‘Melhor hambúrguer do mundo’? STJ nega pedido do Burger King para que Madero prove afirmação


Rede de fast food defende que Madero tenha de passar por perícia para comprovar afirmação que usa como slogan

Por Redação
Atualização:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na terça-feira, 21, o pedido do Burger King para que o Madero passe por perícia para comprovar que tem “o melhor hambúrguer do mundo”, como afirma em material publicitário. O Burger King defende que o Madero comprove a afirmação para que possa usar o slogan.

O processo tramita há anos na Justiça. O Burger King entrou com a ação buscando impedir que o Madero usasse a frase “The Best Burger in the World”, “O melhor hambúrguer do mundo”, em português, em seu material publicitário e na fachada de seus restaurantes, além de pedir uma indenização por concorrência desleal e desvio de clientela de pelo menos R$ 150 mil.

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Na primeira instância, o Burger King obteve uma vitória, com o juiz determinando a realização de prova pericial, mas o Madero recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde conseguiu reverter a decisão, que foi mantida por unanimidade pela Terceira Turma do STJ nesta semana.

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ressaltou que a questão central do caso é o direito da concorrência e que não caberia a inversão do ônus da prova, em que o réu teria de provar a veracidade da publicidade, por se tratar de uma relação concorrencial.

Burger King perdeu ação contra o Madero no STJ.  Foto: Joe Skipper/Reuters
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Procurado, o Burger King afirmou apenas que “o processo segue em trâmite judicial e, por ora, não há informações adicionais”. A reportagem não obteve resposta do Grupo Madero. Atualmente, o site do Madero usa o slogan “O hamburger do Madero faz o mundo melhor”.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na terça-feira, 21, o pedido do Burger King para que o Madero passe por perícia para comprovar que tem “o melhor hambúrguer do mundo”, como afirma em material publicitário. O Burger King defende que o Madero comprove a afirmação para que possa usar o slogan.

O processo tramita há anos na Justiça. O Burger King entrou com a ação buscando impedir que o Madero usasse a frase “The Best Burger in the World”, “O melhor hambúrguer do mundo”, em português, em seu material publicitário e na fachada de seus restaurantes, além de pedir uma indenização por concorrência desleal e desvio de clientela de pelo menos R$ 150 mil.

Na primeira instância, o Burger King obteve uma vitória, com o juiz determinando a realização de prova pericial, mas o Madero recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde conseguiu reverter a decisão, que foi mantida por unanimidade pela Terceira Turma do STJ nesta semana.

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ressaltou que a questão central do caso é o direito da concorrência e que não caberia a inversão do ônus da prova, em que o réu teria de provar a veracidade da publicidade, por se tratar de uma relação concorrencial.

Burger King perdeu ação contra o Madero no STJ.  Foto: Joe Skipper/Reuters

Procurado, o Burger King afirmou apenas que “o processo segue em trâmite judicial e, por ora, não há informações adicionais”. A reportagem não obteve resposta do Grupo Madero. Atualmente, o site do Madero usa o slogan “O hamburger do Madero faz o mundo melhor”.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na terça-feira, 21, o pedido do Burger King para que o Madero passe por perícia para comprovar que tem “o melhor hambúrguer do mundo”, como afirma em material publicitário. O Burger King defende que o Madero comprove a afirmação para que possa usar o slogan.

O processo tramita há anos na Justiça. O Burger King entrou com a ação buscando impedir que o Madero usasse a frase “The Best Burger in the World”, “O melhor hambúrguer do mundo”, em português, em seu material publicitário e na fachada de seus restaurantes, além de pedir uma indenização por concorrência desleal e desvio de clientela de pelo menos R$ 150 mil.

Na primeira instância, o Burger King obteve uma vitória, com o juiz determinando a realização de prova pericial, mas o Madero recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde conseguiu reverter a decisão, que foi mantida por unanimidade pela Terceira Turma do STJ nesta semana.

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ressaltou que a questão central do caso é o direito da concorrência e que não caberia a inversão do ônus da prova, em que o réu teria de provar a veracidade da publicidade, por se tratar de uma relação concorrencial.

Burger King perdeu ação contra o Madero no STJ.  Foto: Joe Skipper/Reuters

Procurado, o Burger King afirmou apenas que “o processo segue em trâmite judicial e, por ora, não há informações adicionais”. A reportagem não obteve resposta do Grupo Madero. Atualmente, o site do Madero usa o slogan “O hamburger do Madero faz o mundo melhor”.

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