Representantes de 150 empresas se reuniram na noite de quarta-feira (30) no Expo Barra Funda, zona oeste de São Paulo, para o Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024. A iniciativa, fruto da parceria entre o Estadão e a FIA Business School, reconhece as organizações com melhores ambientes de trabalho e práticas de gestão de pessoas. Confira os vencedores do ano aqui.
O evento é resultado de uma pesquisa ampla que, neste ano, contou com a participação de 224 mil funcionários de 422 empresas de todos os estados do Brasil – representando um total de 740 mil colaboradores.
“Este ano está sendo marcado por um mercado de trabalho muito aquecido. Isso faz com que as pessoas fiquem muito mais empoderadas e exigentes com as organizações. As empresas homenageadas fazem um trabalho contínuo pelo clima organizacional e merecem nosso reconhecimento”, afirma o líder de Produtos da pesquisa Lugares Incríveis para Trabalhar, Filipe Fonoff.
Para o CEO do Estadão, Erick Bretas, o prêmio celebra os mais bem sucedidos empregadores do Brasil. “Os ativos mais valiosos de uma empresa são seus recursos humanos. Enquanto o mundo discute a inteligência artificial e as tecnologias se tornam mais acessíveis e disseminadas, o que diferencia as empresas que prosperam das que perecem é cada vez mais a capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos.”
Índice é obtido a partir de dois questionários
A premiação homenageou as organizações com as maiores notas no índice FIA Employee Experience (i-FEEx), desenvolvido pela FIA Business School e mensurado a partir de dois questionários – um voltado aos funcionários, de forma voluntária e anônima, e outro aos setores de Recursos Humanos.
As questões tratam do clima organizacional a avaliações sobre executivos e líderes, práticas de gestão e conexão entre as empresas e os colaboradores.
“Promovemos o desenvolvimento de gestão nessas organizações. Isso norteia os profissionais em suas decisões de carreira e as próprias empresas, que tomam medidas a partir dos resultados apresentados”, afirma o coordenador da pesquisa Lugares Incríveis para Trabalhar, André Fischer. “Para nós, empresas melhores constroem uma sociedade melhor.”
As organizações premiadas, além de serem destaque na pesquisa, também passaram por uma auditoria independente para assegurar a confiabilidade dos resultados.
Representantes das empresas receberam os troféus em três categorias (pequeno, médio e grande porte), além de quesitos especiais, como setores de atuação e temas relevantes no levantamento.
Olhar empático para o colaborador
Com quase 35 mil funcionários, a Vivo foi eleita a mais incrível em Carreira. “Trabalhamos com possibilidades. A Vivo investe muito em gerar espaço para o colaborador, em desenvolver ou aprimorar competências, conhecimentos e habilidades. Há um incentivo grande para que as pessoas experimentem novas carreiras e oportunidades e isso se reflete nessa premiação”, conta a diretora em Consultoria Interna da Vivo, Maria do Carmo Galindo Vieira.
O setor Serviços de Saúde teve o maior número de empresas premiadas – foram 22, incluindo o hospital A.C. Camargo Cancer Center.
“Cuidar de um paciente oncológico é muito desafiador. Para além da doença, há aspectos emocionais que requerem dos colaboradores um equilíbrio. Assim, é natural cuidar bem das pessoas de dentro para que elas possam cuidar bem de quem nos procura”, diz o diretor geral do A.C. Camargo Cancer Center, Victor Piana.
Agente de promoção do empreendedorismo, o Sebrae consta sete vezes na lista de premiados, com sua sede nacional e unidades em diferentes estados.
“Pessoas que trabalham felizes, satisfeitas e em um ambiente saudável irão produzir, render, criar e inovar mais. O prêmio traz uma trilha que norteia um Sebrae diverso, inclusivo, inovador e que olha para o seu principal patrimônio: seus colaboradores”, comemora a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete de Castro Coelho.
Considerado o mais incrível no setor Engenharia e Construção, o Grupo Marquise valoriza a percepção do colaborador nas diferentes etapas de sua jornada.
“Nosso cuidado começa na admissão e acompanha toda a formação de carreira do funcionário. O Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar representa o olhar do nosso colaborador e por isso ele é tão importante”, explica a gerente de Gestão de Pessoas do Grupo Marquise, Ana Claudia Coelho Ferreira.
Para o diretor de Publishing House do Estadão, Rodrigo Flores, a parceria entre Estadão e FIA Business School é de “importância indescritível”.
“O Estadão tem uma tradição de defender as empresas, o empreendedorismo e o mercado competitivo nacional. Com tecnologia disseminada e recursos similares, o que separa as empresas que vão bem das que vão mal são as pessoas. E o prêmio celebra exatamente isso, com as organizações que mais valorizam seus colaboradores.”
A noite de premiação também teve show com a cantora e compositora Paula Lima.