Como organizar suas respostas nas questões dissertativas que envolvem cálculo no vestibular? O 5.º vídeo do “POV da Lousa”, série do Estadão em parceria com o TikTok, traz aos vestibulandos recomendações para aproveitar o espaço destinado às respostas sem ter que fazer malabarismos ou desperdiçar trechos.
As dicas são do professor Victor Polillo (@professorvictorpolillo). A primeira é sempre fazer um rascunho. “Assim você visualiza quanto espaço vai precisar para cada cálculo. Atenção: as respostas fora do espaço não são corrigidas”, alerta.
A segunda dica é organizar as contas e a resposta no espaço dado, com clareza. “Pense que quem vai corrigir sua prova não te conhece. Então, capriche na organização para que qualquer um entenda”, orienta Polillo.
“Sempre evidencie sua resposta. Quando a pergunta pede o valor, seja específico: ‘o preço é R$ 10′, por exemplo. Assim, o corretor não tem dúvidas sobre sua resposta”, recomenda o professor.
Outra dica é não enfeitar demais. “Mantenha respostas simples e objetivas. Não precisa escrever uma história. Seja direto e claro”, diz.
Polillo recomenda que, se a questão pedir um gráfico ou desenho e não tiver fornecido, faça o seu. “Não precisa ser uma obra de arte, mas mantenha as proporções corretas. Se uma linha representa 10 centímetros e a outra, cinco, essa segunda deve ter a metade do tamanho da primeira. Isso ajuda o corretor a entender o seu raciocínio visualmente”, conclui.
POV da Lousa
O POV da Lousa é uma série de seis vídeos curtos conduzidos por três professores que são também criadores de conteúdo nas redes sociais. O objetivo é oferecer dicas rápidas e valiosas para quem vai enfrentar a segunda fase dos principais vestibulares do Brasil.
Os responsáveis por ajudar os candidatos são os educadores Victor Polillo (@professorvictorpolillo), especialista em Matemática; Lucas Moreno (@moleculando), de Química; e Carol Jesper (@portugueselegal), dedicada ao Português. No TikTok, eles já são conhecidos pela didática que combina informação técnica e linguagem acessível.
No primeiro vídeo da série, o professor Lucas Moreno (@moleculando) dá dicas para quem vai fazer as provas – é melhor começar pelas perguntas mais fáceis ou pelas mais difíceis? No segundo vídeo, a professora Carol Jesper (@portugueselegal) alerta sobre os erros mais comuns praticados na Redação.
No terceiro vídeo, o educador Victor Polillo oferece orientações para interpretar corretamente uma equação. No quarto, Carol Jesper conta como interpretar corretamente as questões do vestibular, mesmo que você não conheça alguma palavra do enunciado.