Você lê políticas de privacidade? Um site britânico ofereceu uma garrafa de vinho a quem lesse a sua


O caso aconteceu no Reino Unido e demorou três meses para ser descoberto, de acordo com a BBC

Por Redação
Atualização:

Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis, no Reino Unido, como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. A cláusula só foi descoberta depois de três meses.

A ideia partiu do advogado tributário e chefe da organização sem fins lucrativos Dan Neidle, que compartilhou a história em uma postagem no X, antigo Twitter, contando que a primeira pessoa que encontrasse a cláusula na política ganharia a garrafa.

 Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. Foto: Felipe Rau|Estadão
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O britânico, que costuma escrever sobre direito tributário na internet e atuou no caso de escândalo fiscal do ex-chanceler Nadhim Zahawi, contou para a BBC que a ação foi um “protesto infantil”. “Todas as empresas têm que ter uma política de privacidade. É um dinheiro que está sendo desperdiçado”, explica Dan.

Essa é uma diretriz fundamental prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglês) do Reino Unido. A exigência é do Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade das informações sobre os cidadãos do Reino Unido.

Para Dan, o ganhador do vinho teria trapaceado porque encontrou a cláusula no site em uma busca de exemplos para montar a sua própria de privacidade. Após encontrar a mensagem, o internauta pensou que não tinha sido o primeiro. Ele enviou um e-mail à organização dizendo que tinha perdido o brinde, mas descobriu que tinha ganhado uma garrafa de Château de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.

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Essa não foi a primeira vez que o advogado fez um teste para descobrir a política no site. No início de sua organização, Dan fez uma brincadeira parecida que foi descoberta somente depois de quatro meses.

A inspiração do britânico vem de uma história do grupo hard rock americano Van Halen, que pediu um pote de M&Ms sem marrons. O pedido dos músicos era uma forma de entender se seus produtores prestavam atenção em suas instruções técnicas complexas.

Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis, no Reino Unido, como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. A cláusula só foi descoberta depois de três meses.

A ideia partiu do advogado tributário e chefe da organização sem fins lucrativos Dan Neidle, que compartilhou a história em uma postagem no X, antigo Twitter, contando que a primeira pessoa que encontrasse a cláusula na política ganharia a garrafa.

 Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. Foto: Felipe Rau|Estadão

O britânico, que costuma escrever sobre direito tributário na internet e atuou no caso de escândalo fiscal do ex-chanceler Nadhim Zahawi, contou para a BBC que a ação foi um “protesto infantil”. “Todas as empresas têm que ter uma política de privacidade. É um dinheiro que está sendo desperdiçado”, explica Dan.

Essa é uma diretriz fundamental prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglês) do Reino Unido. A exigência é do Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade das informações sobre os cidadãos do Reino Unido.

Para Dan, o ganhador do vinho teria trapaceado porque encontrou a cláusula no site em uma busca de exemplos para montar a sua própria de privacidade. Após encontrar a mensagem, o internauta pensou que não tinha sido o primeiro. Ele enviou um e-mail à organização dizendo que tinha perdido o brinde, mas descobriu que tinha ganhado uma garrafa de Château de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.

Essa não foi a primeira vez que o advogado fez um teste para descobrir a política no site. No início de sua organização, Dan fez uma brincadeira parecida que foi descoberta somente depois de quatro meses.

A inspiração do britânico vem de uma história do grupo hard rock americano Van Halen, que pediu um pote de M&Ms sem marrons. O pedido dos músicos era uma forma de entender se seus produtores prestavam atenção em suas instruções técnicas complexas.

Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis, no Reino Unido, como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. A cláusula só foi descoberta depois de três meses.

A ideia partiu do advogado tributário e chefe da organização sem fins lucrativos Dan Neidle, que compartilhou a história em uma postagem no X, antigo Twitter, contando que a primeira pessoa que encontrasse a cláusula na política ganharia a garrafa.

 Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. Foto: Felipe Rau|Estadão

O britânico, que costuma escrever sobre direito tributário na internet e atuou no caso de escândalo fiscal do ex-chanceler Nadhim Zahawi, contou para a BBC que a ação foi um “protesto infantil”. “Todas as empresas têm que ter uma política de privacidade. É um dinheiro que está sendo desperdiçado”, explica Dan.

Essa é uma diretriz fundamental prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglês) do Reino Unido. A exigência é do Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade das informações sobre os cidadãos do Reino Unido.

Para Dan, o ganhador do vinho teria trapaceado porque encontrou a cláusula no site em uma busca de exemplos para montar a sua própria de privacidade. Após encontrar a mensagem, o internauta pensou que não tinha sido o primeiro. Ele enviou um e-mail à organização dizendo que tinha perdido o brinde, mas descobriu que tinha ganhado uma garrafa de Château de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.

Essa não foi a primeira vez que o advogado fez um teste para descobrir a política no site. No início de sua organização, Dan fez uma brincadeira parecida que foi descoberta somente depois de quatro meses.

A inspiração do britânico vem de uma história do grupo hard rock americano Van Halen, que pediu um pote de M&Ms sem marrons. O pedido dos músicos era uma forma de entender se seus produtores prestavam atenção em suas instruções técnicas complexas.

Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis, no Reino Unido, como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. A cláusula só foi descoberta depois de três meses.

A ideia partiu do advogado tributário e chefe da organização sem fins lucrativos Dan Neidle, que compartilhou a história em uma postagem no X, antigo Twitter, contando que a primeira pessoa que encontrasse a cláusula na política ganharia a garrafa.

 Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. Foto: Felipe Rau|Estadão

O britânico, que costuma escrever sobre direito tributário na internet e atuou no caso de escândalo fiscal do ex-chanceler Nadhim Zahawi, contou para a BBC que a ação foi um “protesto infantil”. “Todas as empresas têm que ter uma política de privacidade. É um dinheiro que está sendo desperdiçado”, explica Dan.

Essa é uma diretriz fundamental prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglês) do Reino Unido. A exigência é do Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade das informações sobre os cidadãos do Reino Unido.

Para Dan, o ganhador do vinho teria trapaceado porque encontrou a cláusula no site em uma busca de exemplos para montar a sua própria de privacidade. Após encontrar a mensagem, o internauta pensou que não tinha sido o primeiro. Ele enviou um e-mail à organização dizendo que tinha perdido o brinde, mas descobriu que tinha ganhado uma garrafa de Château de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.

Essa não foi a primeira vez que o advogado fez um teste para descobrir a política no site. No início de sua organização, Dan fez uma brincadeira parecida que foi descoberta somente depois de quatro meses.

A inspiração do britânico vem de uma história do grupo hard rock americano Van Halen, que pediu um pote de M&Ms sem marrons. O pedido dos músicos era uma forma de entender se seus produtores prestavam atenção em suas instruções técnicas complexas.

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