Pix: clientes apontam instabilidade e reclamam de não conseguirem fazer transações; BC investiga


Problema é reportado por clientes de vários bancos; BC diz que sistema já foi normalizado e Itaú orienta clientes a não refazerem as transações em caso de erro na operação

Por Clayton Freitas
Atualização:

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14. Muitos deles dizem que não conseguem efetivar pagamentos, e, em muitos casos, os clientes informam que o dinheiro foi debitado, porém, o crédito não foi feito para a chave de destino. Procurado, o Banco Central informou às 12h35 desta segunda que a instabilidade foi provocada por “problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix”. Ainda segundo o BC, as equipes atuaram rapidamente e o problema já foi resolvido.

Segundo o portal DownDetector, que reúne informações sobre falhas a partir de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Dos 15 sites com maior número de queixas, 12 eram dos maiores bancos do país ou meios de pagamento. Entre eles estão Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

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Procurada, a Caixa disse que o assunto seria tratado pelo BC. Por sua vez, o Nubank informou que o problema foi generalizado e que o sistema já está normalizado. O Santander afirmou que “o serviço já foi restabelecido”.

Em nota, o Banco do Brasil informou ter identificado uma “intermitência geral no sistema de pagamentos por Pix nesta segunda-feira” e que “monitora o tema junto ao BC”. O Bradesco disse que a “intermitência” foi breve e que “afetou o mercado”. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app Bradesco”.

Já o Itaú comunicou que acompanha de perto o processo de normalização junto ao Banco Central. “O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, informa.

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Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix vem batendo sucessivos recordes de uso. O último deles foi no dia 6 de setembro, quando Foram 227,4 milhões de operações. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que volume de transações nos primeiros seis meses deste ano com o Pix foi de 29 bilhões, crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14. Muitos deles dizem que não conseguem efetivar pagamentos, e, em muitos casos, os clientes informam que o dinheiro foi debitado, porém, o crédito não foi feito para a chave de destino. Procurado, o Banco Central informou às 12h35 desta segunda que a instabilidade foi provocada por “problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix”. Ainda segundo o BC, as equipes atuaram rapidamente e o problema já foi resolvido.

Segundo o portal DownDetector, que reúne informações sobre falhas a partir de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Dos 15 sites com maior número de queixas, 12 eram dos maiores bancos do país ou meios de pagamento. Entre eles estão Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

Procurada, a Caixa disse que o assunto seria tratado pelo BC. Por sua vez, o Nubank informou que o problema foi generalizado e que o sistema já está normalizado. O Santander afirmou que “o serviço já foi restabelecido”.

Em nota, o Banco do Brasil informou ter identificado uma “intermitência geral no sistema de pagamentos por Pix nesta segunda-feira” e que “monitora o tema junto ao BC”. O Bradesco disse que a “intermitência” foi breve e que “afetou o mercado”. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app Bradesco”.

Já o Itaú comunicou que acompanha de perto o processo de normalização junto ao Banco Central. “O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, informa.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix vem batendo sucessivos recordes de uso. O último deles foi no dia 6 de setembro, quando Foram 227,4 milhões de operações. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que volume de transações nos primeiros seis meses deste ano com o Pix foi de 29 bilhões, crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14. Muitos deles dizem que não conseguem efetivar pagamentos, e, em muitos casos, os clientes informam que o dinheiro foi debitado, porém, o crédito não foi feito para a chave de destino. Procurado, o Banco Central informou às 12h35 desta segunda que a instabilidade foi provocada por “problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix”. Ainda segundo o BC, as equipes atuaram rapidamente e o problema já foi resolvido.

Segundo o portal DownDetector, que reúne informações sobre falhas a partir de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Dos 15 sites com maior número de queixas, 12 eram dos maiores bancos do país ou meios de pagamento. Entre eles estão Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

Procurada, a Caixa disse que o assunto seria tratado pelo BC. Por sua vez, o Nubank informou que o problema foi generalizado e que o sistema já está normalizado. O Santander afirmou que “o serviço já foi restabelecido”.

Em nota, o Banco do Brasil informou ter identificado uma “intermitência geral no sistema de pagamentos por Pix nesta segunda-feira” e que “monitora o tema junto ao BC”. O Bradesco disse que a “intermitência” foi breve e que “afetou o mercado”. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app Bradesco”.

Já o Itaú comunicou que acompanha de perto o processo de normalização junto ao Banco Central. “O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, informa.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix vem batendo sucessivos recordes de uso. O último deles foi no dia 6 de setembro, quando Foram 227,4 milhões de operações. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que volume de transações nos primeiros seis meses deste ano com o Pix foi de 29 bilhões, crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14. Muitos deles dizem que não conseguem efetivar pagamentos, e, em muitos casos, os clientes informam que o dinheiro foi debitado, porém, o crédito não foi feito para a chave de destino. Procurado, o Banco Central informou às 12h35 desta segunda que a instabilidade foi provocada por “problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix”. Ainda segundo o BC, as equipes atuaram rapidamente e o problema já foi resolvido.

Segundo o portal DownDetector, que reúne informações sobre falhas a partir de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Dos 15 sites com maior número de queixas, 12 eram dos maiores bancos do país ou meios de pagamento. Entre eles estão Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

Procurada, a Caixa disse que o assunto seria tratado pelo BC. Por sua vez, o Nubank informou que o problema foi generalizado e que o sistema já está normalizado. O Santander afirmou que “o serviço já foi restabelecido”.

Em nota, o Banco do Brasil informou ter identificado uma “intermitência geral no sistema de pagamentos por Pix nesta segunda-feira” e que “monitora o tema junto ao BC”. O Bradesco disse que a “intermitência” foi breve e que “afetou o mercado”. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app Bradesco”.

Já o Itaú comunicou que acompanha de perto o processo de normalização junto ao Banco Central. “O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, informa.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix vem batendo sucessivos recordes de uso. O último deles foi no dia 6 de setembro, quando Foram 227,4 milhões de operações. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que volume de transações nos primeiros seis meses deste ano com o Pix foi de 29 bilhões, crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

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