A Embraer anunciou nesta terça-feira, 14, que a Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional do Uruguai (MDN) converteram opções de compra de cinco aeronaves A-29 Super Tucano em “pedidos firmes”.
O acordo faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou um pedido firme de uma aeronave, além das opções agora convertidas.
O acordo inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo. O contrato é parte de um programa de renovação da frota para expandir a capacidade operacional da FAU, segundo a fabricante de aeronaves brasileira.
“A relação entre a Embraer e a Força Aérea Uruguaia vem crescendo, e estamos particularmente satisfeitos em anunciar este acordo no ano em que celebramos 50 anos do primeiro contrato de exportação da Embraer para o Uruguai”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O ministro da Defesa Nacional do Uruguai, Armando Castaingdebat, afirma que a aquisição do A-29 Super Tucano e do simulador de voo proporcionará ao Uruguai capacidades de defesa do espaço aéreo e faz parte do compromisso assumido pelo governo de renovar o material e o equipamento das Forças Armadas.
Leia mais
“Esta incorporação nos projeta tecnologicamente e, com a conclusão do processo de aquisição do A-29, nos permite enfrentar, com a Embraer, os novos paradigmas de segurança regional”, disse o comandante em chefe da Força Aérea Uruguaia, General Luis H. De León.
Com o Uruguai e a recente aquisição do primeiro A-29 na configuração da OTAN (A-29N) por Portugal, o A-29 Super Tucano alcança 20 operadores mundialmente, com mais de 290 pedidos, complementa a Embraer.