Temer inclui 13 aeroportos em programa de concessão, mas tira Congonhas da lista


O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero

Por Luci Ribeiro e Lu Aiko Otta

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+ Privatização da Eletrobrás deve permitir ganho de eficiência O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero. O ministro da pasta, Mauricio Quintella, disse esta semana que iria pedir uma reunião extraordinária do conselho do PPI para reavaliar a questão. O fim dos planos de entregar o aeroporto à iniciativa privada atende - pelo menos por ora - a pressões do PR. O decreto sem Congonhas foi publicado no mesmo dia da votação, pela Câmara, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, cuja sessão será aberta nesta manhã. O partido comanda o Ministério dos Transportes e a Infraero e tem 38 deputados.

Governo agora alega questões técnicas e cita 'complicações financeiras' para a Infraero com a privatização de Congonhas Foto: Felipe Rau/Estadão
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Pelo decreto, estão incluídos no pacote de concessões os seguintes aeroportos: - Eurico de Aguiar Salles, em (ES); - Gilberto Freyre, em Recife (PE); - Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT); - Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ); - Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE); - Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB); - Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB); - Santa Maria, em Aracaju (SE); - Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL); - Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT); - Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT); - Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT); - Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT).

+ Leilões de óleo e gás arrecadam mais que o previsto e dão folga de R$ 4 bi aos cofres do governo Segundo o decreto, os empreendimentos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada por estudos de modelagem da desestatização. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do Ministério dos Transportes, que será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de concessão. O texto ainda diz que a Infraero encaminhará ao Ministério dos Transportes e à Anac os contratos e os convênios existentes, as informações, os dados e as plantas relativos aos aeroportos listados no decreto.Licitações da Infraero. Além de inscrever no PPI os aeroportos que serão leiloados, o decreto de hoje, um ato de rotina do programa de concessões, vai também interromper um grande conjunto de licitações de áreas comerciais em aeroportos administrados pela Infraero que vinham ocorrendo numa linha contrária aos que defendem os leilões para reforçar o caixa federal. Conforme informou o Estado em setembro, a estatal pôs em oferta 68 espaços comerciais em 23 aeroportos, tudo para decidir ainda em outubro. Na lista dessas licitações, estão empreendimentos em terminais que serão concedidos. Está em licitação, por exemplo, um contrato de 25 anos para aluguel de uma área no aeroporto de Recife para a instalação de um centro educacional. Embora o governo já tenha anunciado a concessão desses aeroportos, a falta de um instrumento legal formalizando essa intenção vinha dando base legal para as licitações. A Infraero informou que, na ausência do decreto, manteve seu planejamento. Ou seja, ela vinha operando contratos como se os aeroportos fossem continuar com ela.

+ Três terminais portuários devem ser leiloados este ano Segundo especialistas, esses contratos novos às vésperas da concessão podem reduzir o valor dos lances a serem oferecidos em leilão. Os potenciais concessionários considerarão no cálculo, eventualmente, indenizações a serem pagas para modificar o uso das áreas que a Infraero está licitando ou licitou recentemente. Por causa desse conflito entre os leilões dos aeroportos e os novos contratos comerciais da Infraero, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil editou uma portaria em abril deste ano limitando em 24 meses o prazo máximo para os contratos comerciais em aeroportos inscritos no programa de concessões e privatização. No entanto, na ausência do decreto formalizando a inclusão dos novos aeroportos no programa de concessões, a Infraero vinha oferecendo contratos com prazo mais longo. Em setembro, por exemplo, a estatal licitou, por 25 anos, uma área de 28,5 metros quadrados no aeroporto de Congonhas antigamente ocupada pela Vasp. A concorrência foi vencida pelo único concorrente, a Leroy Merlin. A reportagem do Estado mostrando o verdadeiro "queimão" de áreas comerciais em aeroportos irritou o presidente Michel Temer, segundo informaram três fontes. Na ocasião, ele telefonou para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para pedir explicações. O presidente da Infraero, Antônio Claret, só não foi demitido porque Temer não quis comprar uma briga com parte da base aliada às vésperas da votação da segunda denúncia contra si. Claret é uma indicação de Valdemar da Costa Neto, que mesmo fora do Congresso, comanda boa parte da bancada do PR. Temer cobrou também a demora na edição do decreto, que acabou dando base legal a todo esse conjunto de licitações pela Infraero.

