O Santander encerrou sexta-feira, 1º, as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para clientes pessoas física e jurídica. A medida antecipou a decisão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de que os bancos associados deverão deixar de oferecer o serviço até 29 de fevereiro de 2024.
Em setembro, apenas as transferências TED e Pix estão disponíveis aos clientes do Santander. O banco informou que todos os agendamentos realizados até agosto de 2023 serão efetuados normalmente até 28 de fevereiro de 2024.
O Santander é o segundo banco a antecipar o fim do DOC - o Itaú foi o primeiro. De acordo com a Febraban, os bancos devem seguir as seguintes datas para deixares de oferecer o DOC:
- 15 de janeiro de 2024: último dia para que os bancos ofertem a possibilidade de envio e agendamento de DOC;
- 29 de fevereiro de 2024: fim das transferências via DOC agendadas previamente.
Confira como vai está acontecendo o fim do DOC nos principais bancos:
Caixa e Bradesco
A Caixa e o Bradesco informaram que seguirão o cronograma de encerramento do serviço de emissão de DOC estabelecido pela Febraban.
Assim, a opção de realizar emissões de DOC ficará disponível até 15 de janeiro de 2024, sendo possível agendar emissões até essa data, com efetivação até 29 de fevereiro de 2024. A partir de 01 de março de 2024, o serviço de emissão de DOC será encerrado.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil está entre os bancos que irão antecipar o encerramento do DOC.
Para pessoa física, o envio e agendamento de DOC será realizado até 15 de outubro deste ano, assim como o banco já comunicou aos clientes.
Para pessoa jurídica, o envio e agendamento de DOC acontece até o dia 15 de janeiro de 2024.
Nubank
A conta digital do Nubank não oferece a opção de envio de DOC. O recebimento dessas transferências acontecerá até a data prevista para o encerramento do serviço, 24 de fevereiro de 2024.
Santander
O banco encerreu nesta sexta, 1º de setembro, as transferências via DOC.
Itaú
O Itaú encerrar a opção de transferências via DOC em janeiro deste ano.
Demais bancos
Bancos associados à Febraban deverão deixar de oferecer esse tipo de transferência até 29 de fevereiro de 2024.