É um momento de livre expressão tão importante e valorizado por elas que, mesmo sendo bem pequenas, conseguem explorar, se divertir e, brincando, desenvolvem muitas habilidades.
Desenhando, a criança aprende a controlar o lápis, o giz ou o pincel. Trabalha o movimento de pinça, que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Também expressa, muitas vezes, suas emoções e se comunica. Com o tempo, amplia a sua percepção sobre o que está a sua volta e sobre si mesma.
Estimular o seu filho a desenhar também ajudará no desenvolvimento da percepção, da inteligência e da criatividade e muito mais.
Você tem um pequeno grande artista em casa. Saiba como incentivá-lo:
Materiais diferentes
Cada material proporciona uma experiência diferente durante o desenhar. Deixe à disposição giz de cera fino, grosso, oval, com ponta, sem ponta. Canetinhas diferentes, tintas para serem usadas com e sem pincel, entre outros exemplos.
Experiências
Principalmente se a criança gostar bastante de desenhar, experimente leva-la a uma exposição de artes ou museu. Trabalhe com fotografia e desperte o olhar dela. São referências para desenhar.
Evite o que é pronto
Ao invés de dar um livro ou papel com desenho apenas para colorir, incentive que a criança faça o desenho. Sendo assim, a tradicional folha branca é uma ótima opção.
Elogie
Além disso, que tal criar um espaço em casa para expor alguns trabalhos?