Dar feedback negativo no trabalho pode ser desafiador, principalmente para líderes que temem desagradar ou aborrecer a equipe. A situação se complica ainda mais quando há alguma barreira na comunicação com profissionais da geração Z, que podem demonstrar mais resistência em ouvir críticas a depender do tom e da abordagem da conversa. No entanto, existem estratégias para tornar o momento mais profissional e sair com saldo positivo para melhoria de desempenho.
Perguntamos a 3 CEOs como eles agem na hora de apontar alguma mudança no trabalho aos funcionários da geração Z.
O conteúdo é parte da série Educação Executiva, do Estadão.
Alain Levi, CEO da Motivare, Marta Celestino, CEO da Ebony English, e Luiz Gustavo Neves, Ceo da GigU, compartilham as dicas que consideram mais valiosas. Confira os principais destaques:
- Fuja da armadilha do conflito geracional e tente não rotular o jovem com estereótipos atribuídos à geração Z
- Use as habilidades emocionais na hora de ter conversas difíceis
- Não seja agressivo(a)
- Crie uma cultura de feedback na equipe e faça isso de forma privada
- Deixe claro que o momento não é para dar “esporros”
Assista às melhores dicas para ter conversas difíceis com jovens profissionais no vídeo completo abaixo:
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Jovens profissionais podem demonstrar mais resistência em ouvir críticas a depender do tom e da abordagem da conversa