tarifas de 100%, as regras podem se revelar um obstáculo intransponível para as montadoras chinesas, como a BYD, que estão de olho nos Estados Unidos.

WASHINGTON - O governo de Joe Biden anunciou uma iniciativa abrangente para banir dos carros conectados à internet nos Estados Unidos software desenvolvido pela China, usando como justificativa motivos de segurança nacional. A ação tem como objetivo impedir que as agências de inteligência chinesas monitorem os movimentos dos americanos ou usem os componentes eletrônicos dos veículos como um caminho para a rede elétrica dos EUA ou outra infraestrutura crítica.

A medida, provavelmente o último grande corte de entrada de produtos chineses nos Estados Unidos durante o governo Biden, segue a mesma lógica que resultou na proibição de equipamentos de telecomunicações da Huawei e nas investigações sobre guindastes fabricados na China que operam em portos americanos.

Fábrica de automóveis em Hefei, na China  Foto: Qilai Shen/NYT

Combinada com o esforço do Congresso americano para forçar o TikTok a cortar seus laços com seus proprietários chineses, a iniciativa é um acréscimo importante aos esforços do governo para vedar o que ele considera como grandes vulnerabilidades cibernéticas para os Estados Unidos. Mas o esforço, na verdade, começou a derrubar uma cortina de ferro digital entre as duas maiores economias do mundo, que há apenas duas décadas estavam declarando que a internet os uniria.

Ao anunciar a medida, as autoridades do governo disseram que as preocupações com a segurança nacional, e não com a política, levaram o Departamento de Comércio a propor a proibição, que, segundo essas pessoas, provavelmente se tornará uma regra permanente antes que o presidente Joe Biden deixe o cargo, em 20 de janeiro. Este ano, Biden anunciou tarifas de 100% sobre os veículos elétricos chineses, dizendo que eles eram altamente subsidiados na China. O anúncio foi surpreendente porque esses carros mal haviam começado a entrar no mercado dos EUA - e Biden explicitamente apresentou a medida como uma forma de manter os empregos nos Estados Unidos.

“Muitas dessas tecnologias coletam grandes volumes de informações dos motoristas”, disse Jake Sullivan, assessor de segurança nacional de Biden, aos repórteres no domingo. Elas também se conectam constantemente com dispositivos pessoais, com outros carros, com a infraestrutura crítica dos EUA e com os fabricantes originais de veículos e componentes, disse.

E acrescentou: “Por essa razão, os veículos conectados e a tecnologia que eles usam trazem novas vulnerabilidades e ameaças, especialmente no caso de veículos ou componentes desenvolvidos na República Popular da China e em outros países”, disse.

Sullivan fez referência às preocupações dos EUA com o que é chamado de Volt Typhoon, que, segundo as autoridades de inteligência dos EUA e o FBI, é um esforço chinês para inserir códigos nos sistemas de energia, nos dutos de água e em outras infraestruturas essenciais dos EUA. As autoridades dos EUA temem que, em um momento de crise - por exemplo, um esforço chinês para tomar Taiwan -, o código possa ser implantado para paralisar as bases militares dos EUA, retardando sua resposta.

O combate às ameaças reais e percebidas da China é uma das poucas questões que conquistaram o apoio tanto dos democratas quanto dos republicanos, embora muitos especialistas em China acreditem que o medo de Pequim tenha ido longe demais - e que também esteja prejudicando os consumidores americanos. No entanto, quer o ex-presidente Donald Trump retorne ao Salão Oval ou a vice-presidente Kamala Harris seja eleita, os especialistas acreditam que a lista cada vez maior de importações chinesas proibidas - e as restrições sobre os tipos de chips e software que podem ser exportados para Pequim - provavelmente só se acelerarão.

De acordo com a regra proposta, o software russo também seria incluído, embora os russos não produzam quase nada que possa ser proibido.

