Quase metade (48%) dos americanos está preocupada com a segurança do seu dinheiro depositado em bancos e outras instituições financeiras em meio à turbulência bancária nos Estados Unidos. É o que mostra uma pesquisa da Gallup, que encontrou resultados parecidos com os registrados 2008, com a crise financeira global.
Os 48% incluem os 19% dos adultos americanos que responderam estar muito preocupados e os 29% que disseram estar moderadamente preocupados. Outros 30% indicaram não estar tão preocupados, enquanto 20% falaram não estar nem um pouco preocupado.
LEIA TAMBÉM
First Republic é o quarto banco a quebrar nos EUA desde março; JP Morgan assumirá ativos
Fed fala em tornar mais ‘rígidas’ as regras de supervisão de bancos, após fracasso do SVB
Moody’s rebaixa nota de 11 bancos regionais dos Estados Unidos
Turbulência bancária aproxima EUA de recessão, diz membro do Federal Reserve
Os grupos em que os que responderam à pesquisa mais disseram estar consternados foram os republicanos (55%), os independentes (51%), as pessoas sem diploma universitário (54%) e com renda anual abaixo de US$ 100 mil (cerca de 50%).
O levantamento realizado entre 3 e 25 de abril, um mês após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank e antes da crise no First Republic Bank.
Na pesquisa de 2008, conduzida logo após a quebra do Lehman Brothers, 45% dos adultos americanos responderam estar muito ou moderadamente preocupados com a segurança de seu dinheiro.