Reino Unido bane campanha de energia limpa da Shell por ser ‘enganosa’


Para agência autorreguladora de publicidade, anúncios sugeriam que maioria dos negócios da empresa eram em energia de baixo carbono, embora combustíveis fósseis ainda constituam a maior parte de suas operações

Por Redação

Uma campanha de publicidade da petroleira Shell foi banida nesta quarta-feira, 7, pela agência de fiscalização de publicidade do Reino Unido, por sugerir que uma grande proporção de seus negócios eram em energia de baixo carbono, embora os combustíveis fósseis constituam a “grande maioria” de suas operações.

Um comercial de televisão, um vídeo do YouTube e uma campanha de pôsteres em Bristol, Inglaterra, descreviam de várias maneiras o fornecimento de energia 100% renovável a um grande número de residências britânicas, a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e a condução da transição energética pela Shell.

Em sua decisão por escrito, a Advertising Standards Authority - ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade, em português) decidiu que os consumidores interpretariam os materiais de publicidade como fazendo uma “reivindicação mais ampla sobre a Shell como um todo fornecendo energia mais limpa”.

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Embora a Shell tenha um negócio de energia limpa, a empresa estima que suas operações tenham liberado quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono retentor de calor em 2021. Em um comunicado, a porta-voz da Shell, Tara Lemay, afirmou que a companhia discorda “fortemente” da decisão da ASA, “que poderia desacelerar o impulso do Reino Unido em direção à energia renovável”.

Logo da Shell; companhia teve campanha sobre energia limpa banida no Reino Unido.  Foto: Frank Augstein/AP

O grupo de campanha Adfree Cities apresentou uma reclamação à ASA sobre os comerciais, argumentando que eles deixaram de fora informações significativas sobre o impacto ambiental geral da Shell. Também argumentou que a alegação de que 78 mil residências no sudoeste da Inglaterra e 1,4 milhão de residências no Reino Unido usam 100% de energia limpa da Shell era enganosa.

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A decisão da ASA aponta que a campanha deu a impressão de que “os produtos de energia com baixo teor de carbono representavam uma proporção significativa dos produtos de energia nos quais a Shell investiu e vendeu no Reino Unido em 2022, ou provavelmente se tornariam em um futuro próximo”. A agência também descobriu que a Shell havia provado suas alegações de fornecer 100% de energia renovável para muitos lares britânicos, e essa parte da reclamação não foi mantida. A ASA ordenou que a Shell não executasse a campanha novamente em sua forma atual.

A ativista Veronica Wignall, do Adfree Cities, que liderou a reclamação, disse que a decisão “marca o fim da linha para o greenwashing de combustíveis fósseis no Reino Unido”, mas acrescentou que a decisão “não vai longe o suficiente”. O termo greenwashing se refere à falsa promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis. Veronica pediu uma legislação robusta para impedir a publicidade de combustíveis fósseis.

Mas Tara Lemay, da Shell, argumentou que “as pessoas já estão bem cientes de que a Shell produz o petróleo e o gás de que dependem hoje”. Lemay citou uma pesquisa com 1.700 adultos britânicos que descobriu que 83% associavam a empresa a postos de gasolina. “O que muitas pessoas não sabem é que também estamos investindo pesadamente em energia de baixo e zero carbono”, disse ela. “É isso que nossos anúncios pretendem mostrar, e é por isso que estamos preocupados com essa decisão míope.”

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A Shell já enfrentou alegações de greenwashing em materiais promocionais. Em 2021, o órgão holandês de fiscalização de publicidade disse à empresa para parar de veicular uma campanha dizendo que seu combustível era neutro em carbono, uma alegação baseada em seu programa de compensação. / AP

Uma campanha de publicidade da petroleira Shell foi banida nesta quarta-feira, 7, pela agência de fiscalização de publicidade do Reino Unido, por sugerir que uma grande proporção de seus negócios eram em energia de baixo carbono, embora os combustíveis fósseis constituam a “grande maioria” de suas operações.

Um comercial de televisão, um vídeo do YouTube e uma campanha de pôsteres em Bristol, Inglaterra, descreviam de várias maneiras o fornecimento de energia 100% renovável a um grande número de residências britânicas, a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e a condução da transição energética pela Shell.

