Blog dos Colégios

Faxina com crianças


O enfrentamento da Pandemia de Covid 19 trouxe novos hábitos para as famílias. Na grande maioria, a prestação de serviços domésticos foram extintos. Com isto, os pais acumularam mais estas tarefas sobrecarregando-os.

Por Daniela Bianchi

 

 No Brasil, temos um pensamento bastante forte, de que não podemos compartilhar as tarefas domésticas com nossos filhos. Existe um inconsciente coletivo que remete estas atividades à exploração do trabalho infantil.

 

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Não concordamos com este pensamento. Participar da rotina doméstica, reforça a sensação de pertencimento , a capacidade de independência e desenvolve a empatia pelos adultos responsáveis por tais tarefas, valorizando-os

 

Quando poupamos nossos filhos das responsabilidades domésticas, impedimos que desenvolvam a capacidade de futuramente compartilharem espaços comuns com companheiros,colegas de moradia ( repúblicas estudantis, alojamentos) ou mesmo no espaço de trabalho,afetando fortemente o relacionamento social.

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Toda pessoa PRECISA saber ser responsável pela sua própria sujeira e bagunça. Toda criança precisa saber desde cedo, que a casa não se arruma sozinha e que se alguém não está fazendo a sua parte,  há outro alguém sobrecarregado.

 

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A filosofia Montessoriana, é adepta ao desenvolvimento de atividades de vida prática. Nos estudos Montessorianos, encontramos referências para a elaboração de atividades que poderão ser usadas como um guia para iniciar as crianças na rotina doméstica. Muitas necessitam de orientação e supervisão para serem assimiladas. Acreditamos que no início, será interpretado como "chato" para as crianças e trabalhoso para os adultos que orientarão. No entanto, não se deixem vencer pelo pensamento de que é mais rápido fazer tudo sozinho. 

 

Acreditem: vocês desenvolverão a autoconfiança, autonomia e colaboração familiar. 

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As sugestões podem ser introduzidas aos poucos, aumentando o grau de dificuldade com o tempo.

 

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Será muito positivo, organizar um quadro de rotina semanal, distribuindo as tarefas harmonicamente. O importante é que o tempo seja organizado da melhor maneira possível, sobrando tempo para o lazer, responsabilidades escolares e convivência familiar.

 

Estamos à disposição para conversarmos a respeito.

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Entrem em contato conosco.

 

Roseli Romero

Or. Educacional

Colégio Monteiro Lobato

 

2 a 3 anos

 

  • guardar brinquedos;
  • colocar embalagens vazias de comidas no lixo ( biscoitos, sucos);
  • voltar com as toalhas para o lugar após o uso;
  • colocar os livros de volta na estante;
  • ajudar arrumar a mesa para refeições, com os objetos que não quebram;
  • voltar com a almofada para o sofá, caso estejam no chão;
  • dobrar panos de prato e/ou outros ítens fáceis;
  • colocar roupas sujas no cesto;
  • limpar a poeira dos livros e de objetos que não quebram.

 

4 a 5 anos

 

  •  arrumar a própria cama;
  • verificar se tem objetos embaixo dos móveis e recolher;
  • alimentar animais de estimação de  pequeno porte;
  • regar plantas;
  • secar objetos que não quebram;
  • auxiliar na retirada dos objetos usados nas refeições ( sempre os que não quebram)
  • passar pano na mesa para retirar resíduos após as refeições
  • todas as sugestões anteriores.

 

6 a 7 anos

 

  • varrer ou aspirar parte da casa;
  • esvaziar a lava-louça ou secar e guardar as louças;
  • recolher o lixo dos banheiros e dos quartos caso tenham;
  • varrer a calçada, caso morem em casa;
  • dobrar suas roupas e parear meias;
  • fazer saladas simples;
  • descascar legumes com descascador seguro. ( sem o uso de facas)
  • organizar a área onde ficam os sapatos, pareando-os;
  • todas as sugestões anteriores.

 

8 a 9 anos

 

  • colocar roupas na máquina de lavar, separando-as por gênero e cores;
  • colocar roupas na secadora;
  • ajudar a guardar as compras do mercado, separando-as por gênero;
  • limpar a pia  do banheiro e o vaso sanitário por fora;
  • bater bolos/ fazer pães/ fazer biscoitos
  • limpar o microondas;
  • lavar suas peças íntimas de vestuário e estendê-las;
  • todas as sugestões anteriores.

 

10 a 11 anos

 

  • lavar banheiros;
  • aspirar os ambientes da casa;
  • pegar correspondências;
  • limpar espelhos;
  • cozinhar alimentos simples como macarrão;
  • limpar a cozinha;
  • lavar a louça;
  • todas as sugestões anteriores.