“O precedente é significativo e acho que ele apenas reflete as complexidades de um mundo em que muitos dispositivos conectados podem ser transformados em armas”, disse Brad Setser, membro sênior do Council on Foreign Relations. “A competição e a rivalidade de segurança entre os EUA e a China estão aumentando. Portanto, certamente, existe a possibilidade de que esse precedente possa se expandir com o tempo.”

Peter Harrell, que já foi diretor sênior de economia internacional do Conselho de Segurança Nacional durante o governo Biden, disse que as autoridades federais poderiam examinar os drones fabricados na China, que apresentam riscos semelhantes de vigilância e segurança.

“É provável que isso esteja abrindo a porta, ao longo de vários anos, para um conjunto de ações governamentais muito mais amplo”, disse Harrell.

Embora ele tenha dito que não tinha certeza se o governo Biden seria capaz de fazer muito mais antes do fim do mandato, avaliou que o país “provavelmente veria uma continuação disso sob Trump ou Harris”.

A proibição proposta se aplicaria a todos os veículos que rodam nas estradas, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Ela excluiria os veículos que não são usados em vias públicas, como os destinados à agricultura ou à mineração.

A proibição de software de origem chinesa ou russa em veículos conectados e autônomos começaria nos modelos de 2027. A regra proposta também proibiria o hardware integrado aos sistemas de conectividade dos veículos a partir dos modelos de 2030.

Medidas proativas

Gina Raimondo, a secretária de comércio, reconheceu que poucos veículos chineses ou russos estavam nas estradas dos EUA atualmente, mas disse que o governo queria tomar medidas proativas para “proteger o povo americano, incluindo nossos filhos, de uma possível vigilância”.

Raimondo disse que adversários estrangeiros poderiam usar seu software em veículos conectados para coletar dados sobre onde os motoristas moram e onde seus filhos vão à escola, entre outras coisas. Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos em operação nos Estados Unidos, uma medida que poderia causar acidentes e bloquear estradas, disse Raimondo.

“Não se trata de comércio ou vantagem econômica”, disse Raimondo em uma conversa com repórteres no domingo. “Trata-se de uma ação estritamente de segurança nacional”.

A proliferação de eletrônicos em carros apresenta um dilema para os legisladores e montadoras. A China é um importante fornecedor de tecnologia - como o lidar, que usa a luz para detectar objetos e é essencial para muitos sistemas de assistência ao motorista. As montadoras chinesas também desenvolveram alguns dos mais avançados sistemas de direção autônoma.

As peças chinesas, que geralmente entram nos Estados Unidos por meio de fornecedores no México ou no Canadá, têm o potencial de serem usadas para espionagem e ataques cibernéticos, alertam alguns especialistas.

“Adversários estrangeiros estão controlando e aproveitando as principais cadeias de suprimentos para fins geopolíticos e econômicos”, disse Avery Ash, diretor executivo da Coalition for Reimagined Mobility, um grupo de defesa, em um comunicado nesta segunda-feira.

Mas os fabricantes de automóveis dos EUA correm o risco de ficar para trás se não tiverem acesso à tecnologia mais recente. A China é o maior mercado de automóveis do mundo e domina a produção de baterias para carros elétricos. Cerca de metade dos carros novos vendidos na China são elétricos, o que permite que as empresas chinesas atinjam mais rapidamente a escala necessária para cortar custos e investir mais em pesquisa e desenvolvimento.

Os fabricantes de automóveis dos EUA usam “muito pouco” software ou hardware da China e apoiam as regras, disse John Bozzella, presidente da Alliance for Automotive Innovation, que representa a maioria dos principais fabricantes de automóveis em Washington.

“Mas essa regra exigirá que os fabricantes de automóveis, em alguns casos, encontrem fornecedores alternativos”, disse Bozzella em um comunicado. “Não se pode simplesmente ligar um interruptor e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia.”

O tempo de espera na regra proposta pode não ser suficiente para alguns fabricantes, acrescentou.