Em sua decisão por escrito, a Advertising Standards Authority - ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade, em português) decidiu que os consumidores interpretariam os materiais de publicidade como fazendo uma “reivindicação mais ampla sobre a Shell como um todo fornecendo energia mais limpa”.

Embora a Shell tenha um negócio de energia limpa, a empresa estima que suas operações tenham liberado quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono retentor de calor em 2021. Em um comunicado, a porta-voz da Shell, Tara Lemay, afirmou que a companhia discorda “fortemente” da decisão da ASA, “que poderia desacelerar o impulso do Reino Unido em direção à energia renovável”.

Logo da Shell; companhia teve campanha sobre energia limpa banida no Reino Unido.  Foto: Frank Augstein/AP

O grupo de campanha Adfree Cities apresentou uma reclamação à ASA sobre os comerciais, argumentando que eles deixaram de fora informações significativas sobre o impacto ambiental geral da Shell. Também argumentou que a alegação de que 78 mil residências no sudoeste da Inglaterra e 1,4 milhão de residências no Reino Unido usam 100% de energia limpa da Shell era enganosa.

A decisão da ASA aponta que a campanha deu a impressão de que “os produtos de energia com baixo teor de carbono representavam uma proporção significativa dos produtos de energia nos quais a Shell investiu e vendeu no Reino Unido em 2022, ou provavelmente se tornariam em um futuro próximo”. A agência também descobriu que a Shell havia provado suas alegações de fornecer 100% de energia renovável para muitos lares britânicos, e essa parte da reclamação não foi mantida. A ASA ordenou que a Shell não executasse a campanha novamente em sua forma atual.

A ativista Veronica Wignall, do Adfree Cities, que liderou a reclamação, disse que a decisão “marca o fim da linha para o greenwashing de combustíveis fósseis no Reino Unido”, mas acrescentou que a decisão “não vai longe o suficiente”. O termo greenwashing se refere à falsa promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis. Veronica pediu uma legislação robusta para impedir a publicidade de combustíveis fósseis.

Mas Tara Lemay, da Shell, argumentou que “as pessoas já estão bem cientes de que a Shell produz o petróleo e o gás de que dependem hoje”. Lemay citou uma pesquisa com 1.700 adultos britânicos que descobriu que 83% associavam a empresa a postos de gasolina. “O que muitas pessoas não sabem é que também estamos investindo pesadamente em energia de baixo e zero carbono”, disse ela. “É isso que nossos anúncios pretendem mostrar, e é por isso que estamos preocupados com essa decisão míope.”

A Shell já enfrentou alegações de greenwashing em materiais promocionais. Em 2021, o órgão holandês de fiscalização de publicidade disse à empresa para parar de veicular uma campanha dizendo que seu combustível era neutro em carbono, uma alegação baseada em seu programa de compensação. / AP

Uma campanha de publicidade da petroleira Shell foi banida nesta quarta-feira, 7, pela agência de fiscalização de publicidade do Reino Unido, por sugerir que uma grande proporção de seus negócios eram em energia de baixo carbono, embora os combustíveis fósseis constituam a “grande maioria” de suas operações.

Um comercial de televisão, um vídeo do YouTube e uma campanha de pôsteres em Bristol, Inglaterra, descreviam de várias maneiras o fornecimento de energia 100% renovável a um grande número de residências britânicas, a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e a condução da transição energética pela Shell.

Em sua decisão por escrito, a Advertising Standards Authority - ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade, em português) decidiu que os consumidores interpretariam os materiais de publicidade como fazendo uma “reivindicação mais ampla sobre a Shell como um todo fornecendo energia mais limpa”.

Embora a Shell tenha um negócio de energia limpa, a empresa estima que suas operações tenham liberado quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono retentor de calor em 2021. Em um comunicado, a porta-voz da Shell, Tara Lemay, afirmou que a companhia discorda “fortemente” da decisão da ASA, “que poderia desacelerar o impulso do Reino Unido em direção à energia renovável”.

Logo da Shell; companhia teve campanha sobre energia limpa banida no Reino Unido.  Foto: Frank Augstein/AP

O grupo de campanha Adfree Cities apresentou uma reclamação à ASA sobre os comerciais, argumentando que eles deixaram de fora informações significativas sobre o impacto ambiental geral da Shell. Também argumentou que a alegação de que 78 mil residências no sudoeste da Inglaterra e 1,4 milhão de residências no Reino Unido usam 100% de energia limpa da Shell era enganosa.

