Três primeiras concessões de aeroportos devem sair até o fim do ano


Segundo novo modelo de concessão, o mesmo grupo não poderá explorar dois aeroportos com 'forte potencial de concorrência', como Guarulhos e Viracopos

Por Chiara Quintão e da Agência Estado

O secretário de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Rogério Coimbra, afirmou nesta terça-feira, 14, que a previsão é que o leilão referente às concessões dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília ocorra até o fim do ano. Esses serão os três primeiros aeroportos a se enquadrarem no novo modelo de concessão à iniciativa privada, em que a Infraero será sócia das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) a serem constituídas.

Viracopos, Guarulhos e Brasília são aeroportos com "elevados custos de investimentos futuros", segundo Coimbra. "São os três aeroportos que vão demandar mais investimentos para dar conta da demanda", disse. Ele ressaltou que o mesmo grupo econômico não pode explorar dois aeroportos com "forte potencial de concorrência como Guarulhos e Viracopos".

Os aeroportos concedidos serão administrados por SPEs, das quais a Infraero poderá deter até 49%. A expectativa é que os recursos para investimentos e tenham como origem a própria concessionária (30%) e financiamentos (cerca de 70%). A concessionária será responsável por ampliação dos componentes dos aeroportos, manutenção e gestão operacional. Haverá um acordo de acionistas para eliminar ou mitigar conflito de interesses. O governo estuda possibilidades de os aeroportos de Confins e Galeão serem os próximos a serem oferecidos à concessão privada.

continua após a publicidade

De acordo com o professor doutor do Departamento de Engenharia de Transportes da USP Jorge Eduardo Leal de Medeiros, a demanda doméstica por transporte aéreo de passageiros cresceu 12% em média nos últimos sete anos. Segundo ele, a demanda atual por transporte aéreo corresponde à de "algumas Copas". "A Copa deve demandar de 2 a 2,5 milhões de passageiros.

Na Copa de 2014, deve haver 15% de aumento da demanda em um mês e meio." A expectativa é de 120 milhões de passageiros no ano de 2014. Conforme Medeiros, os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília representam 50% do transporte aéreo brasileiro e tem havido aumento da participação da classe C na demanda por transporte aéreo.

O secretário de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Rogério Coimbra, afirmou nesta terça-feira, 14, que a previsão é que o leilão referente às concessões dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília ocorra até o fim do ano. Esses serão os três primeiros aeroportos a se enquadrarem no novo modelo de concessão à iniciativa privada, em que a Infraero será sócia das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) a serem constituídas.

Viracopos, Guarulhos e Brasília são aeroportos com "elevados custos de investimentos futuros", segundo Coimbra. "São os três aeroportos que vão demandar mais investimentos para dar conta da demanda", disse. Ele ressaltou que o mesmo grupo econômico não pode explorar dois aeroportos com "forte potencial de concorrência como Guarulhos e Viracopos".

Os aeroportos concedidos serão administrados por SPEs, das quais a Infraero poderá deter até 49%. A expectativa é que os recursos para investimentos e tenham como origem a própria concessionária (30%) e financiamentos (cerca de 70%). A concessionária será responsável por ampliação dos componentes dos aeroportos, manutenção e gestão operacional. Haverá um acordo de acionistas para eliminar ou mitigar conflito de interesses. O governo estuda possibilidades de os aeroportos de Confins e Galeão serem os próximos a serem oferecidos à concessão privada.

De acordo com o professor doutor do Departamento de Engenharia de Transportes da USP Jorge Eduardo Leal de Medeiros, a demanda doméstica por transporte aéreo de passageiros cresceu 12% em média nos últimos sete anos. Segundo ele, a demanda atual por transporte aéreo corresponde à de "algumas Copas". "A Copa deve demandar de 2 a 2,5 milhões de passageiros.

Na Copa de 2014, deve haver 15% de aumento da demanda em um mês e meio." A expectativa é de 120 milhões de passageiros no ano de 2014. Conforme Medeiros, os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília representam 50% do transporte aéreo brasileiro e tem havido aumento da participação da classe C na demanda por transporte aéreo.

O secretário de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Rogério Coimbra, afirmou nesta terça-feira, 14, que a previsão é que o leilão referente às concessões dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília ocorra até o fim do ano. Esses serão os três primeiros aeroportos a se enquadrarem no novo modelo de concessão à iniciativa privada, em que a Infraero será sócia das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) a serem constituídas.

Viracopos, Guarulhos e Brasília são aeroportos com "elevados custos de investimentos futuros", segundo Coimbra. "São os três aeroportos que vão demandar mais investimentos para dar conta da demanda", disse. Ele ressaltou que o mesmo grupo econômico não pode explorar dois aeroportos com "forte potencial de concorrência como Guarulhos e Viracopos".

Os aeroportos concedidos serão administrados por SPEs, das quais a Infraero poderá deter até 49%. A expectativa é que os recursos para investimentos e tenham como origem a própria concessionária (30%) e financiamentos (cerca de 70%). A concessionária será responsável por ampliação dos componentes dos aeroportos, manutenção e gestão operacional. Haverá um acordo de acionistas para eliminar ou mitigar conflito de interesses. O governo estuda possibilidades de os aeroportos de Confins e Galeão serem os próximos a serem oferecidos à concessão privada.

De acordo com o professor doutor do Departamento de Engenharia de Transportes da USP Jorge Eduardo Leal de Medeiros, a demanda doméstica por transporte aéreo de passageiros cresceu 12% em média nos últimos sete anos. Segundo ele, a demanda atual por transporte aéreo corresponde à de "algumas Copas". "A Copa deve demandar de 2 a 2,5 milhões de passageiros.

Na Copa de 2014, deve haver 15% de aumento da demanda em um mês e meio." A expectativa é de 120 milhões de passageiros no ano de 2014. Conforme Medeiros, os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília representam 50% do transporte aéreo brasileiro e tem havido aumento da participação da classe C na demanda por transporte aéreo.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.