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As privatizações do presente e do passado que causaram polêmica no Brasil

1 | 7

Banco do Estado de São Paulo (Banespa)

Foto: FILIPE ARAUJO/AE
2 | 7

Energia

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
3 | 7

Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO
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Vale

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Telebrás

Foto: Reuters
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Usiminas

Foto: Usiminas
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Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Foto: Tasso Marcelo|Estadão

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+ Privatização da Eletrobrás deve permitir ganho de eficiência O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero. O ministro da pasta, Mauricio Quintella, disse esta semana que iria pedir uma reunião extraordinária do conselho do PPI para reavaliar a questão. O fim dos planos de entregar o aeroporto à iniciativa privada atende - pelo menos por ora - a pressões do PR. O decreto sem Congonhas foi publicado no mesmo dia da votação, pela Câmara, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, cuja sessão será aberta nesta manhã. O partido comanda o Ministério dos Transportes e a Infraero e tem 38 deputados.

Governo agora alega questões técnicas e cita 'complicações financeiras' para a Infraero com a privatização de Congonhas Foto: Felipe Rau/Estadão

Pelo decreto, estão incluídos no pacote de concessões os seguintes aeroportos: - Eurico de Aguiar Salles, em (ES); - Gilberto Freyre, em Recife (PE); - Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT); - Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ); - Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE); - Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB); - Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB); - Santa Maria, em Aracaju (SE); - Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL); - Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT); - Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT); - Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT); - Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT).

+ Leilões de óleo e gás arrecadam mais que o previsto e dão folga de R$ 4 bi aos cofres do governo Segundo o decreto, os empreendimentos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada por estudos de modelagem da desestatização. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do Ministério dos Transportes, que será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de concessão. O texto ainda diz que a Infraero encaminhará ao Ministério dos Transportes e à Anac os contratos e os convênios existentes, as informações, os dados e as plantas relativos aos aeroportos listados no decreto.Licitações da Infraero. Além de inscrever no PPI os aeroportos que serão leiloados, o decreto de hoje, um ato de rotina do programa de concessões, vai também interromper um grande conjunto de licitações de áreas comerciais em aeroportos administrados pela Infraero que vinham ocorrendo numa linha contrária aos que defendem os leilões para reforçar o caixa federal. Conforme informou o Estado em setembro, a estatal pôs em oferta 68 espaços comerciais em 23 aeroportos, tudo para decidir ainda em outubro. Na lista dessas licitações, estão empreendimentos em terminais que serão concedidos. Está em licitação, por exemplo, um contrato de 25 anos para aluguel de uma área no aeroporto de Recife para a instalação de um centro educacional. Embora o governo já tenha anunciado a concessão desses aeroportos, a falta de um instrumento legal formalizando essa intenção vinha dando base legal para as licitações. A Infraero informou que, na ausência do decreto, manteve seu planejamento. Ou seja, ela vinha operando contratos como se os aeroportos fossem continuar com ela.

+ Três terminais portuários devem ser leiloados este ano Segundo especialistas, esses contratos novos às vésperas da concessão podem reduzir o valor dos lances a serem oferecidos em leilão. Os potenciais concessionários considerarão no cálculo, eventualmente, indenizações a serem pagas para modificar o uso das áreas que a Infraero está licitando ou licitou recentemente. Por causa desse conflito entre os leilões dos aeroportos e os novos contratos comerciais da Infraero, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil editou uma portaria em abril deste ano limitando em 24 meses o prazo máximo para os contratos comerciais em aeroportos inscritos no programa de concessões e privatização. No entanto, na ausência do decreto formalizando a inclusão dos novos aeroportos no programa de concessões, a Infraero vinha oferecendo contratos com prazo mais longo. Em setembro, por exemplo, a estatal licitou, por 25 anos, uma área de 28,5 metros quadrados no aeroporto de Congonhas antigamente ocupada pela Vasp. A concorrência foi vencida pelo único concorrente, a Leroy Merlin. A reportagem do Estado mostrando o verdadeiro "queimão" de áreas comerciais em aeroportos irritou o presidente Michel Temer, segundo informaram três fontes. Na ocasião, ele telefonou para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para pedir explicações. O presidente da Infraero, Antônio Claret, só não foi demitido porque Temer não quis comprar uma briga com parte da base aliada às vésperas da votação da segunda denúncia contra si. Claret é uma indicação de Valdemar da Costa Neto, que mesmo fora do Congresso, comanda boa parte da bancada do PR. Temer cobrou também a demora na edição do decreto, que acabou dando base legal a todo esse conjunto de licitações pela Infraero.