A decisão da ASA aponta que a campanha deu a impressão de que “os produtos de energia com baixo teor de carbono representavam uma proporção significativa dos produtos de energia nos quais a Shell investiu e vendeu no Reino Unido em 2022, ou provavelmente se tornariam em um futuro próximo”. A agência também descobriu que a Shell havia provado suas alegações de fornecer 100% de energia renovável para muitos lares britânicos, e essa parte da reclamação não foi mantida. A ASA ordenou que a Shell não executasse a campanha novamente em sua forma atual.

A ativista Veronica Wignall, do Adfree Cities, que liderou a reclamação, disse que a decisão “marca o fim da linha para o greenwashing de combustíveis fósseis no Reino Unido”, mas acrescentou que a decisão “não vai longe o suficiente”. O termo greenwashing se refere à falsa promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis. Veronica pediu uma legislação robusta para impedir a publicidade de combustíveis fósseis.

Mas Tara Lemay, da Shell, argumentou que “as pessoas já estão bem cientes de que a Shell produz o petróleo e o gás de que dependem hoje”. Lemay citou uma pesquisa com 1.700 adultos britânicos que descobriu que 83% associavam a empresa a postos de gasolina. “O que muitas pessoas não sabem é que também estamos investindo pesadamente em energia de baixo e zero carbono”, disse ela. “É isso que nossos anúncios pretendem mostrar, e é por isso que estamos preocupados com essa decisão míope.”

A Shell já enfrentou alegações de greenwashing em materiais promocionais. Em 2021, o órgão holandês de fiscalização de publicidade disse à empresa para parar de veicular uma campanha dizendo que seu combustível era neutro em carbono, uma alegação baseada em seu programa de compensação. / AP

Uma campanha de publicidade da petroleira Shell foi banida nesta quarta-feira, 7, pela agência de fiscalização de publicidade do Reino Unido, por sugerir que uma grande proporção de seus negócios eram em energia de baixo carbono, embora os combustíveis fósseis constituam a “grande maioria” de suas operações.

Um comercial de televisão, um vídeo do YouTube e uma campanha de pôsteres em Bristol, Inglaterra, descreviam de várias maneiras o fornecimento de energia 100% renovável a um grande número de residências britânicas, a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e a condução da transição energética pela Shell.

Em sua decisão por escrito, a Advertising Standards Authority - ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade, em português) decidiu que os consumidores interpretariam os materiais de publicidade como fazendo uma “reivindicação mais ampla sobre a Shell como um todo fornecendo energia mais limpa”.

Embora a Shell tenha um negócio de energia limpa, a empresa estima que suas operações tenham liberado quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono retentor de calor em 2021. Em um comunicado, a porta-voz da Shell, Tara Lemay, afirmou que a companhia discorda “fortemente” da decisão da ASA, “que poderia desacelerar o impulso do Reino Unido em direção à energia renovável”.

Logo da Shell; companhia teve campanha sobre energia limpa banida no Reino Unido.  Foto: Frank Augstein/AP

O grupo de campanha Adfree Cities apresentou uma reclamação à ASA sobre os comerciais, argumentando que eles deixaram de fora informações significativas sobre o impacto ambiental geral da Shell. Também argumentou que a alegação de que 78 mil residências no sudoeste da Inglaterra e 1,4 milhão de residências no Reino Unido usam 100% de energia limpa da Shell era enganosa.

A decisão da ASA aponta que a campanha deu a impressão de que “os produtos de energia com baixo teor de carbono representavam uma proporção significativa dos produtos de energia nos quais a Shell investiu e vendeu no Reino Unido em 2022, ou provavelmente se tornariam em um futuro próximo”. A agência também descobriu que a Shell havia provado suas alegações de fornecer 100% de energia renovável para muitos lares britânicos, e essa parte da reclamação não foi mantida. A ASA ordenou que a Shell não executasse a campanha novamente em sua forma atual.

A ativista Veronica Wignall, do Adfree Cities, que liderou a reclamação, disse que a decisão “marca o fim da linha para o greenwashing de combustíveis fósseis no Reino Unido”, mas acrescentou que a decisão “não vai longe o suficiente”. O termo greenwashing se refere à falsa promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis. Veronica pediu uma legislação robusta para impedir a publicidade de combustíveis fósseis.