Além das tarifas de 100%, as regras podem se revelar um obstáculo intransponível para as montadoras chinesas, como a BYD, que estão de olho nos Estados Unidos.

WASHINGTON - O governo de Joe Biden anunciou uma iniciativa abrangente para banir dos carros conectados à internet nos Estados Unidos software desenvolvido pela China, usando como justificativa motivos de segurança nacional. A ação tem como objetivo impedir que as agências de inteligência chinesas monitorem os movimentos dos americanos ou usem os componentes eletrônicos dos veículos como um caminho para a rede elétrica dos EUA ou outra infraestrutura crítica.

A medida, provavelmente o último grande corte de entrada de produtos chineses nos Estados Unidos durante o governo Biden, segue a mesma lógica que resultou na proibição de equipamentos de telecomunicações da Huawei e nas investigações sobre guindastes fabricados na China que operam em portos americanos.

Fábrica de automóveis em Hefei, na China  Foto: Qilai Shen/NYT

Combinada com o esforço do Congresso americano para forçar o TikTok a cortar seus laços com seus proprietários chineses, a iniciativa é um acréscimo importante aos esforços do governo para vedar o que ele considera como grandes vulnerabilidades cibernéticas para os Estados Unidos. Mas o esforço, na verdade, começou a derrubar uma cortina de ferro digital entre as duas maiores economias do mundo, que há apenas duas décadas estavam declarando que a internet os uniria.

Ao anunciar a medida, as autoridades do governo disseram que as preocupações com a segurança nacional, e não com a política, levaram o Departamento de Comércio a propor a proibição, que, segundo essas pessoas, provavelmente se tornará uma regra permanente antes que o presidente Joe Biden deixe o cargo, em 20 de janeiro. Este ano, Biden anunciou tarifas de 100% sobre os veículos elétricos chineses, dizendo que eles eram altamente subsidiados na China. O anúncio foi surpreendente porque esses carros mal haviam começado a entrar no mercado dos EUA - e Biden explicitamente apresentou a medida como uma forma de manter os empregos nos Estados Unidos.

“Muitas dessas tecnologias coletam grandes volumes de informações dos motoristas”, disse Jake Sullivan, assessor de segurança nacional de Biden, aos repórteres no domingo. Elas também se conectam constantemente com dispositivos pessoais, com outros carros, com a infraestrutura crítica dos EUA e com os fabricantes originais de veículos e componentes, disse.

E acrescentou: “Por essa razão, os veículos conectados e a tecnologia que eles usam trazem novas vulnerabilidades e ameaças, especialmente no caso de veículos ou componentes desenvolvidos na República Popular da China e em outros países”, disse.

Sullivan fez referência às preocupações dos EUA com o que é chamado de Volt Typhoon, que, segundo as autoridades de inteligência dos EUA e o FBI, é um esforço chinês para inserir códigos nos sistemas de energia, nos dutos de água e em outras infraestruturas essenciais dos EUA. As autoridades dos EUA temem que, em um momento de crise - por exemplo, um esforço chinês para tomar Taiwan -, o código possa ser implantado para paralisar as bases militares dos EUA, retardando sua resposta.

O combate às ameaças reais e percebidas da China é uma das poucas questões que conquistaram o apoio tanto dos democratas quanto dos republicanos, embora muitos especialistas em China acreditem que o medo de Pequim tenha ido longe demais - e que também esteja prejudicando os consumidores americanos. No entanto, quer o ex-presidente Donald Trump retorne ao Salão Oval ou a vice-presidente Kamala Harris seja eleita, os especialistas acreditam que a lista cada vez maior de importações chinesas proibidas - e as restrições sobre os tipos de chips e software que podem ser exportados para Pequim - provavelmente só se acelerarão.

De acordo com a regra proposta, o software russo também seria incluído, embora os russos não produzam quase nada que possa ser proibido.