 

12 anos em diante

 

  • limpar ítens de vidro;
  • passar algumas roupas;
  • ajudar irmãos mais novos nas tarefas domésticas e escolares;
  • cozinhar com mais complexidade;
  • limpar geladeira, verificando prazos de validade;
  • ajudar em consertos simples da casa.

 

 

 No Brasil, temos um pensamento bastante forte, de que não podemos compartilhar as tarefas domésticas com nossos filhos. Existe um inconsciente coletivo que remete estas atividades à exploração do trabalho infantil.

 

Não concordamos com este pensamento. Participar da rotina doméstica, reforça a sensação de pertencimento , a capacidade de independência e desenvolve a empatia pelos adultos responsáveis por tais tarefas, valorizando-os

 

Quando poupamos nossos filhos das responsabilidades domésticas, impedimos que desenvolvam a capacidade de futuramente compartilharem espaços comuns com companheiros,colegas de moradia ( repúblicas estudantis, alojamentos) ou mesmo no espaço de trabalho,afetando fortemente o relacionamento social.

 

Toda pessoa PRECISA saber ser responsável pela sua própria sujeira e bagunça. Toda criança precisa saber desde cedo, que a casa não se arruma sozinha e que se alguém não está fazendo a sua parte,  há outro alguém sobrecarregado.

 

A filosofia Montessoriana, é adepta ao desenvolvimento de atividades de vida prática. Nos estudos Montessorianos, encontramos referências para a elaboração de atividades que poderão ser usadas como um guia para iniciar as crianças na rotina doméstica. Muitas necessitam de orientação e supervisão para serem assimiladas. Acreditamos que no início, será interpretado como "chato" para as crianças e trabalhoso para os adultos que orientarão. No entanto, não se deixem vencer pelo pensamento de que é mais rápido fazer tudo sozinho. 

 

Acreditem: vocês desenvolverão a autoconfiança, autonomia e colaboração familiar. 

 

As sugestões podem ser introduzidas aos poucos, aumentando o grau de dificuldade com o tempo.

 

Será muito positivo, organizar um quadro de rotina semanal, distribuindo as tarefas harmonicamente. O importante é que o tempo seja organizado da melhor maneira possível, sobrando tempo para o lazer, responsabilidades escolares e convivência familiar.

 

Estamos à disposição para conversarmos a respeito.

 

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Roseli Romero

Or. Educacional

Colégio Monteiro Lobato

 

2 a 3 anos

 

  • guardar brinquedos;
  • colocar embalagens vazias de comidas no lixo ( biscoitos, sucos);
  • voltar com as toalhas para o lugar após o uso;
  • colocar os livros de volta na estante;
  • ajudar arrumar a mesa para refeições, com os objetos que não quebram;
  • voltar com a almofada para o sofá, caso estejam no chão;
  • dobrar panos de prato e/ou outros ítens fáceis;
  • colocar roupas sujas no cesto;
  • limpar a poeira dos livros e de objetos que não quebram.

 

4 a 5 anos

 

  •  arrumar a própria cama;
  • verificar se tem objetos embaixo dos móveis e recolher;
  • alimentar animais de estimação de  pequeno porte;
  • regar plantas;
  • secar objetos que não quebram;
  • auxiliar na retirada dos objetos usados nas refeições ( sempre os que não quebram)
  • passar pano na mesa para retirar resíduos após as refeições
  • todas as sugestões anteriores.

 

6 a 7 anos

 

  • varrer ou aspirar parte da casa;
  • esvaziar a lava-louça ou secar e guardar as louças;
  • recolher o lixo dos banheiros e dos quartos caso tenham;
  • varrer a calçada, caso morem em casa;
  • dobrar suas roupas e parear meias;
  • fazer saladas simples;
  • descascar legumes com descascador seguro. ( sem o uso de facas)
  • organizar a área onde ficam os sapatos, pareando-os;
  • todas as sugestões anteriores.

 

8 a 9 anos

 

  • colocar roupas na máquina de lavar, separando-as por gênero e cores;
  • colocar roupas na secadora;
  • ajudar a guardar as compras do mercado, separando-as por gênero;
  • limpar a pia  do banheiro e o vaso sanitário por fora;
  • bater bolos/ fazer pães/ fazer biscoitos
  • limpar o microondas;
  • lavar suas peças íntimas de vestuário e estendê-las;
  • todas as sugestões anteriores.

 

10 a 11 anos

 

  • lavar banheiros;
  • aspirar os ambientes da casa;
  • pegar correspondências;
  • limpar espelhos;
  • cozinhar alimentos simples como macarrão;
  • limpar a cozinha;
  • lavar a louça;
  • todas as sugestões anteriores.

