Como pedir demissão de forma correta? 7 dicas valiosas para deixar as portas abertas na empresa


A maneira como você deixa uma empresa pode manchar uma reputação construída durante anos; veja como pedir demissão preservando sua imagem profissional

Por Amanda Fuzita
Atualização:

O mercado de trabalho é dinâmico: a todo tempo ou alguém está sendo demitido, ou alguém está pedindo demissão. As razões podem variar, mas é importante entender como se demitir de maneira profissional para manter um bom relacionamento de trabalho com o empregador.

A maneira como uma pessoa se demite pode ter um impacto significativo em sua carreira e em oportunidades futuras, afirma Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicações Corporativas do Indeed, site de busca de empregos.

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“Considerando uma carta de recomendação ou mesmo outra vaga na mesma empresa no futuro, o profissional deve estar preparado para garantir que as portas permaneçam abertas”, afirma a gerente.

É importante saber pedir demissão de maneira adequada para preservar sua imagem profissional. Foto: luckybusiness - stock.adobe.com

O pedido de demissão deve seguir algumas formalidades que evitam que sua imagem fique prejudicada. Existem pontos importantes a se atentar no processo de saída.

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Confira:

1. Prepare-se para a conversa

Quando for informar sua saída, a primeira etapa fundamental é se preparar.

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É importante planejar o seu discurso para assumir o controle da conversa de forma profissional, clara e respeitosa.

“Quanto mais gentil e profissional for a conversa, melhor. Uma transição tranquila é importante para proteger a reputação profissional. Por isso, informe seu superior sobre sua decisão com a maior antecedência possível”, aconselha Secareanu.

2. Analise a situação

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Preparar-se para essa conversa significa tomar alguns cuidados, como escolher o momento ideal para falar com o gestor, levando em conta uma série de fatores.

Reflita: É o momento certo para pedir demissão?

Ter a sensibilidade de observar se não é um período de sobrecarga de trabalho ou entrega de algum projeto específico e complexo que a empresa esteja vivenciando pode ser vantajoso para a imagem profissional.

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“Ter esse cuidado e empatia de olhar o momento em que você faz a sua saída, de observar se não está no meio do furacão e se colocar no lugar do gestor, coloca você numa condição mais profissional”, afirma Lincoln Augusto, palestrante e mentor de carreiras.

Além disso, marque uma reunião no momento certo. Em vez de fazer isso no meio de um dia atribulado, procure escolher uma hora mais tranquila na agenda do seu líder.

3. Informe primeiro seu superior

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O chefe direto deve ser sempre a primeira pessoa a ser informada sobre a demissão.

Segundo Augusto, esse é um ponto em que os profissionais pecam: falar sobre a intenção de pedir demissão com os colegas de trabalho antes de comentar com o seu superior.

“O que acontece é que no ambiente corporativo, muitas vezes, todo mundo sabe que você vai sair, mas o gestor não, e isso acaba gerando um desconforto na relação”, conta.

Se essa notícia chegar aos ouvidos do chefe antes da conversa inicial, pode transmitir uma péssima impressão. Por isso, contenha-se e evite transparecer sua decisão, mesmo para os colegas mais próximos.

4. Avise formalmente a empresa

Escrever um e-mail formal de demissão faz parte de um protocolo corporativo e demonstra responsabilidade para com a empresa da qual você está saindo.

No e-mail, devem conter alguns pontos importantes:

  • A demissão em si
  • A data de encerramento: até qual momento permanecerá na companhia, se vai cumprir aviso prévio ou não
  • Feedback: é importante ser honesto sem criticar a empresa, dando um retorno construtivo. Use a tática de dizer os pontos positivos primeiro e depois abordar os pontos a melhorar
  • Expressar gratidão: um ponto essencial é finalizar agradecendo à companhia pelo tempo em que você esteve trabalhando, pelos ensinamentos e oportunidade que a empresa ofereceu, ressaltando que levará uma bagagem com você e que espera ter contribuído. De acordo com Augusto, isso demonstra uma etiqueta corporativa no momento do processo demissional

5. Ofereça ajuda durante a transição

Nesse processo de saída, na medida do possível, coloque-se à disposição, oferecendo um suporte na transição de função ou ajuda para treinar outros funcionários, além de não deixar tarefas inacabadas.

Secareanu explica que o segredo é não deixar a instituição desamparada. “Oferecer auxílio à equipe e treinar funcionários ajudará para que sua demissão tenha o menor impacto possível sobre a empresa”, afirma.