“O precedente é significativo e acho que ele apenas reflete as complexidades de um mundo em que muitos dispositivos conectados podem ser transformados em armas”, disse Brad Setser, membro sênior do Council on Foreign Relations. “A competição e a rivalidade de segurança entre os EUA e a China estão aumentando. Portanto, certamente, existe a possibilidade de que esse precedente possa se expandir com o tempo.”

Peter Harrell, que já foi diretor sênior de economia internacional do Conselho de Segurança Nacional durante o governo Biden, disse que as autoridades federais poderiam examinar os drones fabricados na China, que apresentam riscos semelhantes de vigilância e segurança.

“É provável que isso esteja abrindo a porta, ao longo de vários anos, para um conjunto de ações governamentais muito mais amplo”, disse Harrell.

Embora ele tenha dito que não tinha certeza se o governo Biden seria capaz de fazer muito mais antes do fim do mandato, avaliou que o país “provavelmente veria uma continuação disso sob Trump ou Harris”.

A proibição proposta se aplicaria a todos os veículos que rodam nas estradas, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Ela excluiria os veículos que não são usados em vias públicas, como os destinados à agricultura ou à mineração.

A proibição de software de origem chinesa ou russa em veículos conectados e autônomos começaria nos modelos de 2027. A regra proposta também proibiria o hardware integrado aos sistemas de conectividade dos veículos a partir dos modelos de 2030.

Medidas proativas

Gina Raimondo, a secretária de comércio, reconheceu que poucos veículos chineses ou russos estavam nas estradas dos EUA atualmente, mas disse que o governo queria tomar medidas proativas para “proteger o povo americano, incluindo nossos filhos, de uma possível vigilância”.

Raimondo disse que adversários estrangeiros poderiam usar seu software em veículos conectados para coletar dados sobre onde os motoristas moram e onde seus filhos vão à escola, entre outras coisas. Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos em operação nos Estados Unidos, uma medida que poderia causar acidentes e bloquear estradas, disse Raimondo.

“Não se trata de comércio ou vantagem econômica”, disse Raimondo em uma conversa com repórteres no domingo. “Trata-se de uma ação estritamente de segurança nacional”.

A proliferação de eletrônicos em carros apresenta um dilema para os legisladores e montadoras. A China é um importante fornecedor de tecnologia - como o lidar, que usa a luz para detectar objetos e é essencial para muitos sistemas de assistência ao motorista. As montadoras chinesas também desenvolveram alguns dos mais avançados sistemas de direção autônoma.

As peças chinesas, que geralmente entram nos Estados Unidos por meio de fornecedores no México ou no Canadá, têm o potencial de serem usadas para espionagem e ataques cibernéticos, alertam alguns especialistas.

“Adversários estrangeiros estão controlando e aproveitando as principais cadeias de suprimentos para fins geopolíticos e econômicos”, disse Avery Ash, diretor executivo da Coalition for Reimagined Mobility, um grupo de defesa, em um comunicado nesta segunda-feira.

Mas os fabricantes de automóveis dos EUA correm o risco de ficar para trás se não tiverem acesso à tecnologia mais recente. A China é o maior mercado de automóveis do mundo e domina a produção de baterias para carros elétricos. Cerca de metade dos carros novos vendidos na China são elétricos, o que permite que as empresas chinesas atinjam mais rapidamente a escala necessária para cortar custos e investir mais em pesquisa e desenvolvimento.

Os fabricantes de automóveis dos EUA usam “muito pouco” software ou hardware da China e apoiam as regras, disse John Bozzella, presidente da Alliance for Automotive Innovation, que representa a maioria dos principais fabricantes de automóveis em Washington.

“Mas essa regra exigirá que os fabricantes de automóveis, em alguns casos, encontrem fornecedores alternativos”, disse Bozzella em um comunicado. “Não se pode simplesmente ligar um interruptor e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia.”

O tempo de espera na regra proposta pode não ser suficiente para alguns fabricantes, acrescentou.

Além das tarifas de 100%, as regras podem se revelar um obstáculo intransponível para as montadoras chinesas, como a BYD, que estão de olho nos Estados Unidos.

