Brasileira, bilíngue e em tempo integral, do Infantil ao Ensino Médio. Unidades no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo

Opinião|Inteligência socioemocional desenvolve os alunos para superarem os desafios


Em um mundo globalizado, a inteligência socioemocional trabalha habilidades e competências indispensáveis para a formação dos estudantes.

Por Escola Eleva
Inteligência socioemocional Foto: Estúdio TecnoArtew

Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.

continua após a publicidade

E as escolas entram com  um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.

É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.  

Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

continua após a publicidade

Inteligência socioemocional e a educação

Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.  

continua após a publicidade

Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.

Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.

continua após a publicidade

Inteligência socioemocional nas escolas

Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.

Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.

continua após a publicidade

Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa. 

A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.

Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.

continua após a publicidade

Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.

Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.

Quando corretamente trabalhadas, essas práticas  contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.

Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo  que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o www.escolaeleva.com.br.

Inteligência socioemocional Foto: Estúdio TecnoArtew

Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.

E as escolas entram com  um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.

É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.  

Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

Inteligência socioemocional e a educação

Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.  

Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.

Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.

Inteligência socioemocional nas escolas

Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.

Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.

Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa. 

A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.

Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.

Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.

Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.

Quando corretamente trabalhadas, essas práticas  contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.

Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo  que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o www.escolaeleva.com.br.

Inteligência socioemocional Foto: Estúdio TecnoArtew

Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.

E as escolas entram com  um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.

É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.  

Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

Inteligência socioemocional e a educação

Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.  

Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.

Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.

Inteligência socioemocional nas escolas

Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.

Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.

Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa. 

A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.

Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.

Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.

Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.

Quando corretamente trabalhadas, essas práticas  contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.

Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo  que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o www.escolaeleva.com.br.

Inteligência socioemocional Foto: Estúdio TecnoArtew

Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.

E as escolas entram com  um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.

É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.  

Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

Inteligência socioemocional e a educação

Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.  

Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.

Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.

Inteligência socioemocional nas escolas

Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.

Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.

Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa. 

A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.

Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.

Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.

Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.

Quando corretamente trabalhadas, essas práticas  contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.

Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo  que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o www.escolaeleva.com.br.

Inteligência socioemocional Foto: Estúdio TecnoArtew

Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.

E as escolas entram com  um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.

É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.  

Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

Inteligência socioemocional e a educação

Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.  

Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.

Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.

Inteligência socioemocional nas escolas

Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.

Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.

Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa. 

A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.

Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.

Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.

Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.

Quando corretamente trabalhadas, essas práticas  contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.

Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo  que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o www.escolaeleva.com.br.

Tudo Sobre
Opinião por Escola Eleva

Somos a Escola Eleva, parte do Inspired Education Group. Com unidades no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo, oferecemos educação integral e bilíngue, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nossa metodologia é baseada em Cidadania Global, Excelência Acadêmica e Inteligência de Vida.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.