As privatizações do presente e do passado que causaram polêmica no Brasil

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Banco do Estado de São Paulo (Banespa)

Foto: FILIPE ARAUJO/AE
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Energia

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Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO
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Vale

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Telebrás

Foto: Reuters
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Usiminas

Foto: Usiminas
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Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Foto: Tasso Marcelo|Estadão

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+ Privatização da Eletrobrás deve permitir ganho de eficiência O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero. O ministro da pasta, Mauricio Quintella, disse esta semana que iria pedir uma reunião extraordinária do conselho do PPI para reavaliar a questão. O fim dos planos de entregar o aeroporto à iniciativa privada atende - pelo menos por ora - a pressões do PR. O decreto sem Congonhas foi publicado no mesmo dia da votação, pela Câmara, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, cuja sessão será aberta nesta manhã. O partido comanda o Ministério dos Transportes e a Infraero e tem 38 deputados.

Governo agora alega questões técnicas e cita 'complicações financeiras' para a Infraero com a privatização de Congonhas Foto: Felipe Rau/Estadão

Pelo decreto, estão incluídos no pacote de concessões os seguintes aeroportos: - Eurico de Aguiar Salles, em (ES); - Gilberto Freyre, em Recife (PE); - Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT); - Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ); - Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE); - Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB); - Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB); - Santa Maria, em Aracaju (SE); - Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL); - Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT); - Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT); - Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT); - Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT).

+ Leilões de óleo e gás arrecadam mais que o previsto e dão folga de R$ 4 bi aos cofres do governo Segundo o decreto, os empreendimentos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada por estudos de modelagem da desestatização. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do Ministério dos Transportes, que será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de concessão. O texto ainda diz que a Infraero encaminhará ao Ministério dos Transportes e à Anac os contratos e os convênios existentes, as informações, os dados e as plantas relativos aos aeroportos listados no decreto.Licitações da Infraero. Além de inscrever no PPI os aeroportos que serão leiloados, o decreto de hoje, um ato de rotina do programa de concessões, vai também interromper um grande conjunto de licitações de áreas comerciais em aeroportos administrados pela Infraero que vinham ocorrendo numa linha contrária aos que defendem os leilões para reforçar o caixa federal. Conforme informou o Estado em setembro, a estatal pôs em oferta 68 espaços comerciais em 23 aeroportos, tudo para decidir ainda em outubro. Na lista dessas licitações, estão empreendimentos em terminais que serão concedidos. Está em licitação, por exemplo, um contrato de 25 anos para aluguel de uma área no aeroporto de Recife para a instalação de um centro educacional. Embora o governo já tenha anunciado a concessão desses aeroportos, a falta de um instrumento legal formalizando essa intenção vinha dando base legal para as licitações. A Infraero informou que, na ausência do decreto, manteve seu planejamento. Ou seja, ela vinha operando contratos como se os aeroportos fossem continuar com ela.

+ Três terminais portuários devem ser leiloados este ano Segundo especialistas, esses contratos novos às vésperas da concessão podem reduzir o valor dos lances a serem oferecidos em leilão. Os potenciais concessionários considerarão no cálculo, eventualmente, indenizações a serem pagas para modificar o uso das áreas que a Infraero está licitando ou licitou recentemente. Por causa desse conflito entre os leilões dos aeroportos e os novos contratos comerciais da Infraero, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil editou uma portaria em abril deste ano limitando em 24 meses o prazo máximo para os contratos comerciais em aeroportos inscritos no programa de concessões e privatização. No entanto, na ausência do decreto formalizando a inclusão dos novos aeroportos no programa de concessões, a Infraero vinha oferecendo contratos com prazo mais longo. Em setembro, por exemplo, a estatal licitou, por 25 anos, uma área de 28,5 metros quadrados no aeroporto de Congonhas antigamente ocupada pela Vasp. A concorrência foi vencida pelo único concorrente, a Leroy Merlin. A reportagem do Estado mostrando o verdadeiro "queimão" de áreas comerciais em aeroportos irritou o presidente Michel Temer, segundo informaram três fontes. Na ocasião, ele telefonou para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para pedir explicações. O presidente da Infraero, Antônio Claret, só não foi demitido porque Temer não quis comprar uma briga com parte da base aliada às vésperas da votação da segunda denúncia contra si. Claret é uma indicação de Valdemar da Costa Neto, que mesmo fora do Congresso, comanda boa parte da bancada do PR. Temer cobrou também a demora na edição do decreto, que acabou dando base legal a todo esse conjunto de licitações pela Infraero.