6. Prepare-se para uma contraproposta

É possível que o gestor ofereça uma contraproposta, então pense bem se você estaria disposto a continuar na empresa por um salário maior ou uma promoção, por exemplo, ou se a decisão é realmente definitiva.

Augusto explica que existe uma maneira adequada de lidar com a contraproposta do empregador, além de ser importante não usar isso como uma barganha.

“Na maior parte das demissões, o colaborador utiliza isso como um poder de troca, e não é recomendado “, afirma.

  • Se o empregador oferecer um plano alternativo e você estiver disposto a avaliar as condições, negocie o cenário mais adequado
  • Se você decidiu seguir em frente e aceitar uma nova oportunidade, é importante manter-se firme em sua decisão. Nesse caso, explique gentilmente os motivos pelos quais você decidiu seguir em frente e demonstre gratidão pelas possibilidades oferecidas

7. Mantenha uma rede de contatos profissionais

Considerando que, no futuro, você poderá precisar de referências profissionais em busca de melhores oportunidades, é uma boa ideia manter uma rede sólida de contatos com pessoas do seu emprego anterior e preservar a reputação profissional.

Se você se demitiu sem nenhum outro emprego em vista, informe à sua rede de contatos que você está aberto e procurando ativamente por novas oportunidades.

“Desenvolver uma forte presença nas mídias sociais e criar uma rede on-line também é uma etapa importante”, reforça Secareanu.

Seu navegador não suporta esse video.

O mercado de trabalho é dinâmico: a todo tempo ou alguém está sendo demitido, ou alguém está pedindo demissão. As razões podem variar, mas é importante entender como se demitir de maneira profissional para manter um bom relacionamento de trabalho com o empregador.

A maneira como uma pessoa se demite pode ter um impacto significativo em sua carreira e em oportunidades futuras, afirma Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicações Corporativas do Indeed, site de busca de empregos.

“Considerando uma carta de recomendação ou mesmo outra vaga na mesma empresa no futuro, o profissional deve estar preparado para garantir que as portas permaneçam abertas”, afirma a gerente.

É importante saber pedir demissão de maneira adequada para preservar sua imagem profissional. Foto: luckybusiness - stock.adobe.com

O pedido de demissão deve seguir algumas formalidades que evitam que sua imagem fique prejudicada. Existem pontos importantes a se atentar no processo de saída.

Confira:

1. Prepare-se para a conversa

Quando for informar sua saída, a primeira etapa fundamental é se preparar.

É importante planejar o seu discurso para assumir o controle da conversa de forma profissional, clara e respeitosa.

“Quanto mais gentil e profissional for a conversa, melhor. Uma transição tranquila é importante para proteger a reputação profissional. Por isso, informe seu superior sobre sua decisão com a maior antecedência possível”, aconselha Secareanu.

2. Analise a situação

Preparar-se para essa conversa significa tomar alguns cuidados, como escolher o momento ideal para falar com o gestor, levando em conta uma série de fatores.

Reflita: É o momento certo para pedir demissão?

Ter a sensibilidade de observar se não é um período de sobrecarga de trabalho ou entrega de algum projeto específico e complexo que a empresa esteja vivenciando pode ser vantajoso para a imagem profissional.

“Ter esse cuidado e empatia de olhar o momento em que você faz a sua saída, de observar se não está no meio do furacão e se colocar no lugar do gestor, coloca você numa condição mais profissional”, afirma Lincoln Augusto, palestrante e mentor de carreiras.

Além disso, marque uma reunião no momento certo. Em vez de fazer isso no meio de um dia atribulado, procure escolher uma hora mais tranquila na agenda do seu líder.

3. Informe primeiro seu superior

O chefe direto deve ser sempre a primeira pessoa a ser informada sobre a demissão.

Segundo Augusto, esse é um ponto em que os profissionais pecam: falar sobre a intenção de pedir demissão com os colegas de trabalho antes de comentar com o seu superior.

“O que acontece é que no ambiente corporativo, muitas vezes, todo mundo sabe que você vai sair, mas o gestor não, e isso acaba gerando um desconforto na relação”, conta.

Se essa notícia chegar aos ouvidos do chefe antes da conversa inicial, pode transmitir uma péssima impressão. Por isso, contenha-se e evite transparecer sua decisão, mesmo para os colegas mais próximos.

4. Avise formalmente a empresa

Escrever um e-mail formal de demissão faz parte de um protocolo corporativo e demonstra responsabilidade para com a empresa da qual você está saindo.

