A Porsche é a marca de luxo mais valiosa do mundo há 6 anos consecutivos, aponta o ranking anual “Marcas Premium e de Luxo” da Brand Finance, que é publicado desde 2018. Em 2023, a marca de carros foi avaliada em US$ 36,75 bilhões (cerca de R$ 179,06 bilhões). Na primeira edição do levantamento, em 2018, a marca valia US$ 19,05 bilhões (cerca de R$ 92,82 bilhões, na cotação atual).
Leia mais
Além de ser a marca de luxo mais valiosa, a Porsche também tem o maior Valor de Percepções de Sustentabilidade entre as marcas incluídas no ranking, com US$ 8,1 bilhões (cerca de R$ 39,46 bilhões).
Em seguida no ranking está Louis Vuitton, que mantém a segunda posição no ranking conquistada no ano passado. A marca é avaliada em US$ 26,29 bilhões (cerca de R$ 128,10 bilhões).
A Chanel subiu para a terceira posição, empurrando a Gucci para o quarto lugar. De acordo com a análise do ranking, a marca francesa relatou ótimos resultados financeiros, com receita de US$ 17,22 bilhões no ano encerrado em 31 de dezembro de 2022, o que significa um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
Entre as dez marcas de luxo mais valiosas do mundo, cinco delas são francesas: Louis Vuitton, Chanel, Hermès, Dior e Cartier.
As 10 marcas de luxo mais valiosas do mundo, segundo Brand Finance, são:
- Porsche: US$ 36,75 bilhões
- Louis Vuitton: US$ 26,29 bilhões
- Chanel: US$ 19,38 bilhões
- Gucci:US$ 17,83 bilhões
- Hermès: US$ 14,16 bilhões
- Dior: US$ 13,15 bilhões
- Cartier: US$ 12,53 bilhões
- Rolex: US$ 10,71 bilhões
- Tiffany & Co: US$ 7,43 bilhões
- Ferrari: US$ 7,42 bilhões