Mensagens truncadas causam dificuldades no trabalho. Repassar informações de maneira equivocada pode retardar o seu desenvolvimento na empresa ou impactar negativamente o time que lidera. Uma comunicação assertiva, clara tem se tornado cada vez mais necessária para equipes - em modelo híbrido, presencial ou home office.
Segundo especialistas, lideranças atualizadas com habilidades comunicacionais têm mais facilidade em gerenciar colaboradores e solucionar problemas em momentos de discutir projetos, dar feedbacks e até discutir aumentos salariais.
Aqui estão algumas dicas listadas por especialistas ouvidos pelo ‘Estadão’:
Para colaboradores
- Utilize uma linguagem clara, eficiente, que seja compreendida por todos. A ideia é envolver a comunicação não-violenta no processo. Isso quer dizer que é preciso ter uma comunicação forte e eficaz que seja aliada da empatia. O desafio é ouvir sem julgamentos.
- No caso das mulheres - que enfrentam mais obstáculos para falar e serem ouvidas -, o caminho é ser direta, segundo Gigi Grandin, especialista em comunicação, marketing e sócia da Grapa Digital, agência especializada em marketing de influência. Mas como não dar brecha para a grosseria? “Com licença, por favor, posso trazer uma ideia?” é uma frase que pode ser o pontapé para chamar atenção dos envolvidos, orienta Grandin.
- Prepare-se! Muitas vezes, conversar com o chefe causa ansiedade. Organizar os argumentos antes da reunião pode garantir novas oportunidades. Outra dica é treinar com uma pessoa confiável os pontos-chave do papo.
- Na hora de pedir aumento, como ser assertivo(a)? A orientação de Grandin é apostar na conversa. “Fale para quem você quer solicitar o aumento. Isso é melhor do que ficar conversando sobre esse assunto com outros colegas.”
- Pesquise a cultura e o propósito da empresa. “Eles precisam estar alinhados ao seu projeto de vida, pois é a empresa que irá proporcionar os seus sonhos pessoais“, afirma Rodrigo Nunes, especialista em gerir pessoas e CEO da Ad Clinic.
Para as lideranças
- Fortalecer a cultura da empresa. “A cultura organizacional vai guiar as decisões, condutas e princípios que servirão como base para todas as dinâmicas da empresa“, afirma Rodrigo Nunes.
- Usar a técnica do feedback. “Se algo não está certo, alinhe as expectativas com o colaborador. Um bom gestor é aquele que treina e acompanha o processo lado a lado, até que seja executado com perfeição”, orienta Nunes.
- Incluir todos os colaboradores que integram o time e explicar com clareza as necessidades do momento, é a sugestão de Gigi Grandin. Essa estratégia mantém os liderados por dentro do que deve ser considerado como urgente em um certo período.
- Tomar cuidado com a comunicação corporal: evite uma postura intimidadora. Historicamente, o imaginário de ambientes corporativos incluía uma chefia autoritária e conservadora. Agora, após as grandes mudanças do período pandêmico e de pequenas revoluções no mundo do trabalho, escritórios contam com equipes intergeracionais e mais diversas. Por isso, ter lideranças que acompanhem essas transformações e estejam mais abertas ao diálogo deve estimular, consequentemente, a comunicação entre líderes e liderados.
- Verificou uma situação de risco ou algum outro problema na equipe? Vá diretamente ao colaborador perguntar se houve alguma problema. Segundo Grandin, essa postura assertiva evita expor o funcionário.
- Por fim, as lideranças precisam ter acesso a treinamentos de comunicação adequado para o time que coordenam para que a assertividade caminhe ao lado da empatia, promovendo um espaço de trabalho com segurança psicológica.
Apesar de o caminho parecer simples, muitos líderes e liderados costumam confundir pontos importantes da assertividade no ambiente de trabalho. Manter uma comunicação transparente e estar atento às habilidades individuais e coletivas da equipe pode possibilitar desenvolvimento profissional e outros olhares para a carreira.