Arqueólogos anunciaram que descobriram evidências de assentamentos povoados há 3 mil anos durante as escavações para a construção de uma tubulação de água de 19,5 km, perto de um reservatório na cidade de Colchester, no leste do Reino Unido. Moedas romanas e cerâmicas das idades do Ferro e do Bronze são alguns dos artefatos encontrados. Para a construção da tubulação seguir, as descobertas devem ser registradas, fotografadas e documentadas. As informações são da BBC.
O desenho de uma das moedas descobertas tem sido associado ao imperador romano Valentiniano I, que reinou de 364 a 375. A equipe da Oxford Archaeology também encontrou evidências de fazendas e assentamentos, como grandes recintos retangulares evidenciados por marcas claras de colheita, além de depósitos de conchas de ostra e resíduos industriais, acrescenta a emissora britânica, que também indica que a expectativa é que alguns artefatos sejam expostos em museus locais.
“É sempre fascinante aprender sobre a história que descobrimos”, disse à BBC o porta-voz da abastecimento de água britânica Essex and Suffolk Water, Daniel Wilson. Ele também afirmou que as informações sobre as descobertas serão disponibilizadas publicamente.
Segundo a BBC, os arqueólogos começaram a pesquisar a história da rota da tubulação há mais de dois anos, mas as escavações começaram apenas no início de 2024 - a conclusão da construção está prevista para outubro e a tubulação transportará 20 milhões de litros de água pressurizada todos os dias, o que a empresa Essex & Suffolk Water, responsável pela construção, diz que vai melhorar a resistência do fornecimento para 370 mil clientes.