Pela definição do governo federal, o Programa de Integração Social (PIS), criado em 1970, assim como o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), tem como objetivo melhorar a renda dos trabalhadores.
No caso do PIS, ele promove a integração dos empregados no desenvolvimento das empresas. Já o Pasep proporciona aos servidores públicos civis e a militares participação na receita de órgãos da administração pública direta e indireta, em todos os âmbitos (federal, estadual e municipal).
Cinco anos após a sua criação, eles foram unificados e passaram a se chamar PIS-Pasep. A Constituição de 1988 estabeleceu que as contribuições ao PIS-Pasep financiariam o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que viabiliza o pagamento de seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.
A inscrição é feita quando o trabalhador tem o seu primeiro registro em carteira de trabalho. Com isso, esse número passa a ser uma espécie de “RG” daquele trabalhador, para que ele possa acessar benefícios. Veja abaixo as diferentes formas de consultar o número do PIS.
Carteira de trabalho
O número só está disponível na versão física, e não na digital. Anteriormente ele era impresso em uma folhinha avulsa, pregada na contracapa do documento. Nas versões mais recentes, ele passou a ser impresso logo acima da foto na página de identificação.
Site da Caixa (PIS)
- Acesse o site do Portal do Cidadão da Caixa, neste link;
- O usuário terá duas opções: logar com a senha do Caixa Tem ou entrar com a senha do Portal do Cidadão;
- Ao entrar, é necessário inserir o CPF e a senha;
- Na página, procure por Número de Identificação do Trabalhador (NIT), que é o mesmo número do PIS.
Banco do Brasil (Pasep)
- Entre no site do Pasep do BB, neste link;
- Clique no ícone Consulte e Receba seu Pasep;
- Faça seu login com a conta gov.br (é necessário ter conta nível prata ou ouro);
- Procure pelo menu Serviços;
- Clique em Receber o Abono Salarial e confira o número;
- Para correntistas, é possível fazer o procedimento nos terminais de autoatendimento.
Pelo site Meu INSS
- Acesse o Meu INSS, neste link;
- É necessário informar o número do CPF e digitar a senha;
- Ao entrar, procure por Meu Cadastro;
- Acesse o número do Número de Identificação do Trabalhador (NIT), que é o mesmo do PIS.
Pelo site Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNISNET)
- Acesse o site;
- Clique na primeira opção à esquerda, no ícone Cidadão;
- Na barra superior, logo abaixo do logo do Brasil, clique em filiado;
- Preencha os seus dados pessoais;
- Clique na opção “não sou um robô” e resolva o captcha (teste de desafio);
- Clique em continuar;
- Se você já tiver o cadastro, irá aparecer um “x” em vermelho acima do campo do nome informando qual é o número do seu NIT/PIS.
Leia Também:
Presencial
Tanto para os trabalhadores da iniciativa privada como para servidores públicos, é possível ir até uma agência da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (Pasep) e apresentar um documento com foto para solicitar a consulta. O serviço é gratuito.
Pelo aplicativo Caixa Trabalhador
- Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível nas lojas Android e iOS;
- Após baixar, clique no campo acessar;
- No primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro;
- Para quem já é cadastrado, basta digitar o login e senha;
- Procure pelo campo Meu NIS (número do PIS).
Caixa Tem
- Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível nas lojas Android e iOS;
- Se nunca tiver feito um acesso, cadastre-se;
- Para quem já tem cadastro, entre com seu login e senha;
- Procure pela opção Abono Salarial;
- Ao consulte o saldo disponível o número será mostrado.
Aplicativo Meu FGTS
- Baixe o aplicativo Meu FGTS, disponível nas lojas Android e iOS;
- Se nunca tiver feito um acesso, cadastre-se;
- Para quem já tem cadastro, entre com seu login (CPF) e senha;
- Clique em Meus Dados e veja o número do PIS.