Dez programas diferentes estão com inscrições abertas até 28 de julho. Confira!
A Comissão Fulbright no Brasil oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros recém formados em letras, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. São mais de 50 bolsas em 10 programas diferentes nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.
As candidaturas para todos os programas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 28 de julho. As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA e visto J1, entre outros benefícios, como integrar a rede de alumni da Fulbright no Brasil e no mundo.
Conheça os editais abertos:
- Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2025 e término em abril/maio do ano seguinte.
- Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 10 bolsas de nove meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês) ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse.
- Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com doutorado finalizado há mais de sete anos, podem se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. Candidatos devem apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.
- Cátedra em Energia Renovável na UT Austin: voltada para professor/pesquisador com destacada atuação em sua área, para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na University of Texas, Austin.
- Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizarem pesquisa e ministrarem aulas.
- Cátedra em Humanidades, Ciências Sociais e Naturais na Universidade de Pittsburgh: oportunidade de ensino e pesquisa com foco em temas indígenas, africanos e afro-brasileiros.
- Cátedra em pesquisa sobre câncer no M.D. Anderson Cancer Center : oportunidade para passar um semestre acadêmico pesquisando no mais importante centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.
- Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale: oportunidade para professores e pesquisadores com comprovada experiência para realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.
- Cátedra Dra Ruth Cardoso na Georgetown University: oportunidade para professor/pesquisador sênior nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil.
- Cátedra em Economia na Rice University: oportunidade para professor/pesquisador para lecionar ou desenvolver pesquisa em economia.
Sobre a Comissão Fulbright:
A Comissão Fulbright, desde 1957, já beneficiou mais de 5.000 brasileiros e 3.500 americanos. No mundo, já foram concedidas em 75 anos pelo programa Fulbright mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: contato@atissen.com.br