Sentimento do consumidor alemão fica estável para outubro


Por MICHELLE MARTIN

O sentimento do consumidor na Alemanha permaneceu estável para outubro uma vez que as baixas taxas de juros encorajaram as pessoas a continuar gastando em vez de colocar o dinheiro no banco em troca de um retorno magro, mostrou nesta terça-feira pesquisa do instituto GfK. O indicador futuro do sentimento do consumidor, com base em pesquisa junto a 2 mil alemães, permaneceu em 5,9 em outubro, inalterado ante setembro e igualando a previsão em pesquisa da Reuters junto a 24 economistas. "Os consumidores ainda tendem a investir seu dinheiro em compras de valor mais alto, como imóveis, em vez de poupá-lo no banco", disse o GfK em comunicado. A leitura de outubro sustenta as expectativas de que a demanda doméstica irá sustentar a economia alemã, tradicionalmente guiada por exportações, uma vez que a demanda na zona do euro e o ambiente econômico global enfraquecem. O GfK reiterou sua previsão de que o consumo privado, que responde por cerca de 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão, subirá cerca de 1 por cento em termos reais neste ano. "O consumo portanto continua a cumprir totalmente seu papel de pilar confiável de suporte para a economia. Levando em consideração a crise, 2012 deve ser um ano bom de consumo", disse o GfK em comunicado. O mercado de trabalho relativamente estável e bons acordos salariais devem impulsionar a disposição dos consumidores para comprar, completou o GfK.

O sentimento do consumidor na Alemanha permaneceu estável para outubro uma vez que as baixas taxas de juros encorajaram as pessoas a continuar gastando em vez de colocar o dinheiro no banco em troca de um retorno magro, mostrou nesta terça-feira pesquisa do instituto GfK. O indicador futuro do sentimento do consumidor, com base em pesquisa junto a 2 mil alemães, permaneceu em 5,9 em outubro, inalterado ante setembro e igualando a previsão em pesquisa da Reuters junto a 24 economistas. "Os consumidores ainda tendem a investir seu dinheiro em compras de valor mais alto, como imóveis, em vez de poupá-lo no banco", disse o GfK em comunicado. A leitura de outubro sustenta as expectativas de que a demanda doméstica irá sustentar a economia alemã, tradicionalmente guiada por exportações, uma vez que a demanda na zona do euro e o ambiente econômico global enfraquecem. O GfK reiterou sua previsão de que o consumo privado, que responde por cerca de 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão, subirá cerca de 1 por cento em termos reais neste ano. "O consumo portanto continua a cumprir totalmente seu papel de pilar confiável de suporte para a economia. Levando em consideração a crise, 2012 deve ser um ano bom de consumo", disse o GfK em comunicado. O mercado de trabalho relativamente estável e bons acordos salariais devem impulsionar a disposição dos consumidores para comprar, completou o GfK.

O sentimento do consumidor na Alemanha permaneceu estável para outubro uma vez que as baixas taxas de juros encorajaram as pessoas a continuar gastando em vez de colocar o dinheiro no banco em troca de um retorno magro, mostrou nesta terça-feira pesquisa do instituto GfK. O indicador futuro do sentimento do consumidor, com base em pesquisa junto a 2 mil alemães, permaneceu em 5,9 em outubro, inalterado ante setembro e igualando a previsão em pesquisa da Reuters junto a 24 economistas. "Os consumidores ainda tendem a investir seu dinheiro em compras de valor mais alto, como imóveis, em vez de poupá-lo no banco", disse o GfK em comunicado. A leitura de outubro sustenta as expectativas de que a demanda doméstica irá sustentar a economia alemã, tradicionalmente guiada por exportações, uma vez que a demanda na zona do euro e o ambiente econômico global enfraquecem. O GfK reiterou sua previsão de que o consumo privado, que responde por cerca de 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão, subirá cerca de 1 por cento em termos reais neste ano. "O consumo portanto continua a cumprir totalmente seu papel de pilar confiável de suporte para a economia. Levando em consideração a crise, 2012 deve ser um ano bom de consumo", disse o GfK em comunicado. O mercado de trabalho relativamente estável e bons acordos salariais devem impulsionar a disposição dos consumidores para comprar, completou o GfK.

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