 

12 anos em diante

 

  • limpar ítens de vidro;
  • passar algumas roupas;
  • ajudar irmãos mais novos nas tarefas domésticas e escolares;
  • cozinhar com mais complexidade;
  • limpar geladeira, verificando prazos de validade;
  • ajudar em consertos simples da casa.

 

 

 No Brasil, temos um pensamento bastante forte, de que não podemos compartilhar as tarefas domésticas com nossos filhos. Existe um inconsciente coletivo que remete estas atividades à exploração do trabalho infantil.

 

Não concordamos com este pensamento. Participar da rotina doméstica, reforça a sensação de pertencimento , a capacidade de independência e desenvolve a empatia pelos adultos responsáveis por tais tarefas, valorizando-os

 

Quando poupamos nossos filhos das responsabilidades domésticas, impedimos que desenvolvam a capacidade de futuramente compartilharem espaços comuns com companheiros,colegas de moradia ( repúblicas estudantis, alojamentos) ou mesmo no espaço de trabalho,afetando fortemente o relacionamento social.

 

Toda pessoa PRECISA saber ser responsável pela sua própria sujeira e bagunça. Toda criança precisa saber desde cedo, que a casa não se arruma sozinha e que se alguém não está fazendo a sua parte,  há outro alguém sobrecarregado.

 

A filosofia Montessoriana, é adepta ao desenvolvimento de atividades de vida prática. Nos estudos Montessorianos, encontramos referências para a elaboração de atividades que poderão ser usadas como um guia para iniciar as crianças na rotina doméstica. Muitas necessitam de orientação e supervisão para serem assimiladas. Acreditamos que no início, será interpretado como "chato" para as crianças e trabalhoso para os adultos que orientarão. No entanto, não se deixem vencer pelo pensamento de que é mais rápido fazer tudo sozinho. 

 

Acreditem: vocês desenvolverão a autoconfiança, autonomia e colaboração familiar. 

 

As sugestões podem ser introduzidas aos poucos, aumentando o grau de dificuldade com o tempo.

 

Será muito positivo, organizar um quadro de rotina semanal, distribuindo as tarefas harmonicamente. O importante é que o tempo seja organizado da melhor maneira possível, sobrando tempo para o lazer, responsabilidades escolares e convivência familiar.

 

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Roseli Romero

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2 a 3 anos

 

  • guardar brinquedos;
  • colocar embalagens vazias de comidas no lixo ( biscoitos, sucos);
  • voltar com as toalhas para o lugar após o uso;
  • colocar os livros de volta na estante;
  • ajudar arrumar a mesa para refeições, com os objetos que não quebram;
  • voltar com a almofada para o sofá, caso estejam no chão;
  • dobrar panos de prato e/ou outros ítens fáceis;
  • colocar roupas sujas no cesto;
  • limpar a poeira dos livros e de objetos que não quebram.

 

4 a 5 anos

 

  •  arrumar a própria cama;
  • verificar se tem objetos embaixo dos móveis e recolher;
  • alimentar animais de estimação de  pequeno porte;
  • regar plantas;
  • secar objetos que não quebram;
  • auxiliar na retirada dos objetos usados nas refeições ( sempre os que não quebram)
  • passar pano na mesa para retirar resíduos após as refeições
  • todas as sugestões anteriores.

 

6 a 7 anos

 

  • varrer ou aspirar parte da casa;
  • esvaziar a lava-louça ou secar e guardar as louças;
  • recolher o lixo dos banheiros e dos quartos caso tenham;
  • varrer a calçada, caso morem em casa;
  • dobrar suas roupas e parear meias;
  • fazer saladas simples;
  • descascar legumes com descascador seguro. ( sem o uso de facas)
  • organizar a área onde ficam os sapatos, pareando-os;
  • todas as sugestões anteriores.

 

8 a 9 anos

 

  • colocar roupas na máquina de lavar, separando-as por gênero e cores;
  • colocar roupas na secadora;
  • ajudar a guardar as compras do mercado, separando-as por gênero;
  • limpar a pia  do banheiro e o vaso sanitário por fora;
  • bater bolos/ fazer pães/ fazer biscoitos
  • limpar o microondas;
  • lavar suas peças íntimas de vestuário e estendê-las;
  • todas as sugestões anteriores.

 

10 a 11 anos

 

  • lavar banheiros;
  • aspirar os ambientes da casa;
  • pegar correspondências;
  • limpar espelhos;
  • cozinhar alimentos simples como macarrão;
  • limpar a cozinha;
  • lavar a louça;
  • todas as sugestões anteriores.

 

12 anos em diante

 

  • limpar ítens de vidro;
  • passar algumas roupas;
  • ajudar irmãos mais novos nas tarefas domésticas e escolares;
  • cozinhar com mais complexidade;
  • limpar geladeira, verificando prazos de validade;
  • ajudar em consertos simples da casa.