As privatizações do presente e do passado que causaram polêmica no Brasil

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Banco do Estado de São Paulo (Banespa)

Foto: FILIPE ARAUJO/AE
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Energia

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO
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Vale

Foto: Sergio Castro/Estadão
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Telebrás

Foto: Reuters
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Usiminas

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Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Foto: Tasso Marcelo|Estadão

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+ Privatização da Eletrobrás deve permitir ganho de eficiência O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero. O ministro da pasta, Mauricio Quintella, disse esta semana que iria pedir uma reunião extraordinária do conselho do PPI para reavaliar a questão. O fim dos planos de entregar o aeroporto à iniciativa privada atende - pelo menos por ora - a pressões do PR. O decreto sem Congonhas foi publicado no mesmo dia da votação, pela Câmara, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, cuja sessão será aberta nesta manhã. O partido comanda o Ministério dos Transportes e a Infraero e tem 38 deputados.

Governo agora alega questões técnicas e cita 'complicações financeiras' para a Infraero com a privatização de Congonhas Foto: Felipe Rau/Estadão

Pelo decreto, estão incluídos no pacote de concessões os seguintes aeroportos: - Eurico de Aguiar Salles, em (ES); - Gilberto Freyre, em Recife (PE); - Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT); - Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ); - Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE); - Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB); - Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB); - Santa Maria, em Aracaju (SE); - Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL); - Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT); - Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT); - Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT); - Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT).

+ Leilões de óleo e gás arrecadam mais que o previsto e dão folga de R$ 4 bi aos cofres do governo Segundo o decreto, os empreendimentos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada por estudos de modelagem da desestatização. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do Ministério dos Transportes, que será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de concessão. O texto ainda diz que a Infraero encaminhará ao Ministério dos Transportes e à Anac os contratos e os convênios existentes, as informações, os dados e as plantas relativos aos aeroportos listados no decreto.Licitações da Infraero. Além de inscrever no PPI os aeroportos que serão leiloados, o decreto de hoje, um ato de rotina do programa de concessões, vai também interromper um grande conjunto de licitações de áreas comerciais em aeroportos administrados pela Infraero que vinham ocorrendo numa linha contrária aos que defendem os leilões para reforçar o caixa federal. Conforme informou o Estado em setembro, a estatal pôs em oferta 68 espaços comerciais em 23 aeroportos, tudo para decidir ainda em outubro. Na lista dessas licitações, estão empreendimentos em terminais que serão concedidos. Está em licitação, por exemplo, um contrato de 25 anos para aluguel de uma área no aeroporto de Recife para a instalação de um centro educacional. Embora o governo já tenha anunciado a concessão desses aeroportos, a falta de um instrumento legal formalizando essa intenção vinha dando base legal para as licitações. A Infraero informou que, na ausência do decreto, manteve seu planejamento. Ou seja, ela vinha operando contratos como se os aeroportos fossem continuar com ela.

+ Três terminais portuários devem ser leiloados este ano Segundo especialistas, esses contratos novos às vésperas da concessão podem reduzir o valor dos lances a serem oferecidos em leilão. Os potenciais concessionários considerarão no cálculo, eventualmente, indenizações a serem pagas para modificar o uso das áreas que a Infraero está licitando ou licitou recentemente. Por causa desse conflito entre os leilões dos aeroportos e os novos contratos comerciais da Infraero, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil editou uma portaria em abril deste ano limitando em 24 meses o prazo máximo para os contratos comerciais em aeroportos inscritos no programa de concessões e privatização. No entanto, na ausência do decreto formalizando a inclusão dos novos aeroportos no programa de concessões, a Infraero vinha oferecendo contratos com prazo mais longo. Em setembro, por exemplo, a estatal licitou, por 25 anos, uma área de 28,5 metros quadrados no aeroporto de Congonhas antigamente ocupada pela Vasp. A concorrência foi vencida pelo único concorrente, a Leroy Merlin. A reportagem do Estado mostrando o verdadeiro "queimão" de áreas comerciais em aeroportos irritou o presidente Michel Temer, segundo informaram três fontes. Na ocasião, ele telefonou para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para pedir explicações. O presidente da Infraero, Antônio Claret, só não foi demitido porque Temer não quis comprar uma briga com parte da base aliada às vésperas da votação da segunda denúncia contra si. Claret é uma indicação de Valdemar da Costa Neto, que mesmo fora do Congresso, comanda boa parte da bancada do PR. Temer cobrou também a demora na edição do decreto, que acabou dando base legal a todo esse conjunto de licitações pela Infraero.

