A montadora Renault reduziu hoje sua projeção para o crescimento das vendas de veículos este ano em razão da fraca demanda na Europa, mas afirmou que existe pouco risco de uma guerra de preços com montadoras rivais, que tentam manter participação no mercado por meio de grandes descontos. O diretor de vendas e marketing da empresa, Patrick Blain, disse que as vendas da Renault este ano provavelmente vão crescer entre 5% e 10% em relação aos 2,49 milhões de veículos vendidos em 2007. Porém, o executivo afirmou que o crescimento das vendas este ano provavelmente será menor que a metade da projeção da empresa, mas acrescentou que isso depende de como o mercado vai reagir a fatores imprevisíveis, como os preços do petróleo, o valor dos imóveis e as taxas de inflação. Além disso, ele disse que é cada vez mais provável que a meta estabelecida em 2006 de vender no mínimo 3,3 milhões de veículos em 2009 não seja atingida. No início deste ano, a Renault estimou confidencialmente que em 2008 as vendas cresceriam mais de 10%, graças à forte demanda fora dos mercados maduros europeus e ao lançamento de novos modelos. No primeiro semestre deste ano, as vendas da Renault em todo o mundo subiram 4,3%, com as vendas na Europa estáveis. As informações são da Dow Jones.