No e-mail, devem conter alguns pontos importantes:

  • A demissão em si
  • A data de encerramento: até qual momento permanecerá na companhia, se vai cumprir aviso prévio ou não
  • Feedback: é importante ser honesto sem criticar a empresa, dando um retorno construtivo. Use a tática de dizer os pontos positivos primeiro e depois abordar os pontos a melhorar
  • Expressar gratidão: um ponto essencial é finalizar agradecendo à companhia pelo tempo em que você esteve trabalhando, pelos ensinamentos e oportunidade que a empresa ofereceu, ressaltando que levará uma bagagem com você e que espera ter contribuído. De acordo com Augusto, isso demonstra uma etiqueta corporativa no momento do processo demissional

5. Ofereça ajuda durante a transição

Nesse processo de saída, na medida do possível, coloque-se à disposição, oferecendo um suporte na transição de função ou ajuda para treinar outros funcionários, além de não deixar tarefas inacabadas.

Secareanu explica que o segredo é não deixar a instituição desamparada. “Oferecer auxílio à equipe e treinar funcionários ajudará para que sua demissão tenha o menor impacto possível sobre a empresa”, afirma.

6. Prepare-se para uma contraproposta

É possível que o gestor ofereça uma contraproposta, então pense bem se você estaria disposto a continuar na empresa por um salário maior ou uma promoção, por exemplo, ou se a decisão é realmente definitiva.

Augusto explica que existe uma maneira adequada de lidar com a contraproposta do empregador, além de ser importante não usar isso como uma barganha.

“Na maior parte das demissões, o colaborador utiliza isso como um poder de troca, e não é recomendado “, afirma.

  • Se o empregador oferecer um plano alternativo e você estiver disposto a avaliar as condições, negocie o cenário mais adequado
  • Se você decidiu seguir em frente e aceitar uma nova oportunidade, é importante manter-se firme em sua decisão. Nesse caso, explique gentilmente os motivos pelos quais você decidiu seguir em frente e demonstre gratidão pelas possibilidades oferecidas

7. Mantenha uma rede de contatos profissionais

Considerando que, no futuro, você poderá precisar de referências profissionais em busca de melhores oportunidades, é uma boa ideia manter uma rede sólida de contatos com pessoas do seu emprego anterior e preservar a reputação profissional.

Se você se demitiu sem nenhum outro emprego em vista, informe à sua rede de contatos que você está aberto e procurando ativamente por novas oportunidades.

“Desenvolver uma forte presença nas mídias sociais e criar uma rede on-line também é uma etapa importante”, reforça Secareanu.

Seu navegador não suporta esse video.

O mercado de trabalho é dinâmico: a todo tempo ou alguém está sendo demitido, ou alguém está pedindo demissão. As razões podem variar, mas é importante entender como se demitir de maneira profissional para manter um bom relacionamento de trabalho com o empregador.

A maneira como uma pessoa se demite pode ter um impacto significativo em sua carreira e em oportunidades futuras, afirma Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicações Corporativas do Indeed, site de busca de empregos.

“Considerando uma carta de recomendação ou mesmo outra vaga na mesma empresa no futuro, o profissional deve estar preparado para garantir que as portas permaneçam abertas”, afirma a gerente.

É importante saber pedir demissão de maneira adequada para preservar sua imagem profissional. Foto: luckybusiness - stock.adobe.com

O pedido de demissão deve seguir algumas formalidades que evitam que sua imagem fique prejudicada. Existem pontos importantes a se atentar no processo de saída.

Confira:

1. Prepare-se para a conversa

Quando for informar sua saída, a primeira etapa fundamental é se preparar.

É importante planejar o seu discurso para assumir o controle da conversa de forma profissional, clara e respeitosa.

“Quanto mais gentil e profissional for a conversa, melhor. Uma transição tranquila é importante para proteger a reputação profissional. Por isso, informe seu superior sobre sua decisão com a maior antecedência possível”, aconselha Secareanu.

2. Analise a situação

Preparar-se para essa conversa significa tomar alguns cuidados, como escolher o momento ideal para falar com o gestor, levando em conta uma série de fatores.

Reflita: É o momento certo para pedir demissão?

Ter a sensibilidade de observar se não é um período de sobrecarga de trabalho ou entrega de algum projeto específico e complexo que a empresa esteja vivenciando pode ser vantajoso para a imagem profissional.

“Ter esse cuidado e empatia de olhar o momento em que você faz a sua saída, de observar se não está no meio do furacão e se colocar no lugar do gestor, coloca você numa condição mais profissional”, afirma Lincoln Augusto, palestrante e mentor de carreiras.

Além disso, marque uma reunião no momento certo. Em vez de fazer isso no meio de um dia atribulado, procure escolher uma hora mais tranquila na agenda do seu líder.