WASHINGTON - O governo de Joe Biden anunciou uma iniciativa abrangente para banir dos carros conectados à internet nos Estados Unidos software desenvolvido pela China, usando como justificativa motivos de segurança nacional. A ação tem como objetivo impedir que as agências de inteligência chinesas monitorem os movimentos dos americanos ou usem os componentes eletrônicos dos veículos como um caminho para a rede elétrica dos EUA ou outra infraestrutura crítica.

A medida, provavelmente o último grande corte de entrada de produtos chineses nos Estados Unidos durante o governo Biden, segue a mesma lógica que resultou na proibição de equipamentos de telecomunicações da Huawei e nas investigações sobre guindastes fabricados na China que operam em portos americanos.

Fábrica de automóveis em Hefei, na China  Foto: Qilai Shen/NYT

Combinada com o esforço do Congresso americano para forçar o TikTok a cortar seus laços com seus proprietários chineses, a iniciativa é um acréscimo importante aos esforços do governo para vedar o que ele considera como grandes vulnerabilidades cibernéticas para os Estados Unidos. Mas o esforço, na verdade, começou a derrubar uma cortina de ferro digital entre as duas maiores economias do mundo, que há apenas duas décadas estavam declarando que a internet os uniria.

Ao anunciar a medida, as autoridades do governo disseram que as preocupações com a segurança nacional, e não com a política, levaram o Departamento de Comércio a propor a proibição, que, segundo essas pessoas, provavelmente se tornará uma regra permanente antes que o presidente Joe Biden deixe o cargo, em 20 de janeiro. Este ano, Biden anunciou tarifas de 100% sobre os veículos elétricos chineses, dizendo que eles eram altamente subsidiados na China. O anúncio foi surpreendente porque esses carros mal haviam começado a entrar no mercado dos EUA - e Biden explicitamente apresentou a medida como uma forma de manter os empregos nos Estados Unidos.

“Muitas dessas tecnologias coletam grandes volumes de informações dos motoristas”, disse Jake Sullivan, assessor de segurança nacional de Biden, aos repórteres no domingo. Elas também se conectam constantemente com dispositivos pessoais, com outros carros, com a infraestrutura crítica dos EUA e com os fabricantes originais de veículos e componentes, disse.

E acrescentou: “Por essa razão, os veículos conectados e a tecnologia que eles usam trazem novas vulnerabilidades e ameaças, especialmente no caso de veículos ou componentes desenvolvidos na República Popular da China e em outros países”, disse.

Sullivan fez referência às preocupações dos EUA com o que é chamado de Volt Typhoon, que, segundo as autoridades de inteligência dos EUA e o FBI, é um esforço chinês para inserir códigos nos sistemas de energia, nos dutos de água e em outras infraestruturas essenciais dos EUA. As autoridades dos EUA temem que, em um momento de crise - por exemplo, um esforço chinês para tomar Taiwan -, o código possa ser implantado para paralisar as bases militares dos EUA, retardando sua resposta.

O combate às ameaças reais e percebidas da China é uma das poucas questões que conquistaram o apoio tanto dos democratas quanto dos republicanos, embora muitos especialistas em China acreditem que o medo de Pequim tenha ido longe demais - e que também esteja prejudicando os consumidores americanos. No entanto, quer o ex-presidente Donald Trump retorne ao Salão Oval ou a vice-presidente Kamala Harris seja eleita, os especialistas acreditam que a lista cada vez maior de importações chinesas proibidas - e as restrições sobre os tipos de chips e software que podem ser exportados para Pequim - provavelmente só se acelerarão.

De acordo com a regra proposta, o software russo também seria incluído, embora os russos não produzam quase nada que possa ser proibido.

“O precedente é significativo e acho que ele apenas reflete as complexidades de um mundo em que muitos dispositivos conectados podem ser transformados em armas”, disse Brad Setser, membro sênior do Council on Foreign Relations. “A competição e a rivalidade de segurança entre os EUA e a China estão aumentando. Portanto, certamente, existe a possibilidade de que esse precedente possa se expandir com o tempo.”

