Os estudantes desenvolvem habilidades essenciais como lógica, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade
Uma olimpíada de conhecimento ou olimpíada científica incentiva os alunos a estudar e aprofundar seus conhecimentos em determinadas áreas, muitas vezes indo além do currículo escolar tradicional.
Estes concursos estimulam a aprendizagem, permitindo aos alunos melhorar a sua compreensão em matérias específicas para além do currículo escolar típico. Isso não apenas aumenta seu potencial acadêmico, mas também os prepara para o futuro profissional.
Elas ajudam os alunos a desenvolver habilidades essenciais como lógica, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Essas habilidades são necessárias não apenas para os estudantes, mas também para a vida profissional e pessoal. A natureza rigorosa e desafiadora da competição e da preparação para as competições trabalha também o foco e determinação.
As turmas do Ensino Médio do Colégio Marista Glória, orientadas por uma equipe multidisciplinar de professores, notaram o quanto as provas são altamente benéficas por várias razões, tanto no âmbito escolar quanto no desenvolvimento pessoal.
"Os bons resultados podem gerar diversas oportunidades acadêmicas e profissionais, bolsas de estudo, programas de intercâmbio, estágios, pois, muitas universidades utilizam os resultados como critério de seleção em processos seletivos. A cada ano que passa, os alunos se mostram mais interessados em participar", explica a coordenadora do Ensino Médio do Marista Glória, Carla Longo.
As olimpíadas ainda proporcionam um desenvolvimento significativo da autoconfiança dos alunos. "Ao enfrentar e superar desafios, eles ganham confiança em suas próprias capacidades, o que é essencial para a sua formação pessoal e profissional. Por fim, muitas competições incentivam a pesquisa e a inovação, estimulando os alunos a explorarem novas áreas do conhecimento e a desenvolverem soluções criativas para problemas complexos", afirma a coordenadora.
No final do mês de agosto, uma equipe do colégio participa da fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), que visa contribuir para aprimorar o desenvolvimento e formação matemática daqueles alunos que têm a vontade de aprofundar os seus conhecimentos na área. "Essa fase é desafiadora, pois, nas provas que são presenciais, serão adotadas estratégias diferenciadas e novos conceitos. São classificados apenas os mais qualificados", revela a professora Carla Longo.
Muitos dos "problemas" apresentados nas competições introduzem novas ideias, e conceitos, ampliando ainda mais o conhecimento dos alunos. "A participação em olimpíadas do conhecimento é uma experiência enriquecedora que promove um desenvolvimento acadêmico robusto, prepara-os para os desafios futuros e contribui significativamente para o crescimento pessoal", finaliza a coordenadora.