VITÓRIA (ES)* - A Vale inaugurou na terça-feira, 12, em Vitória (ES), a sua primeira fábrica de briquetes, aglomerado que reduz em até 10% as emissões de gases de efeito estufa no alto-forno. Mais de 30 clientes - a maioria da Europa e Oriente Médio, e alguns do Brasil - demonstraram interesse em receber carregamentos em 2024, disse a companhia. A produção dos dois primeiros anos será destinada a testes nas instalações desses clientes.
A inauguração se dá em um momento em que a Vale busca impulsionar o nicho de baixo carbono - com aglomerados e minério mais concentrado - para capturar prêmios maiores e reduzir a sua dependência da China, que consome cerca de 63% da commodity produzida pela mineradora.
A cadeia produtiva do aço é responsável por algo entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. No futuro, quando houver hidrogênio verde disponível, será possível a produção de aço de zero emissão, disse a companhia.
Anunciado em 2021, o produto é resultado de quase duas décadas de pesquisa nos laboratórios da Vale em Minas Gerais. A fábrica de briquetes, uma usina de pelotização convertida, é a primeira do mundo. A instalação fica na Unidade Tubarão, complexo industrial que integra mina, ferrovia e porto.
LEIA TAMBÉM
Descoberta de cientistas pode revolucionar geração de energia no mundo; conheça o hidrogênio branco
Branco, verde, azul e rosa: por que o hidrogênio tem diferentes cores e o que elas significam?
Hidrogênio Branco: o que é e por que pode ser importante para uma energia global mais limpa?
Hidrogênio branco: ‘Santo Graal’ da energia limpa pode estar enterrado nas profundezas do subsolo
‘Não usaremos mais combustíveis fósseis em 40 anos’, diz diretor global da Deloitte
Uma segunda planta em Tubarão tem inauguração prevista para o início de 2024. Ao longo do ano que vem, as duas fábricas irão produzir cerca de 2,5 milhões de toneladas. A produção crescerá gradativamente até atingir os 6 milhões de toneladas por ano. As instalações demandaram investimento de R$ 1,2 bilhão. No pico das obras, foram gerados 2.300 empregos.
“Estamos oferecendo um produto que apoiará nossos clientes, os fabricantes de aço, a se adequarem às metas de redução de emissões que estão sendo adotadas por governos em todo o mundo, contribuindo para o combate à mudança climática”, disse o presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo.
Descarbonização em etapas
O vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli, afirmou que a descarbonização da siderurgia se dará em etapas: “Na primeira, nossos clientes estão buscando formas de aumentar a eficiência operacional na rota de alto-forno, reduzindo o gasto de energia e, consequentemente, diminuindo emissões de CO2”.
Na etapa final, prosseguiu o executivo, quando o hidrogênio verde estiver disponível, o briquete contribuirá para a produção de aço de zero carbono, o que será feito por meio da rota de redução direta, mais “limpa” que a do alto-forno.
A aplicação na rota direta será feita com uma segunda versão do briquete, atualmente em desenvolvimento. A Vale informou que testes experimentais foram realizados com sucesso, e a empresa já iniciou o primeiro teste industrial, em um reator na América do Norte.
Meta de redução de emissões
O briquete está incluído na meta de reduzir em 15% as emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035, afirmou a mineradora. A empresa já assinou acordos para oferecer soluções de descarbonização com mais de 50 clientes, responsáveis por 35% dessas emissões. Entre as soluções propostas, está a construção de plantas de briquete nas instalações de alguns clientes.
A Vale também busca reduzir suas emissões líquidas de carbono diretas e indiretas (escopos 1 e 2) em 33% até 2030, como primeiro passo para zerar suas emissões líquidas até 2050.
Processo sem água
Produzido a partir da aglomeração a baixas temperaturas de minério de alta qualidade, o briquete emite menos particulados e gases como dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio quando comparado aos processos tradicionais de aglomeração. O processo dispensa o uso de água, de acordo com a companhia.
*A repórter viajou a convite da Vale