3. Informe primeiro seu superior

O chefe direto deve ser sempre a primeira pessoa a ser informada sobre a demissão.

Segundo Augusto, esse é um ponto em que os profissionais pecam: falar sobre a intenção de pedir demissão com os colegas de trabalho antes de comentar com o seu superior.

“O que acontece é que no ambiente corporativo, muitas vezes, todo mundo sabe que você vai sair, mas o gestor não, e isso acaba gerando um desconforto na relação”, conta.

Se essa notícia chegar aos ouvidos do chefe antes da conversa inicial, pode transmitir uma péssima impressão. Por isso, contenha-se e evite transparecer sua decisão, mesmo para os colegas mais próximos.

4. Avise formalmente a empresa

Escrever um e-mail formal de demissão faz parte de um protocolo corporativo e demonstra responsabilidade para com a empresa da qual você está saindo.

No e-mail, devem conter alguns pontos importantes:

  • A demissão em si
  • A data de encerramento: até qual momento permanecerá na companhia, se vai cumprir aviso prévio ou não
  • Feedback: é importante ser honesto sem criticar a empresa, dando um retorno construtivo. Use a tática de dizer os pontos positivos primeiro e depois abordar os pontos a melhorar
  • Expressar gratidão: um ponto essencial é finalizar agradecendo à companhia pelo tempo em que você esteve trabalhando, pelos ensinamentos e oportunidade que a empresa ofereceu, ressaltando que levará uma bagagem com você e que espera ter contribuído. De acordo com Augusto, isso demonstra uma etiqueta corporativa no momento do processo demissional

5. Ofereça ajuda durante a transição

Nesse processo de saída, na medida do possível, coloque-se à disposição, oferecendo um suporte na transição de função ou ajuda para treinar outros funcionários, além de não deixar tarefas inacabadas.

Secareanu explica que o segredo é não deixar a instituição desamparada. “Oferecer auxílio à equipe e treinar funcionários ajudará para que sua demissão tenha o menor impacto possível sobre a empresa”, afirma.

6. Prepare-se para uma contraproposta

É possível que o gestor ofereça uma contraproposta, então pense bem se você estaria disposto a continuar na empresa por um salário maior ou uma promoção, por exemplo, ou se a decisão é realmente definitiva.

Augusto explica que existe uma maneira adequada de lidar com a contraproposta do empregador, além de ser importante não usar isso como uma barganha.

“Na maior parte das demissões, o colaborador utiliza isso como um poder de troca, e não é recomendado “, afirma.

  • Se o empregador oferecer um plano alternativo e você estiver disposto a avaliar as condições, negocie o cenário mais adequado
  • Se você decidiu seguir em frente e aceitar uma nova oportunidade, é importante manter-se firme em sua decisão. Nesse caso, explique gentilmente os motivos pelos quais você decidiu seguir em frente e demonstre gratidão pelas possibilidades oferecidas

7. Mantenha uma rede de contatos profissionais

Considerando que, no futuro, você poderá precisar de referências profissionais em busca de melhores oportunidades, é uma boa ideia manter uma rede sólida de contatos com pessoas do seu emprego anterior e preservar a reputação profissional.

Se você se demitiu sem nenhum outro emprego em vista, informe à sua rede de contatos que você está aberto e procurando ativamente por novas oportunidades.

“Desenvolver uma forte presença nas mídias sociais e criar uma rede on-line também é uma etapa importante”, reforça Secareanu.

Seu navegador não suporta esse video.

O mercado de trabalho é dinâmico: a todo tempo ou alguém está sendo demitido, ou alguém está pedindo demissão. As razões podem variar, mas é importante entender como se demitir de maneira profissional para manter um bom relacionamento de trabalho com o empregador.

A maneira como uma pessoa se demite pode ter um impacto significativo em sua carreira e em oportunidades futuras, afirma Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicações Corporativas do Indeed, site de busca de empregos.

“Considerando uma carta de recomendação ou mesmo outra vaga na mesma empresa no futuro, o profissional deve estar preparado para garantir que as portas permaneçam abertas”, afirma a gerente.

É importante saber pedir demissão de maneira adequada para preservar sua imagem profissional. Foto: luckybusiness - stock.adobe.com

O pedido de demissão deve seguir algumas formalidades que evitam que sua imagem fique prejudicada. Existem pontos importantes a se atentar no processo de saída.

Confira:

1. Prepare-se para a conversa

Quando for informar sua saída, a primeira etapa fundamental é se preparar.