Peter Harrell, que já foi diretor sênior de economia internacional do Conselho de Segurança Nacional durante o governo Biden, disse que as autoridades federais poderiam examinar os drones fabricados na China, que apresentam riscos semelhantes de vigilância e segurança.

“É provável que isso esteja abrindo a porta, ao longo de vários anos, para um conjunto de ações governamentais muito mais amplo”, disse Harrell.

Embora ele tenha dito que não tinha certeza se o governo Biden seria capaz de fazer muito mais antes do fim do mandato, avaliou que o país “provavelmente veria uma continuação disso sob Trump ou Harris”.

A proibição proposta se aplicaria a todos os veículos que rodam nas estradas, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Ela excluiria os veículos que não são usados em vias públicas, como os destinados à agricultura ou à mineração.

A proibição de software de origem chinesa ou russa em veículos conectados e autônomos começaria nos modelos de 2027. A regra proposta também proibiria o hardware integrado aos sistemas de conectividade dos veículos a partir dos modelos de 2030.

Medidas proativas

Gina Raimondo, a secretária de comércio, reconheceu que poucos veículos chineses ou russos estavam nas estradas dos EUA atualmente, mas disse que o governo queria tomar medidas proativas para “proteger o povo americano, incluindo nossos filhos, de uma possível vigilância”.

Raimondo disse que adversários estrangeiros poderiam usar seu software em veículos conectados para coletar dados sobre onde os motoristas moram e onde seus filhos vão à escola, entre outras coisas. Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos em operação nos Estados Unidos, uma medida que poderia causar acidentes e bloquear estradas, disse Raimondo.

“Não se trata de comércio ou vantagem econômica”, disse Raimondo em uma conversa com repórteres no domingo. “Trata-se de uma ação estritamente de segurança nacional”.

A proliferação de eletrônicos em carros apresenta um dilema para os legisladores e montadoras. A China é um importante fornecedor de tecnologia - como o lidar, que usa a luz para detectar objetos e é essencial para muitos sistemas de assistência ao motorista. As montadoras chinesas também desenvolveram alguns dos mais avançados sistemas de direção autônoma.

As peças chinesas, que geralmente entram nos Estados Unidos por meio de fornecedores no México ou no Canadá, têm o potencial de serem usadas para espionagem e ataques cibernéticos, alertam alguns especialistas.

“Adversários estrangeiros estão controlando e aproveitando as principais cadeias de suprimentos para fins geopolíticos e econômicos”, disse Avery Ash, diretor executivo da Coalition for Reimagined Mobility, um grupo de defesa, em um comunicado nesta segunda-feira.

Mas os fabricantes de automóveis dos EUA correm o risco de ficar para trás se não tiverem acesso à tecnologia mais recente. A China é o maior mercado de automóveis do mundo e domina a produção de baterias para carros elétricos. Cerca de metade dos carros novos vendidos na China são elétricos, o que permite que as empresas chinesas atinjam mais rapidamente a escala necessária para cortar custos e investir mais em pesquisa e desenvolvimento.

Os fabricantes de automóveis dos EUA usam “muito pouco” software ou hardware da China e apoiam as regras, disse John Bozzella, presidente da Alliance for Automotive Innovation, que representa a maioria dos principais fabricantes de automóveis em Washington.

“Mas essa regra exigirá que os fabricantes de automóveis, em alguns casos, encontrem fornecedores alternativos”, disse Bozzella em um comunicado. “Não se pode simplesmente ligar um interruptor e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia.”

O tempo de espera na regra proposta pode não ser suficiente para alguns fabricantes, acrescentou.

Além das tarifas de 100%, as regras podem se revelar um obstáculo intransponível para as montadoras chinesas, como a BYD, que estão de olho nos Estados Unidos.

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