As privatizações do presente e do passado que causaram polêmica no Brasil

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Banco do Estado de São Paulo (Banespa)

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Energia

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Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

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Vale

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Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

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+ Privatização da Eletrobrás deve permitir ganho de eficiência O Ministério dos Transportes vem manifestando a intenção de retirar Congonhas das privatizações, alegando questões técnicas e que a concessão iria complicar a situação financeira da Infraero. O ministro da pasta, Mauricio Quintella, disse esta semana que iria pedir uma reunião extraordinária do conselho do PPI para reavaliar a questão. O fim dos planos de entregar o aeroporto à iniciativa privada atende - pelo menos por ora - a pressões do PR. O decreto sem Congonhas foi publicado no mesmo dia da votação, pela Câmara, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, cuja sessão será aberta nesta manhã. O partido comanda o Ministério dos Transportes e a Infraero e tem 38 deputados.

Governo agora alega questões técnicas e cita 'complicações financeiras' para a Infraero com a privatização de Congonhas Foto: Felipe Rau/Estadão

Pelo decreto, estão incluídos no pacote de concessões os seguintes aeroportos: - Eurico de Aguiar Salles, em (ES); - Gilberto Freyre, em Recife (PE); - Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT); - Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ); - Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE); - Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB); - Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB); - Santa Maria, em Aracaju (SE); - Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL); - Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT); - Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT); - Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT); - Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT).

+ Leilões de óleo e gás arrecadam mais que o previsto e dão folga de R$ 4 bi aos cofres do governo Segundo o decreto, os empreendimentos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada por estudos de modelagem da desestatização. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do Ministério dos Transportes, que será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de concessão. O texto ainda diz que a Infraero encaminhará ao Ministério dos Transportes e à Anac os contratos e os convênios existentes, as informações, os dados e as plantas relativos aos aeroportos listados no decreto.Licitações da Infraero. Além de inscrever no PPI os aeroportos que serão leiloados, o decreto de hoje, um ato de rotina do programa de concessões, vai também interromper um grande conjunto de licitações de áreas comerciais em aeroportos administrados pela Infraero que vinham ocorrendo numa linha contrária aos que defendem os leilões para reforçar o caixa federal. Conforme informou o Estado em setembro, a estatal pôs em oferta 68 espaços comerciais em 23 aeroportos, tudo para decidir ainda em outubro. Na lista dessas licitações, estão empreendimentos em terminais que serão concedidos. Está em licitação, por exemplo, um contrato de 25 anos para aluguel de uma área no aeroporto de Recife para a instalação de um centro educacional. Embora o governo já tenha anunciado a concessão desses aeroportos, a falta de um instrumento legal formalizando essa intenção vinha dando base legal para as licitações. A Infraero informou que, na ausência do decreto, manteve seu planejamento. Ou seja, ela vinha operando contratos como se os aeroportos fossem continuar com ela.

+ Três terminais portuários devem ser leiloados este ano Segundo especialistas, esses contratos novos às vésperas da concessão podem reduzir o valor dos lances a serem oferecidos em leilão. Os potenciais concessionários considerarão no cálculo, eventualmente, indenizações a serem pagas para modificar o uso das áreas que a Infraero está licitando ou licitou recentemente. Por causa desse conflito entre os leilões dos aeroportos e os novos contratos comerciais da Infraero, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil editou uma portaria em abril deste ano limitando em 24 meses o prazo máximo para os contratos comerciais em aeroportos inscritos no programa de concessões e privatização. No entanto, na ausência do decreto formalizando a inclusão dos novos aeroportos no programa de concessões, a Infraero vinha oferecendo contratos com prazo mais longo. Em setembro, por exemplo, a estatal licitou, por 25 anos, uma área de 28,5 metros quadrados no aeroporto de Congonhas antigamente ocupada pela Vasp. A concorrência foi vencida pelo único concorrente, a Leroy Merlin. A reportagem do Estado mostrando o verdadeiro "queimão" de áreas comerciais em aeroportos irritou o presidente Michel Temer, segundo informaram três fontes. Na ocasião, ele telefonou para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para pedir explicações. O presidente da Infraero, Antônio Claret, só não foi demitido porque Temer não quis comprar uma briga com parte da base aliada às vésperas da votação da segunda denúncia contra si. Claret é uma indicação de Valdemar da Costa Neto, que mesmo fora do Congresso, comanda boa parte da bancada do PR. Temer cobrou também a demora na edição do decreto, que acabou dando base legal a todo esse conjunto de licitações pela Infraero.

As privatizações do presente e do passado que causaram polêmica no Brasil

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Banco do Estado de São Paulo (Banespa)

Foto: FILIPE ARAUJO/AE
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Energia

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO
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Vale

Foto: Sergio Castro/Estadão
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Telebrás

Foto: Reuters
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Usiminas

Foto: Usiminas
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Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Foto: Tasso Marcelo|Estadão

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