É importante planejar o seu discurso para assumir o controle da conversa de forma profissional, clara e respeitosa.

“Quanto mais gentil e profissional for a conversa, melhor. Uma transição tranquila é importante para proteger a reputação profissional. Por isso, informe seu superior sobre sua decisão com a maior antecedência possível”, aconselha Secareanu.

2. Analise a situação

Preparar-se para essa conversa significa tomar alguns cuidados, como escolher o momento ideal para falar com o gestor, levando em conta uma série de fatores.

Reflita: É o momento certo para pedir demissão?

Ter a sensibilidade de observar se não é um período de sobrecarga de trabalho ou entrega de algum projeto específico e complexo que a empresa esteja vivenciando pode ser vantajoso para a imagem profissional.

“Ter esse cuidado e empatia de olhar o momento em que você faz a sua saída, de observar se não está no meio do furacão e se colocar no lugar do gestor, coloca você numa condição mais profissional”, afirma Lincoln Augusto, palestrante e mentor de carreiras.

Além disso, marque uma reunião no momento certo. Em vez de fazer isso no meio de um dia atribulado, procure escolher uma hora mais tranquila na agenda do seu líder.

3. Informe primeiro seu superior

O chefe direto deve ser sempre a primeira pessoa a ser informada sobre a demissão.

Segundo Augusto, esse é um ponto em que os profissionais pecam: falar sobre a intenção de pedir demissão com os colegas de trabalho antes de comentar com o seu superior.

“O que acontece é que no ambiente corporativo, muitas vezes, todo mundo sabe que você vai sair, mas o gestor não, e isso acaba gerando um desconforto na relação”, conta.

Se essa notícia chegar aos ouvidos do chefe antes da conversa inicial, pode transmitir uma péssima impressão. Por isso, contenha-se e evite transparecer sua decisão, mesmo para os colegas mais próximos.

4. Avise formalmente a empresa

Escrever um e-mail formal de demissão faz parte de um protocolo corporativo e demonstra responsabilidade para com a empresa da qual você está saindo.

No e-mail, devem conter alguns pontos importantes:

  • A demissão em si
  • A data de encerramento: até qual momento permanecerá na companhia, se vai cumprir aviso prévio ou não
  • Feedback: é importante ser honesto sem criticar a empresa, dando um retorno construtivo. Use a tática de dizer os pontos positivos primeiro e depois abordar os pontos a melhorar
  • Expressar gratidão: um ponto essencial é finalizar agradecendo à companhia pelo tempo em que você esteve trabalhando, pelos ensinamentos e oportunidade que a empresa ofereceu, ressaltando que levará uma bagagem com você e que espera ter contribuído. De acordo com Augusto, isso demonstra uma etiqueta corporativa no momento do processo demissional

5. Ofereça ajuda durante a transição

Nesse processo de saída, na medida do possível, coloque-se à disposição, oferecendo um suporte na transição de função ou ajuda para treinar outros funcionários, além de não deixar tarefas inacabadas.

Secareanu explica que o segredo é não deixar a instituição desamparada. “Oferecer auxílio à equipe e treinar funcionários ajudará para que sua demissão tenha o menor impacto possível sobre a empresa”, afirma.

6. Prepare-se para uma contraproposta

É possível que o gestor ofereça uma contraproposta, então pense bem se você estaria disposto a continuar na empresa por um salário maior ou uma promoção, por exemplo, ou se a decisão é realmente definitiva.

Augusto explica que existe uma maneira adequada de lidar com a contraproposta do empregador, além de ser importante não usar isso como uma barganha.

“Na maior parte das demissões, o colaborador utiliza isso como um poder de troca, e não é recomendado “, afirma.

  • Se o empregador oferecer um plano alternativo e você estiver disposto a avaliar as condições, negocie o cenário mais adequado
  • Se você decidiu seguir em frente e aceitar uma nova oportunidade, é importante manter-se firme em sua decisão. Nesse caso, explique gentilmente os motivos pelos quais você decidiu seguir em frente e demonstre gratidão pelas possibilidades oferecidas

7. Mantenha uma rede de contatos profissionais

Considerando que, no futuro, você poderá precisar de referências profissionais em busca de melhores oportunidades, é uma boa ideia manter uma rede sólida de contatos com pessoas do seu emprego anterior e preservar a reputação profissional.

Se você se demitiu sem nenhum outro emprego em vista, informe à sua rede de contatos que você está aberto e procurando ativamente por novas oportunidades.

“Desenvolver uma forte presença nas mídias sociais e criar uma rede on-line também é uma etapa importante”, reforça Secareanu.

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