Mas Tara Lemay, da Shell, argumentou que “as pessoas já estão bem cientes de que a Shell produz o petróleo e o gás de que dependem hoje”. Lemay citou uma pesquisa com 1.700 adultos britânicos que descobriu que 83% associavam a empresa a postos de gasolina. “O que muitas pessoas não sabem é que também estamos investindo pesadamente em energia de baixo e zero carbono”, disse ela. “É isso que nossos anúncios pretendem mostrar, e é por isso que estamos preocupados com essa decisão míope.”

A Shell já enfrentou alegações de greenwashing em materiais promocionais. Em 2021, o órgão holandês de fiscalização de publicidade disse à empresa para parar de veicular uma campanha dizendo que seu combustível era neutro em carbono, uma alegação baseada em seu programa de compensação. / AP

Uma campanha de publicidade da petroleira Shell foi banida nesta quarta-feira, 7, pela agência de fiscalização de publicidade do Reino Unido, por sugerir que uma grande proporção de seus negócios eram em energia de baixo carbono, embora os combustíveis fósseis constituam a “grande maioria” de suas operações.

Um comercial de televisão, um vídeo do YouTube e uma campanha de pôsteres em Bristol, Inglaterra, descreviam de várias maneiras o fornecimento de energia 100% renovável a um grande número de residências britânicas, a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e a condução da transição energética pela Shell.

Em sua decisão por escrito, a Advertising Standards Authority - ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade, em português) decidiu que os consumidores interpretariam os materiais de publicidade como fazendo uma “reivindicação mais ampla sobre a Shell como um todo fornecendo energia mais limpa”.

Embora a Shell tenha um negócio de energia limpa, a empresa estima que suas operações tenham liberado quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono retentor de calor em 2021. Em um comunicado, a porta-voz da Shell, Tara Lemay, afirmou que a companhia discorda “fortemente” da decisão da ASA, “que poderia desacelerar o impulso do Reino Unido em direção à energia renovável”.

Logo da Shell; companhia teve campanha sobre energia limpa banida no Reino Unido.  Foto: Frank Augstein/AP

O grupo de campanha Adfree Cities apresentou uma reclamação à ASA sobre os comerciais, argumentando que eles deixaram de fora informações significativas sobre o impacto ambiental geral da Shell. Também argumentou que a alegação de que 78 mil residências no sudoeste da Inglaterra e 1,4 milhão de residências no Reino Unido usam 100% de energia limpa da Shell era enganosa.

A decisão da ASA aponta que a campanha deu a impressão de que “os produtos de energia com baixo teor de carbono representavam uma proporção significativa dos produtos de energia nos quais a Shell investiu e vendeu no Reino Unido em 2022, ou provavelmente se tornariam em um futuro próximo”. A agência também descobriu que a Shell havia provado suas alegações de fornecer 100% de energia renovável para muitos lares britânicos, e essa parte da reclamação não foi mantida. A ASA ordenou que a Shell não executasse a campanha novamente em sua forma atual.

A ativista Veronica Wignall, do Adfree Cities, que liderou a reclamação, disse que a decisão “marca o fim da linha para o greenwashing de combustíveis fósseis no Reino Unido”, mas acrescentou que a decisão “não vai longe o suficiente”. O termo greenwashing se refere à falsa promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis. Veronica pediu uma legislação robusta para impedir a publicidade de combustíveis fósseis.

Mas Tara Lemay, da Shell, argumentou que “as pessoas já estão bem cientes de que a Shell produz o petróleo e o gás de que dependem hoje”. Lemay citou uma pesquisa com 1.700 adultos britânicos que descobriu que 83% associavam a empresa a postos de gasolina. “O que muitas pessoas não sabem é que também estamos investindo pesadamente em energia de baixo e zero carbono”, disse ela. “É isso que nossos anúncios pretendem mostrar, e é por isso que estamos preocupados com essa decisão míope.”

A Shell já enfrentou alegações de greenwashing em materiais promocionais. Em 2021, o órgão holandês de fiscalização de publicidade disse à empresa para parar de veicular uma campanha dizendo que seu combustível era neutro em carbono, uma alegação baseada em seu programa de compensação. / AP

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