 

 

 No Brasil, temos um pensamento bastante forte, de que não podemos compartilhar as tarefas domésticas com nossos filhos. Existe um inconsciente coletivo que remete estas atividades à exploração do trabalho infantil.

 

Não concordamos com este pensamento. Participar da rotina doméstica, reforça a sensação de pertencimento , a capacidade de independência e desenvolve a empatia pelos adultos responsáveis por tais tarefas, valorizando-os

 

Quando poupamos nossos filhos das responsabilidades domésticas, impedimos que desenvolvam a capacidade de futuramente compartilharem espaços comuns com companheiros,colegas de moradia ( repúblicas estudantis, alojamentos) ou mesmo no espaço de trabalho,afetando fortemente o relacionamento social.

 

Toda pessoa PRECISA saber ser responsável pela sua própria sujeira e bagunça. Toda criança precisa saber desde cedo, que a casa não se arruma sozinha e que se alguém não está fazendo a sua parte,  há outro alguém sobrecarregado.

 

A filosofia Montessoriana, é adepta ao desenvolvimento de atividades de vida prática. Nos estudos Montessorianos, encontramos referências para a elaboração de atividades que poderão ser usadas como um guia para iniciar as crianças na rotina doméstica. Muitas necessitam de orientação e supervisão para serem assimiladas. Acreditamos que no início, será interpretado como "chato" para as crianças e trabalhoso para os adultos que orientarão. No entanto, não se deixem vencer pelo pensamento de que é mais rápido fazer tudo sozinho. 

 

Acreditem: vocês desenvolverão a autoconfiança, autonomia e colaboração familiar. 

 

As sugestões podem ser introduzidas aos poucos, aumentando o grau de dificuldade com o tempo.

 

Será muito positivo, organizar um quadro de rotina semanal, distribuindo as tarefas harmonicamente. O importante é que o tempo seja organizado da melhor maneira possível, sobrando tempo para o lazer, responsabilidades escolares e convivência familiar.

 

Estamos à disposição para conversarmos a respeito.

 

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Roseli Romero

Or. Educacional

Colégio Monteiro Lobato

 

2 a 3 anos

 

  • guardar brinquedos;
  • colocar embalagens vazias de comidas no lixo ( biscoitos, sucos);
  • voltar com as toalhas para o lugar após o uso;
  • colocar os livros de volta na estante;
  • ajudar arrumar a mesa para refeições, com os objetos que não quebram;
  • voltar com a almofada para o sofá, caso estejam no chão;
  • dobrar panos de prato e/ou outros ítens fáceis;
  • colocar roupas sujas no cesto;
  • limpar a poeira dos livros e de objetos que não quebram.

 

4 a 5 anos

 

  •  arrumar a própria cama;
  • verificar se tem objetos embaixo dos móveis e recolher;
  • alimentar animais de estimação de  pequeno porte;
  • regar plantas;
  • secar objetos que não quebram;
  • auxiliar na retirada dos objetos usados nas refeições ( sempre os que não quebram)
  • passar pano na mesa para retirar resíduos após as refeições
  • todas as sugestões anteriores.

 

6 a 7 anos

 

  • varrer ou aspirar parte da casa;
  • esvaziar a lava-louça ou secar e guardar as louças;
  • recolher o lixo dos banheiros e dos quartos caso tenham;
  • varrer a calçada, caso morem em casa;
  • dobrar suas roupas e parear meias;
  • fazer saladas simples;
  • descascar legumes com descascador seguro. ( sem o uso de facas)
  • organizar a área onde ficam os sapatos, pareando-os;
  • todas as sugestões anteriores.

 

8 a 9 anos

 

  • colocar roupas na máquina de lavar, separando-as por gênero e cores;
  • colocar roupas na secadora;
  • ajudar a guardar as compras do mercado, separando-as por gênero;
  • limpar a pia  do banheiro e o vaso sanitário por fora;
  • bater bolos/ fazer pães/ fazer biscoitos
  • limpar o microondas;
  • lavar suas peças íntimas de vestuário e estendê-las;
  • todas as sugestões anteriores.

 

10 a 11 anos

 

  • lavar banheiros;
  • aspirar os ambientes da casa;
  • pegar correspondências;
  • limpar espelhos;
  • cozinhar alimentos simples como macarrão;
  • limpar a cozinha;
  • lavar a louça;
  • todas as sugestões anteriores.

 

12 anos em diante

 

  • limpar ítens de vidro;
  • passar algumas roupas;
  • ajudar irmãos mais novos nas tarefas domésticas e escolares;
  • cozinhar com mais complexidade;
  • limpar geladeira, verificando prazos de validade;
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